Fígado de Galinha Ensopado

by Pat Feldman on 28/10/2011 · 3 comments

in Aves, DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA, RECEITAS

Essa receita é meio inspirada na minha receita de patê de fígado, que muitas vezes eu fiz e acabei nem passando no processador, de tão apetitosa que ficou – e olha que estou longe de ser uma apreciadora de miúdos, apenas os consumo ocasionalmente e ofereço regularmente aos meus filhos porque sei que são peças muito nutritivas.

Essa receita, tanto quanto a receita original de patê de fígado de galinha, pode ser processada e servida como patê, mas eu recomendo que você prove dessa forma pelo menos uma vez, deixando qualquer preconceito de lado. Sirva acompanhada de arroz integral básico ou arroz branco, alguma verdura no vapor e uma porção pequena de alguma conserva lactofermentada. Será uma refeição saborosa e extremamente saudável, que até os bebês poderão partilhar – aqueles muito pequenos aproveitando a forma patê e os maiorzinhos comendo junto com seus pais.

Sempre que possível, dê preferência ao uso de carnes de frango caipira, algo que parece cada vez mais raro nas grandes cidades, mas que vale a pena procurar com afinco, já que não só o fígado, como qualquer parte do frango caipira é muitíssimo mais saboroso e saudável.

Ingredientes:

4 colheres de sopa de manteiga

600 g de fí­gado de galinha (normalmente equivalente a uma embalagem daquelas do supermercado)

1 xícara de cogumelos frescos, lavados, secos e finamente fatiados

1/2 xícara de alho poró finamente fatiado (só a parte branca)

1 xí­cara de vinho tinto seco

1/2 xícara de caldo de carne caseiro

1/2 colher de chá de mostarda caseira (se preferir, compre uma pronta no supermercado, mas procure uma marca que não contenha aditivos artificiais – elas existem)

1/2 de colher de chá de tomilho desidratado

1 de colher de chá de alecrim desidratado

1/2 xícara de creme de leite fresco (opcional, eu uso em geral quando vou servir esse prato em dias mais frios)

sal e pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo:

Numa panela rasa derreta a manteiga em fogo médio e coloque o alho potró fatiado. Mexa ocasionalmente até que ele comece a amolecer.

Junte o fígado e os cogumelos e mexa por cerca de cinco minutos.

Junte o vinho, o caldo de carne, mostarda, tomilho, alecrim. Mexa muito bem, tampe e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos em fogo baixo, mexendo ocasionalmente – se achar que o líquido secou demais, complete com um pouco de água filtrada por vez.

Desligue o fogo. O caldo do ensopado fica ligeiramente grosso, muito perfumado e saboroso. Se for usar o creme de leite, acrescente-o pouco antes de desligar o fogo.

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 3 comments… read them below or add one }

Iolanda Lopes October 29, 2011 at 5:56

Não tenho nehum preconceito com os miúdos, cresci comendo-os e ofereço a minha pequena.
Aliás ela não quer mais fígado (mas gosta de moela), quem sabe assim ela prova novamente?
bjus
verdadesdemae.blogspot.com

Reply

tamar March 11, 2014 at 16:02

Pat obrigada pod compartilhar a receita! Não uso pimenta do reino pq ja ouvi dozer que não faz muito bem. .. o que você acha?

Reply

Pat Feldman March 11, 2014 at 21:32

Tamar, não é porque arde, que faz mal. Pimenta é tudo de bom!! http://pat.feldman.com.br/2009/07/14/pimenta-um-tempero-saudavel-e-antienxaqueca/

Reply

Leave a Comment

* IMPORTANTE: LEIA ANTES DE CLICAR EM "ENVIAR" * Ao enviar seu comentário, você fornece à Pat Feldman e ao Site CriancasNaCozinha.com.br 100% dos direitos autorais do seu texto, e fornece também uma licença PERPÉTUA (para toda a vida) e IRRETRATÁVEL (sem a possibilidade de voltar atrás) para a reprodução de suas palavras associadas ao seu nome, seja neste site, seja em outro site, seja em algum livro que venha a ser publicado, ou em qualquer mídia atual ou futura.

Previous post:

Next post: