RECEITAS Sobremesas

Potinhos de frutas assadas.

Bananas muito maduras na fruteira e nozes crocantes quase esquecidas no pote e eis que surge a mais simples e deliciosa das sobremesas! Ideal para dias frios, porque vem ainda bem quentinha pra mesa, mas ideal também para dias de muita preguiça, porque é fácil demais de preparar.

Ontem a noite recebi amigos queridos em casa e repeti a sobremesa, caprichosamente assada em panelinhas refratárias e servidas com creme batido. Ficou uma delícia, não pesou nadinha e praticamente não deu trabalho!

Ingredientes (para 4 porções):

4 bananas ou 3 maçãs ou 3 peras (ou uma combinação entre as frutas, como fiz ontem, banana e maçã) bem maduras, daquelas que você já tem vontade de jogar fora

suco de meio limão

1 colher de sopa rasa de rapadura ralada (você pode até usar açúcar branco, mas eu garanto que a rapadura ralada oferece um resultado infinitamente mais saboroso)

1 colher de sopa rasa de canela

1 colher de sopa de manteiga amolecida

1 xícara de nozes crocantes picadinhas

Modo de Preparo:

Numa travessa funda misture as frutas bem picadinhas, limão, rapadura, canela e a manteiga. Mexa muito bem.

Unte 4 mini refratários e distribua a mistura de frutas entre eles.

Cubra a mistura de frutas com as nozes picadinhas e asse em forno médio por cerca de 20 minutos.

Sirva ainda quente, acompanhado de creme batido ou sorvete de baunilha.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

4 comentários

  1. Oi, Pat, parece ser uma delícia, vou fazer! O açúcar mascavo é a mesma coisa que rapadura ralada? Beijos, Joana

  2. Boa dica! Eu não sabia. O que tem sido adicionado ao açucar mascavo?

    1. Na verdade, não é exatamente adicionado, mas eu soube que para atender às reclamações de donas de casa, que não gostavam que o mascavo empedrava muito fácil, “criou-se” o açúcar mascavo que não empedra: um açúcar refinado comum que ganha um banho de melado da pior qualidade….

Comentários estão encerrado.