ARTIGOS

Futuros papais também precisam se alimentar bem!

Quando se pensa em gravidez e filhos saudáveis, a primeira coisa que a maioria de nós pensa é na alimentação e hábitos das mulheres, as futuras mamães. As recomendações sobre vitaminas, o que e quanto comer de cada coisa, atividades físicas, equilíbrio hormonal e outras tantas preocupações são incansavelmente estudadas, divulgadas em livros, matérias de revista, internet, etc.

Mas o que muita gente esquece é que a mulher não faz um filho sozinha. A gente aprende na escola, para nascer uma criança é preciso o óvulo da mãe e o espermatizóide do pai, e eu fico achando que o pobre do pai acaba esquecido porque sua barriga não cresce durante 9 meses, ele não sente dor de parto e nem amamenta. Mas o pai tem um papel fundamental, sem seu espermatozóide, não existe bebê! Então será que a sua alimentação e seu estilo de vida não importam?

Claro que sim, e importam ainda mais, porque antes da gravidez acontecer efetivamente, ele precisa se cuidar e estar saudável, para que seu espermatozoide seja saudável. Os estudos a respeito da relação entre a alimentação do pai e a saúde dos bebês ainda no útero e depois de nascidas existem, é só pesquisar na literatura e analizar o óbvio:  o espermatozóide ‘e  formação”matéria prima” de bebê tanto quanto o óvulo, e se a matéria prima não for boa…

Outra questão a se pensar, e isso vale para pais e mães, é o exemplo que se dará aos filhos. Pais e mães que se alimentam bem sempre, não só fornecem uma boa “matéria-prima”, como dão um bom exemplo aos filhos, mostram hábitos saudáveis, e transmitem às crianças esses hábitos saudáveis.

Não tenha a ilusão de que você vai fazer seu filho comer carnes, frutas, verduras e legumes, se você mesmo não o faz. Não queira obrigar seu filho a beber água, se você só bebe refrigerante.

Você não precisa girar a sua vida e seus hábitos em torno da possibilidade de um dia ter filhos e se eles serão saudáveis ou não. Isso soa quase neurótico para mim! Mas pense em hábitos saudáveis para que você seja saudável. E assim filhos saudáveis serão uma consequência natural. Comer bem, praticar alguma atividade física, tomar sol e ser feliz fazem bem para qualuer um, em qualquer idade, com ou sem filhos.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

4 comentários

  1. Estou colocando no fogão hoje mesmo!!
    E sinceramente estou precisando, os enjoos passam e voltam. Emagreci 2 kgs nessa brincadeira, além da quase anemia que me pegou..

Comentários estão encerrado.