Uma boa sopa cremosa aquece corpo e alma, pode ser o início de uma refeição incrível ou a própria refeição completa – você escolhe o tamanho da porção e se delicia.
Na feira de orgânicos da Água Branca é possível comprar palmito pupunha e shiitakes (ou outros cogumelos) orgânicos praticamente durante o ano todo. E vale a pena!
Não tenho muito mais o que falar sobre a sopa, tem que fazer e provar, mas como sempre fica a lembrança: escolham ingredientes a dedo e preparem com todo o amor e carinho.
Ingredientes:
1 + 1 colheres de sopa cheia de manteiga
1 cebola média finamente picada
600g de pupunha fresco fatiado (se não achar do fresco, use uma boa marca de conserva e enxágue bem antes de colocar na panela)
200g de shiitakes frescos fatiados
1/3 de xícara de vinho branco seco
1 + 1 xícaras de caldo de frango caipira caseiro
1 xícara de creme de leite fresco
1/3 de xícara de cebolinhas picadas
1 pitada generosa de noz moscada ralada na hora
1/2 colher de chá pimenta do reino moída na hora (ou até mais, porque essa sopa pede tempero!)
sal à gosto
Modo de Preparo:
Numa panela derreta uma colher de sopa de manteiga e junte a cebola picada.
Refogue rapidamente, mexendo sempre, e junte a pupunha. Mexa sempre, até que a pupuha fique amolecida e comece a ficar ligeiramente dourada (leva quase 10 minutos, se você tiver cortado a pupunha em fatias de cerca de 1cm).
Junte uma xícara do caldo de frango, mexa bem, desligue o fogo e reserve eu gosto de esfriar um pouco antes de levar ao liquidificador, para evitar acidentes).
Em outra panela, um pouco maior, derreta a outra colher de sopa de manteiga (por favor, JAMAIS substitua por margarina!!) e junte os shiitakes previamente temperados com sal e pimenta do reino.
Mexa bem por cerca de 5 minutos e junte o vinho branco. Mexa até secar o vinho – outros 5 minutos, mais ou menos e junte o restante do caldo de frango.
Abaixe o fogo e deixe a panela semi tampada.
Bata a mistura de pupunha no liquidificador até obter um creme totalmente homogêneo. Junte o creme de leite fresco e bata rapidamente.
Transfira o creme de pupunha para a panela do shiitake, acerte a consistência do creme com mais água ou caldo de frango e deixe aquecer à temperatura desejada (eu gosto de sopas fumegantes, já meu marido prefere temperaturas mais amenas).
Desligue o fogo, junte as cebolinhas, acerte o tempero com sal, pimenta e noz moscada.
Sirva imediatamente!
As fotos eu vou ficar devendo. A fome estava grande e não deu nem para esperar uma foto!
Mais sopa!
Se você quer mais receitas de sopas, não deixe de adquirir o meu livro Deliciosas Sopas e Caldos, que está disponível em versão impressa, e-book Kindle ou em PDF.
Pat, eu fiz essa sopa no domingo, com aquele calor todo, pois estava com água na boca para comê-la e tinha comprado os ingredientes no sábado na feira…Ficou divina!!
bjs
Debora
E hoje que esfriou, você pode preparar tudo de novo!!
Sopa Cremosa de Pupunha com Shiitakes http://bit.ly/aEZ8ke
RT @patfeldman: Sopa Cremosa de Pupunha com Shiitakes http://bit.ly/aEZ8ke
#ReceitasNaturais patfeldman
Sopa Cremosa de Pupunha com Shiitakes http://bit.ly/aEZ8ke
#ReceitasNaturais patfeldman Sopa Cremosa de Pupunha com Shiitakes http://bit.ly/aEZ8ke