RECEITAS Sobremesas

Suflê de Chocolate

Eu já desisti de tentar fazer suflê “como manda o figurino”, ou como ensinam os livros clássicos. Os puristas talvez me critiquem, mas para mim basta que fique gostoso, apetitoso e o mais saudável possível. E essa receita, além de tudo isso, é muito fácil de fazer!!!

O segredo para o suflê crescer assim bonito (apesar de meio torto) eu confesso que não sei. A verdade é que na maioria das vezes em que o preparo, tenho sorte, mas já tive suflês bem murchos e tristes também – mas ainda deliciosos!!!

Potinhos individuais dão um charme à parte. O branco da foto chama-se ramequin e você encontra facilmente na maioria das lojas de cozinha. Tem para todos os gostos e bolsos. A cocotte vermelha, puro charme, eu comprei na loja Zwilling, aqui em São Paulo. Recomendo!

Ingredientes (que renderam as 3 porções da foto acima):

4 ovos caipiras

1/2 xícara de creme de leite fresco (eu uso o orgânico, que compro na feira todos os sábados)

4 colheres de sopa rasas de cacau em pó puro

4 colheres de sopa rasas de rapadura ralada (ou um açucar mascavo que seja açúcar mascavo de verdade)

1 colher de sopa de extrato natural de baunilha

Modo de Preparo:

Pré aqueça o forno à temperatura média – cerca de 190-200 graus

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea

Divida a mistura em 3 potes pequenos – nas primeiras vezes eu untava cada potinho com um pouco de manteiga. Dessa vez eu esqueci e não fez falta.

Leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até que o suflê esteja bem “estufado”.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

5 comentários

  1. Hum, fiquei aqui [pensando, poderia untar com oleo de coco e ficaria ainda aquele toque de coco, mas que sufle simplérrimo. Adorei. Sempre “tive medo” de sufle hahahaha….
    Mudando de assunto, finalmente fiz a geléia de morango esse ano, só que dia que resolvi fazer esqueci completamente de comprar a pera, como tinha maça, adaptei.. E fez sucesso aqui em casa… Comemos com sorvete, bolo simples… Eu comi com queijo mineiro legítimo :-) No dia seguinte meu marido esquentou um pouco de novo para comer com sorvete.

  2. Ok, fiquei agora pensando o que é açúcar mascavo de verdade. Aqui, em minha cidade, não existe feira de orgânicos, nem loja de produtos naturais. Fico me virando e agradecendo quando algum comerciante local resolve fazer algum pedido. Os orgânicos que aparecem vão para dois supermercados, caríiiisssimos!

Comentários estão encerrado.