DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS Sopas

Sopa Cremosa de Cogumelos com Gengibre

Não tem jeito, é só o frio dar as caras, que eu mergulho de cabeça nas sopas! Simplesmente adoro!! E olha que eu deveria mesmo era ter trauma de infância, já que minha mãe (muito sabiamente) nos “enfiava” sopas e mais sopas goela abaixo diariamente e nós queríamos mesmo era pão e macarrão!!

As sopas mais bem cotadas entre meus irmãos e eu era a de feijão em primeiríssimo lugar, seguida da “Sopa da Roberta e da Renata” (não me perguntem que são elas, não faço idéia!), que era uma mistura de mandioquinha e cenoura, basicamente, com algumas variações. A mais detestada era a sopa de beterraba – hoje em dia eu preparo em casa e como, gosto muito, mas ainda tenho más lembranças… A sopa mais esquisita e altamente detestada era uma tal sopa de sagu, que tinha gosto e aspecto de plástico e da qual não quero ouvir falar nunca mais na mina vida!!

Mas voltando ao dia de hoje, totalmente com cara de outono, e um outono bem fresquinho por enquanto. Depois de um dia inteiro na rua e muito trabalho, uma passadinha no sacolão para repor algumas frutas em casa (as peras, mesmo não sendo orgânicas, estão fabulosas!).

Como sempre, não fiquei só nas frutas, e quando bati os olhos na geladeira dos cogumelos, decidi nosso jantar. Uma sopa bem quentinha preparada com uma boa variedade deles. Comprei shiitakes, Paris e shimejis brancos, e a receita não podia ser mais simples!

Ingredientes:

3 bandejas de cogumelos frescos (usei shiitakes, Paris e shimejis, que estavam mais bonitos, mas voce pode usar o que achar melhor ou gostar mais)

2 colheres de sopa de manteiga

1 cebola pequena grossamente picada

1 dente de alho picado

1 colher de sopa cheia de gengibre fresco ralado

2 xícaras de caldo de carne caseiro

2 a 3 colheres de sopa de creme de leite fresco

sal e pimenta do reino à gosto

1/2 xícara de cebolinhas finamente fatiadas

Modo de Preparo:

Refogue rapidamente na manteiga a cebola e o gengibre – fogo médio.

Quando estiver quase dourada, junte o alho e os cogumelos grossamente picados e sem os talos, mexendo sempre.

Quando os cogumelos murcharm, junte o caldo de carne e cozinhe por 15 a 20 minutos com a panela tampada.

Acerte o sal e a pimenta, espere esfriar um pouco e leve ao liquidificador junto com o creme de leite fresco.

Bata até obter uma mistura homogênea e volte a sopa para a panela. Acerte a consistência com mais água filtrada, caso achei necessário.

Desligue o fogo, junte as cebolinhas picadas e sirva imediatamente.

Se quiser, compre uma caixa a mais de cogumelos Paris ou Portobelo (são os que apresentam formato mais regular, são os mais bonitos), fatie-os finamente e numa panela separada refogue-os na manteiga até que fiquem ligeiramente torradinhos. Sirva uma pequena porção deles sobre cada porção.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

15 comentários

  1. Deu água na boca também… Mas tenho duas perguntas: precisa bater no liquidificador ou pode servir com tudo inteiro? A outra é: por que tirar os talos, fica ruim?

    1. Silvia, eu adorobater no liquidificador porque estou preferindo cremes às sopas “pedaçudas” atualmente, mas tenho certeza de que ela fica deliciosa aos pedaços tam’bem! A dica de tirar os talos foi do produtor de shiitakes que me vende os mesmos. Não me lembro ao certo da justificativa para isso, mas me acostumei a tirar.

  2. Pat 3 bandejas de cogumelos equivale a que quantidade mais ou menos? eu querias fazer essa sopa e tenho 250 gr de varios cogumelos sera que dá?

  3. Oi professora querida!!
    queria ma dica..justamente pq tah frio, tô pensando em faze sopas a noite pro Bento. Aih faço pra gente.Mas oq posso acrescebtar na porção dele pra q tenha “sustância”?Ou melhor, pra q ñ falte nada?
    obrigada demais!
    bj

    1. Tiana, as porções dele podem ter sempre um “verdinho” extra, uma gema de ovo e se você achar que ele está cheio de fome, uma colher de arroz integral. Nas sopas noturnas do meu filho nunca falta a gema de ovo! Ontem, em particular, ele ganhou, “de brinde”, uma porção de patê de fígado na sopa de grão de bico com legumes dele!

Comentários estão encerrado.