Acompanhamentos RECEITAS

Arroz Selvagem com Uvas Passas, Amêndoas e Hortelã

Picture 2

Cursos CRIANÇAS NA COZINHA
CLIQUE AQUI e saiba mais!

Um dia, passeando pelo supermercado, meu filho deu de cara com um pacote de arroz selvagem e simplesmente caiu na gargalhada. Achou demais a descoberta de um arroz preto, além do integral e do branco, que ele já conhece e consome.

Com eu tenho algumas receitinhas ocm o ingrediente, diante da empolgação dele, comprei um pacote para prepararmos e comermos juntos. Quando a criança se empolga com um ingrediente em particular, principalmente se ele for bastante saudável, vale a pena investir tempo e dinheiro, comprar o ingrediente, e usá-lo numa receita fácil o suficiente para que a criança consiga acompanhar seu preparo. É o caso desta receita, que de quebra é um prato super diferente e que fica lindo para servir morno ou frio, como salada ou acompanhamento.

Ingredientes:

1 xícara de arroz selvagem;

3 xícaras de água ou caldo de legumes;

1 colher (chá) de sal;

1 xícara de uvas passa claras;

1 xícara de uvas passas escuras;

2 + 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem ;

1/4 de xícara de amêndoas em lâminas;

1/2 xícara de folhas de hortelã picadas;

1 colher de chá de canela em pó.

Modo de Preparo:

Deixe o arroz selvagem de molho em água e gotas de limão um dia antes. Após o período de repouso escorra a água e enxágue.

Em uma panela média coloque o arroz, a água ou o caldo de legumes e sal, e leve à fervura em fogo médio;

Tampe e cozinhe em fogo baixo até que os grãos estejam “al dente”, cerca de 45 minutos;

Escorra a água restante e coloque o arroz em um recipiente fundo. Reserve enquanto esfria;

Pré-aqueça o forno;

Lave as uvas passas, coloque-as em um recipiente separado e misture com 2 colheres (sopa) de azeite de oliva;

Coloque as uvas passas em uma assadeira e deixe em forno médio por cerca de 10 minutos. Deixe esfriar na própria assadeira;

Enquanto as uvas estão no forno, torre as amêndoas rapidamente (é muito importante que elas sejam torradas na hora, compre-as sempre cruas), até que estejam douradas.

Tire-as da panela e deixe esfriar;

Numa travessa grande, misture o arroz selvagem, as uvas passas, as folhas de hortelã e as amêndoas;

Adicione 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem e a canela. Mexa bem para que os sabores se misturem e acerte o tempero a gosto.

Sirva imediatamente ou deixe gelar por cerca de duas horas antes de servir.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

9 comentários

  1. Bom Dia a todos que visitam esse Bog!

    O Lance de levar as passas ao forno me deixou intrigada – é para ficarem crocantes? não ficam amargas?

    O limão no molho entrou no lugar do soro de iogurte, mas tanto faz um como o outro não?

    1. Maria Christina, as passas ficam muito pouco no forno, esse processo serve simplesmente para aguçar o sabor delas. O limão entrou no lugar do soro, que também pode ser usado, como nos demais grãos.

  2. Oi Pat! Adorei a receita, pois adoro arroz selvagem, mas quando o deixo de molho, ele não fica com um aspecto bonito, ele se abre todo…é assim mesmo ou faço algo errado? E as amêndoas, você compra fatiadas já ou fatia em casa, como fatiar em casa?…imagino que as fatiadas prontas não sejam tão boas, mesmo sendo cruas, ou estou enganada?

    1. Débora, diminua o tempo de molho se achar que o arroz abre demais, se bem que ele abre mesmo. As amêndoas, eu já compro fatiadas, apesar de realmente não serem a melhor opção… Mas o prati fica muito mais bonito, não é mesmo? Como eu não consumo smepre (e nem recomendo), nessa receita, ocasionalmente, tudo bem, afinal metade do “gostoso” de um prato é ele ter uma boa apresentação, não é mesmo?

      Equiíbrio!

  3. É optimo quando eles aceitam bem coisas novas, o meu é esquesito mesmo, quando tem algo novo no prato ele separa tudo.hehhe

    bjs

  4. Esta pg sua é muito legal. Bem apresentada, com receitas maravilhosas. Estou tentando achar um tempero para fazer patê de flocos de batata, para rechear sanduiches Hot Dog.
    Se porventura tiver e puder me ajudar pode enviar neste email acima.

    Obrigado

    João Ferreira da Costa
    Goiânia – Go

    1. João, eu gosto de temperar purê de batata com bastante manteiga, as vezes uma gema de ovo eou queijo ralado. Cozinhar as batatas no caldo de carne ou frango caseiros também confere um sabor super especial!

Comentários estão encerrado.