DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS Sopas

Sopa cremosa de abobrinha com hortelã

Estou sempre olhando sites de receitas na internet, folheando revistas de receitas de todos os cantos do mundo e sou uma ávida compradora e leitora de livros de culinária. Procuro buscar por aqueles que se aprximem ao máximo do meu estilo natural de cozinhar, mas a verdade é que não tenho preconceitos, porque o que mais gosto memso não é de copiar receitas, e sim recriá-las, adaptá-las e me inspirar em muitas delas.

Outras vezes eu devo sonhar com receitas. Nunca me lembrei de sonhos assim, mas eles devem acontecer, porque já cansei de acordar com ingredientes específicos na cabeça, que logo se transformam em alguma idéia que eu fico doida para testar.

Neste último sábado, debaixo de muita chuva na feira de orgânicos, olhei para as lindas abobrinhas brasileiras e imediatamente pensei numa sopa cremosa. Nem pensei e logo comprei uma porção delas e já comecei a pensar em como seria a sopa, o tempero, torradinhas para acompanhar ou não, etc. Estava saindo do galpão da feira e de repende fiz meia volta, peguei um maço de hortelã fresquinha e a receita desta sopa apareceu todinha na minha cabeça!

A obra na minha cozinha, obra mesmo, aquela parte de quebradeira, barulho e sujeira, já terminou. A cozinha agora está toda branquinha, linda e novinha, mas ainda sem pia e sem armários – barbeiragem minha, que não me lembrei de encomendar tudo isso antes de mais nada – trabalhar sem um especialista resulta em certos contratempos, paciência… Mas na base do improviso ela já está a todo vapor! Levei umas estantes para lá, para servirem de apoio temporário, o fogão está por lá (também precisando de uma revisão e regulagens) e a louça é toda lavada no tanque (essa é a parte mais chata).

Na medida do posível, a cozinha está funcionando a todo vapor! Já saíram caldos de carne e de frango, e as refeições têm melhorado a cada dia. Ainda bem, porque meu organismo ressentiu um pouco a falta de comidinha caseira e fresca todos os dias. Eu me aventurei menos do que gostaria na alimentação crua nesses dias sem cozinha e me deliciei em alguns charmosos restaurantes da cidade. Uma delícia, mas todos os dias definitivamente não me cai bem!

Ingredientes:

2 abobrinhas brasileiras

2 xícaras de caldo de frango caseiro

1 xícara de água filtrada

3 colheres de sopa de creme de leite fresco

1/2 xícara de folhas de hortelã frescas picadas

sal e pimenta do reino à gosto

1 pitada de noz moscada

Modo de Preparo:

Cozinhe as abobrinhas em água e caldo de frango, com uma pitada de sal, até que estejam macias. Como usei abobrinhas orgânicas (recomendo!), cozinhei com casca e tudo.

Deixe o conteúdo esfriar um pouco e leve tudo ao liquidificador, juntando nessa hora o creme de leite fresco.

Bata até obter uma mistura completamente homogênea.

Volte a mistura para a panela e aqueça até a temperatura desejada. Acerte o tempero com mais sal e pimenta do reino. Uma pitada de noz moscada, caso você tenha à mão, também é muito bem vinda.

Transfira a sopa para o recipiente onde vai servi-la e junte as folhas de hortelã picadas imediatamente no momento de servir.

Fácil, né?

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

15 comentários

  1. Pat a minha mae fazia sempre sopa de abobrinha com hortela, muito boa sem duvida alguma, tambem gosto muito de hortela na canja, hummm, delica.

  2. esse eh um dos vegetais que meus filhos mais plantam na hortinha deles… e organicos! As abobrinhas crescem tao rapidos que se a gente nao olhar fica gigante!!

  3. acabo de descobrir esse site estou simplesmente fascinada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!aviso e comunico, desde já sou presença garantida…vou lá salvar em favoritos!!!!!

  4. Pat, existe alguma forma de deixar esta e outras sopas cremosas sem o uso de creme de leite fresco.
    Procuro uma alimentacao bem light,e quase nao consumo leite e derivados.
    Aproveito para dizer que o seu site e otimo, estou curtindo ele na procura de novas receitas, ja que moro sozinha ha pouco tempo, e estou me acostumando a me virar.
    Obrigada!!

    1. Juliana, você pode cozinhar uma ou 2 batatas junto e depois bater no liquidificador, mas se estiver pensando em emagrecimento, saiba que o creme de leite é melhor opção, já que sacia muito mais e por muito mais tempo que a batata (creme = gordura; batata = carboidrato)

  5. Pat,
    Conheci teu site a poucos meses, no início acho que passei o olho em todos os posts, de tão encantado que fiquei.
    Volta e meio dou uma espiada aqui, ou relembro uma receita ou outra, ou mesmo lembrado por suas “tuitadas”, e já “copiei” diversas receitas e utilizei vários “ensinamentos”.
    Só gostaria de comentar que sinto uma leve invejina por teres acesso a creme de leite fresco. Aqui no sul (Porto Alegre em especial) temos certamente a maior feira de orgânicos do brasil, quiçá do mundo, além de diversas inciativas pelo interior (em SP e RJ não nada semelhante). Ah, quando vieres ao RS faz contato pra receber dicas, certamente não irás te arrepender ;) … e anda em relação ao creme de leite, ingrediente que eu uso muito… aqui em POA só encontro pasteurizado (orgânico), uma pena… fresco mesmo só qdo vou ao interior e encomendo, juntamente com manteiga de leite cru. Sempre uso um pouco nos cremes.
    Um grande abraço e parabéns pelo lindo trabalho!

  6. Pat, faço das palavras do Rodrigo as minhas…morro de ineveja do creme de leite fresco que vc usa! Não encontro em Ribeirao Preto, nem o leite cru nem o creme de leite fresco. Resultado: acabo usando o pasteurizado nas tuas receitas! Ainda nao desisti de tentar encontrar, mas tá dificil…

  7. Por coincidência questionei um produtor de minha confiança na feira de sábado aqui de POA e ele ficou de me levar meio quilo de manteiga e 1/2 de creme de leite frescos na feira de quarta.. acho que solucionei meu problema ;)

  8. Oi Pat.
    Adorei o seu site!
    Parabens!!
    Estava em busca de receitas que as crianças possam fazer sem que tenham de utilizar o forno ou o liquidificador.
    Existe algum livro que tenha receitas fáceis e criativas, ou se vc pudesse me ajudar com idéias seria ótimo.
    Grata e desejo muito sucesso!!!

    1. jéssica, eu ainda nao publiquei livros para crianças, e na verdade nao tenho nenhum para recomendar, mas aqui mesmo no site, voce encontra inúmeras receitas!

Comentários estão encerrado.