DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS Sopas

Sopa de Peixe

Receitas com peixe e camarão não são muito comuns na minha casa. Não porque eu não goste, porque eu adoro, mas porque cresci com peixes fresquíssimos que eu comia na praia, recém pescados, então pensar num peixe que foi pescado e precisou viajar até São Paulo, numa peixaria, para só depois chegar na minha mesa, me dá sempre a sensação de não ter um alimento assim tão fresco à disposição.

Talvez seja um certo exagero da minha parte, até porque nunca tive problema algum com peixes que comprei e comi por aqui.

Agora estou trabalhando em mais uma reforma de cozinha, aquele tipo de reforma sobre o qual já falei AQUI. Os donos da casa adoram peixes e camarão, então mais do que nunca ando investindo nessas receitas (e me aventurando mais em casa). Hoje saiu essa sopa, que reúne tudo o que os donos da casa mais gostam: peixe, camarão e coentro. A sopa ficou linda, saborosa e perfumadíssima. Receitas com caldo de peixe são especialmente indicadas para quem deseja cuidar melhor da saúde da tireóide, já que o caldo de peixe é riquíssimo em iodo da melhor qualidade.

Recomendo!

Ingredientes:

1 litro de caldo de peixe caseiro

1 folha de louro

2 xícaras de água

1 cebola finamente picada

1 batata finamente picada

3 cenouras finamente picadas

4 tomates orgânicos grandes sem sementes e finamente picados (ou 6 pequenos, como é mais comum encontrar dos orgânicos)

3 dentes de alho

1 xícara de vinho branco seco

sal e pimenta

500 g de badejo em cubos de cerca de 2cm

500g de camarão médio limpo

1/2 xícara de folhas de coentro picado

5 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem

Modo de Preparo:

Numa panela grande e de fundo grosso (usei uma de ferro), aqueça o caldo de peixe e a água com uma flha de louro até a fervura.

Junte a batata, cebola, as cenouras, tomates, alho, sal, pimenta e o vinho.

Deixe levantar fervura novamente, baixe o fogo ao mínimo e deixe cozinhar por 30 minutos.

Junte o peixe e deixe cozinhar por mais 30 minutos.

Junte o camarão e cozinhe por mais cerca de 10 minutos, apenas o suficiente para o camarão cozinhar, sem deixá-lo ficar “borrachudo”.

Acerte o tempero com mais sal e/ou pimenta, caso necessário

Desligue o fogo, junte o coentro picadinho e o azeite extra virgem e sirva imediatamente.

Essa receita é bem farta, e rende tranquilamente para 6 pessoas (ou até mais, dependendo se ela será o prato principal ou a entrada de uma refeição)

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

12 comentários

  1. Pat, tudo bem?
    Queria compartilhar uma informação! Neste final de semana lá no Parque da Água Branca comprei queijos e salames de Bento Gonçalves, RS, feitos artesanalmente, sem conservantes, com tripa natural. Eu comprei, uma delícia e um achado. Eles tem salames de picanha bovina e suina e outros, queijos de búfala, condimentados, defumados ou não e vinhos e sucos de uvas naturais. A banca estava alocada no meio da feira de malhas…não sei se teve a oportunidade de verificar. Vale a pena! Eles estão lá até o próximo domingo dia das mães, depois retornam em junho para uma outra feira. Se achar que deve compartilhar essa informação para seus leitores…
    beijos,
    Debora

  2. Pat, olá!
    Você tem receita de sopa creme de queijo?
    Dei uma procurada mas não encontrei.
    Um abraço,
    Cacilda

  3. Se fizer, compartilha conosco.
    Já comi em restaurantes, minha filha adora. Mas queria uma opção sem risco de pozinhos industrializados.
    Beijo.

  4. Quando preparamos peixe em casa, o que ocorre com certa frequênia pq meu pai adora peixe e temos acesso a peixe fresco, separamos as cabeças que teoricamente iriam ser desprezadas e preparamos um caldo delicioso com vários temperos, esse caldo cheiroso depois vira pirão que acompanhado de arroz, uma saladinha e o restante do peixe frito fica uma ótima refeição.
    Confesso que como mais pirão do que peixe.. heheh

  5. Débora, voce tem como me passar contato deles, moro perto de Bento Gonçalves.
    Pat, voce tem email da Debora que comentou acima?

    1. Nani, eu não divulgo o e-mail dos leitores nem sob tortura!!! (risos) Mas a Débora poderá receber a notificação do teu comentário e entrar em contato com você.

    1. Oi Nani,
      Passei para a Pat o nome e telefone do produtor dos salames, ela vai te passar. Ela pode te passar meu email, se quiser também! Viajo para o sul em julho, quem sabe mantemos contato!

      bjs

      Debora

  6. Oi, Paty

    Você tem alguma coisa contra os peixes congelados? Na falta de um pescado fresco, o congelado seria uma boa opção? O que você acha?

    Bjs

    Flavia.

    1. Flavia, desde que o peixe seja criado solto, no mar/rio, o congelado ou não fica a teu critério. Eu me acostumei a só ocmer peixe fresco – coisa do meu avô e do meu pai – então acho o peixe congelado bem menos saboroso.

Comentários estão encerrado.