RECEITAS Sobremesas

Torta de queijinho

[ratings]

[print_link]

Pronto, agora estou em casa de vez! Sim, porque depois de quase 24 horas de viagem, entre taxis, avião e conexões – mais o trânsito insano dessa cidade de São Paulo, ontem foi quase como se eu não tivesse chegado. Sem contar o fuso horário, são 6 horas de diferença!!! Ontem eu fiquei meio “zumbi”…

O melhor de chegar em casa? Bom, além de ter sito literalmente CHEGAR, o melhor de tudo foi ver os olhinhos do meu filho brilhando de felicidade, abraços apertados, muitos beijos e na hora do almoço o melhor: “Hummm mamãe, eu estava com saudades da tua comida!!” E olha que eu preparei uma coisinha bem simples, só com umas reservinhas que tinha deixado no freezer.   

Hoje no almoço também não tive trabalho algum. Minha mãe deixou prontinho um clássico da família: Carne de Panela. Nem preciso dizer que adoramos!

Agora a noite foi que me deu uma pequena inspiração e eu resolvi fazer uma “Torta de Queijinho”. É praticamente um cheese cake, foi inpirado numa receita do blog Chucrute com Salsicha (Fer, sou tua fã, desculpa não ter te procurado aí, faltou tempo…). Eu passei minha infância inteira vendo minha avó se deliciar com essa torta, que ela ocmprava de uma senhora na cidade dela. Eu nunca dei muita bola para a tal sobremesa, mas agora descobri que é uma delícia!

Ingredientes:

650g de ricota fresca feita com leite integral

3 ovos grandes mais uma gema

3 colheres de sopa de rapadura ralada ou mel

1/4 colher de chá de canela

1/8 colher de chá de sal

1/2 xícara de uvas passas escuras sem sementes (eu já ando encontrando uvas passas orgânicas, secas ao sol, sem nenhum tipo de aditivo)


Modo de Preparo:

Junte todos os ingredientes numa travessa funda e bata com a batedeira até obter uma massa uniforme (a Fer sugere o uso do liquidificador, mas aqui não deu certo…)

Junte as uvas passas, bata um pouco mais na batedeira para que as uvas passas se espalhem pela massa.

Coloque essa massa de ricota na forma untada com a manteiga e farinha de pão. (é o pão torrado bem durinho e batido no liquidificador depois de ter esfriado – eu hoje usei farinha de rosca comercial, não inha pão dormido em casa)

Leve ao forno e asse por 35 minutos, ou até a massa ficar firme e levemente dourada. Remova do forno e deixe esfriar.

Eu servi morninha no almoço e à temperatura ambinete para o jantar.

Vale a pena!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

6 comentários

  1. Pat
    Eu cresci comendo essa torta de queijinho! Minhas Omas sempre faziam! Ai que delícia!! Mas eu só faço quando consigo um queijinho caseiro, feito com leite de vaca de verdade. Industrializado não fica a mesma coisa!

    1. Eu fiz pela primeira vez com ricota comercial, mas uma outra vez fiz uma mistura de cream cheese caseiro (tem a receita aqui no site) com nata orgânica crua. Ficou DIVINO!!!!!!!!!

  2. Eu sei fazer ricota!!! Coisa mais facil do mundooo! É só ferver 1l de leite, desligar o fogo e acrescentar 2 colheres de sopa de vinagre branco de boa qualidade. Misturar só um pouquinho de levinho. Esperar 3 min para qualhar e separar o soro. Coar em um pano. Pronto! É a melhor ricota do mundo! Perto das que vendem nos supermercados elas ficam parecendo gosto de papelão!
    Bjos Pat, espero que goste da dica,
    Adoro seu site!

  3. Pat, será que dá certo se fizer só com cream cheese caseiro? Que achou da receita acima da Caroline? pensei em fazer.
    beijos

Comentários estão encerrado.