Suco Verde Probiótico

by Pat Feldman on 27/05/2014 · 35 comments

in Bebidas, Café da Manhã, RECEITAS

Screen Shot 2014-05-27 at 10.24.42Demorou, mas finalmente eu aderi à boa moda do suco verde, que é praticamente uma super salada no copo. Em um simples copo a gente consegue colocar taaaaaanta verdura, que dificilmente conseguiríamos comer a mesma quantidade numa refeição.

Um dia desses, há alguns meses, eu decidi que faria suco verde em casa e a minha primeira providência foi fazer um estrago na conta bancária e comprar uma centrífuga, ou juicer como muitos gostam de chamar hoje em dia. Mas eu tenho uma coisa a dizer, o juicer é um gasto totalmente desnecessário para quem quer tomar suco verde, e eu diria até que é desaconselhável.

No juicer as fibras todas das frutas e verduras se perdem. NESTE ARTIGO eu explico (entre outras coisas) porque eu não acho as fibras tão fundamentais assim, mas em alguma quantidade e associadas a outros bons hábitos alimentares, elas são importantes sim. Outro problema do juicer é aquecer demais os alimentos na hora da extração do seu suco. O processo de cortar, picar e triturar frutas e verduras por si só já oxida vários nutrientes dos alimentos, e se isso ocorrer em temperaturas elevadas, o prejuízo pode ser maior ainda! O aumento da temperatura ocorre por ação física, a fricção dos alimentos com o mecanismo em altíssima velocidade causa esse calor naturalmente. Já no liquidificador isso não ocorre, o processo é bastante mais delicado, então temos nutrientes mais bem preservados.

CLIQUE AQUI e entenda porque a frutose pode ser um grande problema no nosso organismo!

A minha amiga Carol Morais, grande nutricionista, me contou que lá nos Estados Unidos já existe um juicer super moderno que de alguma forma não deixa esse aquecimento acontecer. Não conheço a máquina nem o mecanismo, mas se um juicer comum já é bem caro, imagina esse aí tão especial… Não sei se vale a pena…

E foi justamente depois de assistir a uma das Oficinas Detox da Carol, que eu resolvi aposentar o juicer caro e grande (um trambolho até para as maiores cozinhas) e usar o meu liquidificador, que é mais prático até para limpar depois – porque comida prática de verdade deve ser prática até na hora limpar o que se sujou!

Baseado no que aprendi com a Carol, com o que testei em casa e pesquisei nos meus livros, criei um esqueminha super prático para preparar suco verde em casa e variá-lo um pouquinho a cada dia, assim você não enjoa e varia em sabor e nutrientes.

Leia as dicas até o fim, porque alguns truques são fundamentais e fazem toda a diferença não só no sabor, mas também no resultado final para a sua saúde. Nem todo verde é do bem sempre. Algumas verduras, quando consumidas cruas, podem fazer mais mal do que bem, especialmente se você tiver alguma sensibilidade em especial.

Ingredientes:

1 xícara de verdura crua

sumo de um limão

⅓ de xícara de fruta picada

⅓ de xícara de probiótico

⅓ de xícara de água filtrada

1 pepino pequeno orgânico

1 colher de sopa de raíz aromática

Modo de Preparo:

Juntar todos os ingredientes no liquidificador e bater até obter uma bebida completamente uniforme.

Diferente do suco preparado no juicer, este suco verde fica mais cremoso, e na minha opinião, muito mais agradável de beber.

Descrição dos ingredientes:

Verdura:

Use qualquer verdura que você comeria crua numa salada. As minhas favoritas são alface (qualquer tipo) e rúcula. Agrião também é ótima pedida.

Algumas verduras entretanto não devem ser consumidas cruas, pelo menos não diariamente. Repolho, brócolis, couve manteiga e couve de bruxelas contém substâncias que bloqueiam a produção de hormônios da tiróide, então devem ser evitados rotineiramente, especialmente para quem já tem algum tipo de problema com esses hormônios. As folhas de beterraba, espinafre e acelga contém ácido oxálico, que pode bloquear a absorção de cálcio e ferro e pode ainda irritar o trato intestinal. As folhas de beterraba eu uso muito de vez em quando para variar, porque apesar do ácido oxálico, são extremamente saborosas, levemente adocicadas.

Frutas:

As minhas favoritas para o suco verde são o abacaxi (uma fatia fina), mamão (a medida indicada) ou uma banana pequena e bem madura

Probiótico:

Você pode usar o soro de iogurte, soro do kefir de leite ou o kefir de água. CLIQUE AQUI e leia mais sobre os enormes benefícios que o consumo rotineiro de probióticos oferece. NESTA RECEITA eu explico direitinho como obter o soro de iogurte ou kefir.

Pepino Orgânico:

Veja que no caso do pepino, eu faço questão que seja orgânico, já que é um vegetal que quando plantado da forma convencional, é muito castigado pelos pesticidas

Raíz Aromática:

A raíz aromática pode ser o gengibre fresco ou a raíz de açafrão fresca. Este ingrediente é opcional, mas recomendo que usem, porque só acrescenta mais e mais benefícios. O açafrão da terra, rico em cúrcuma, atualmente é tido como um alimento quase mágico, de tantos benefícios que trás à saúde. Preciso falar mais sobre ele aqui no Crianças na Cozinha.

SEMPRE que for possível – e faça um esforço para tornar possível – use ingredientes orgânicos, principalmente as verduras, que quando batidas no suco, ficam muito mais concentradas.

Não aumente a quantidade de frutas do suco. Leia mais sobre o assunto AQUI.

Economize tempo deixando frutas, legumes e verduras já lavados assim que chegar da feira, mas SEMPRE prepare seu suco verde e consuma imediatamente, porque os nutrientes podem se oxidar rapidamente após o preparo do suco. Deixando tudo lavado na geladeira (ou fora dela, no caso de algumas frutas), você não gasta nem cinco minutos preparando seu suco, e só suja o liquidificador e os copos para beber.

Ofereça o suco aos seus filhos, e tome sempre na frente deles. Crianças tendem a implicar com comidas verdes, mas o suco só faz bem, e se eles o virem sempre tomando o suco com prazer, pode ser que um dia fiquem curiosos em provar. Mas não force a barra!

Eu nunca adoço o meu suco verde, e realmente não sinto necessidade alguma. Mas se você acha que ele fica amargo (por causa das folhas) demais ou azedo (por causa do limão) ou ardido (por causa do gengibre), uma colher pequena de mel adoça o suficiente e ainda oferece os benefícios do mel.

Eu gosto de tomar meu suco verde todas as manhãs, antes de comer qualquer outra coisa. A sensação é muito agradável, parece que ele “limpa” o organismo todo e o prepara para o longo dia que teremos pela frente.

Agora é só experimentar e aproveitar!!!!

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Danila May 28, 2014 at 12:12

Pat eu fazia toda manhã um suco parecido: 1 fatia de abacaxi, 1/2 maçã, 1 folha de couve manteiga, algumas folhas e hortelã, e as vezes gengibre. Batia tudo com um copo pequena de água.
Mas parei de fazê-lo quando soubre desse bloqueio que a couve causa à produção de hormônio tireoidiano. Eu tenho hipotiroidismo.
Mas eu nunca tinha pensado em substituí-la, porque na minha cabeça, tinha que ser uma folha verde escura. E como o espinafre também tem seu malefícios se consumido cru, parei de vez.
Estou errada em pensar exclusivamente na folha verde escura??
Não vejo muita “saúde” no alface. Você me entende? rsrs

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Pat Feldman May 28, 2014 at 18:37

Danila, cada folha tem lá seus nutrientes, algumas mais, outras menos. Faça com alface, rúcula, agrião. Cada uma das folhas tem suas vantagens! Deixa as folhas proibidas cruas, para serem consumidas deliciosamente refogadas!

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Tati August 28, 2014 at 7:59

Nossa, eu tomo suco verde todos os dias de couve manteiga e tenho hipo, não sabia da toxidade. Obrigada pelo post.
Então posso usar alface, rúcula e agrião orgânicos no lugar da couve sem medo?

O brócolis e a couve flor eu sempre cozinho a vapor. Dessa forma, o consumo pode ser diário?

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Pat Feldman August 28, 2014 at 8:22

Tati, no vapor tudo bem, mas tem que ser diário mesmo? Seria legal variar com outras verduras e legumes!

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Tati August 28, 2014 at 11:46

Eu consumo praticamente que diariamente umas 3 porções de algumas dessas verduras como, brocolis, repolho, couve manteiga e couve de bruxelas porque elas contém o Indol-3-carbinol. Você conhece?

O brocolis e a couve de bruxelas faço no vapor, me ensinaram que deve cozinhar por uns 8 minutos. Depois do primeiro minuto abrir a tampa por 15 segundos para sair a toxidade. Está certo?

O repolho gosto de fazer refogado.

A couve manteiga eu fazia suco verde, não sabia que ela era tóxica crua. Agora vou mudar alface, agriao e rucula.

Pesquisando e aprendendo.

Danilo May 28, 2014 at 18:43

Queria acrescentar aqui uma informação que li no livro do Chris Kresser: grande parte das vitaminas e nutrientes presentes nas folhas e vegetais são lipossolúveis e melhores absorvidas na presença de gorduras boas. Assim sendo, sempre adiciono abacate, ou côco maduro a meus sucos verdes ou de qualquer cor, e a saladas.
Também não sinto necessidade de acrescentar açucar em sucos, mas quando adiciono (normalmente quando vou bater cacau cru organico com abacate, porque é MUITO azedo) utilizo mel E melaço, que contém magnésio e é muito bom também!

Espero ter ajudado, tudo de bom aí Pat!

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Pat Feldman May 28, 2014 at 19:16

Ótimas dicas Danilo, obrigada! Uma colher de sopa de óleo de coco vai muitíssimo bem nesse suco verde. Eu não coloco, porque junto com o suco tomo uma xícara de Nesspresso com a colher do óleo de coco. Fica bom DEMAIS!!

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Patrícia Tabalipa June 2, 2014 at 19:31

Eu adiciono 3 tipos de oleaginosas ( 1 de cada), não sabia dos malefícios da couve! Tenho hipotiroidismo e sempre coloquei em meu suco… :/

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Mariana September 1, 2014 at 23:31

Pat, quando tomamos café junto com folhas a absorção de alguns nutrientes (o ferro por exemplo) é danificada, prefira tomar o café separado desse tipo de alimento.

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Pat Feldman September 2, 2014 at 8:31

Mariana, obrigada pela dica! Eu tomo meu suco verde logo ao acordar, o café da manhã mesmo vem mais de uma hora depois. Mas acho que como lanche, entre refeições, também pode ser uma boa! Ocasionalmente, com outros alimentos, para uma pessoa saudável, não deve fazer mal.

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Eva Maria May 28, 2014 at 22:29

Já fazia algo parecido com maçã, couve, cenoura, nabo, gengibre, limão ou laranja, salsa. Fica muito bom e pode-se variar também com abacaxi, manga, pera, ameixa,goiaba, beterraba, rúcula, chicória, agrião, alface,pepino, abóbora, linhaça, gergelim, castanhas, aimpim cozido, batata, inhame, as vezes dependendo do que tenho e da necessidade da hora. Também não ponho açúcar ou semelhante, embora raras vezes ponho um pouco de mel de cana ou mesmo açúcar. Paz e Amor!

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Vanisa May 29, 2014 at 16:06

Olá

Gengibre e cúrcuma em pó não são uma boa opção?

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Pat Feldman May 29, 2014 at 16:58

Sim, são! Mas eu sempre que consigo, opto pelos frescos, porque acho mais saboroso!

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Vanisa May 29, 2014 at 17:07

Ah que bom, aqui na minha cidade não existe raiz de cúrcuma crua, mas em pó eu consigo :)

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Zilda Santiago Maciel May 31, 2014 at 21:14

Adorei as dicas e vou por em prática. ..Bjsss Pat

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Ana Flavia June 1, 2014 at 9:30

Pat, adorei a sua receita de suco verde! Eu também tenho um trambolhão em casa e no início eu até usava ele, agora só está juntando poeira… Mas eu também queria voltar a fazer suco verde! É um alento poder fazer no liquidificador sem tanta confusão rs.

Agora, vc está fazendo essa receita toda só para você? Como é o rendimento dessa receita? Vou testar essa semana sem falta! bjos

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Pat Feldman June 1, 2014 at 15:43

Ana, estou fazendo uma receita dessa só pra mim sim. Dá um copão cheio!

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Patricia Frenkel Correia June 4, 2014 at 14:20

Olá Pat

Sabe me informar qual a vantagem do probiotico neste suco ? É essencial colocá-lo ?

Obrigada

Patricia

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Pat Feldman June 4, 2014 at 20:08

Patricia, o consumo de probióticos nos oferece mil benefícios: saúde intestinal, melhora o sistema imunológico, digestão, etc. O uso no suco não chega a ser essencial, mas eu acho bastante recomendável, é mais um jeito de incluir probióticos na rotina alimentar.

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fernanda June 9, 2014 at 21:41

Oi pat, sou apaixonada pelo seu site, devoro todas as informações daqui… eu tomo suco todo dia, mas faco o seguinte: bato 1 vez por mes couve + beterraba + gengibre + pepino + grao germinado (sem agua nenhuma, seguindo a receita do terrapia da fiocruz). E congelo porcoes diarias. Todo dia descongelo uma porcao e bato com uma maca ou pera. No meu raciocionio é melhor tomar “congelado” do que nao tomar. Vc acha q faz sentido isso ou so serve se bater tudo fresquinho todo dia?

E fiquei preocupada com esse lance da couve… vou ter q trocar de folha… :(

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Pat Feldman June 10, 2014 at 20:19

Fernanda, a perda na verdade não ocorre no congelamento, mas sim na hora em que você tritura as folhas e frutas, por isso não acho mesmo que seja um bom negócio. Como eu digo no texto, se você deixa as frutas e verdura previamente lavadas, você não gasta nem 5 minutos preparando o suco, e convenhamos que lavar um copo de liquidificador também não dá taaaaanto trabalho assim, né!
Vale a pena bater tudo fresquinho diariamente, até o sabor é outro!
Quanto à couve, beeeeem de vez em quando tudo bem, mas para todos os dias realmente não recomendo. Varie entre várias opções de folhas!

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fernanda June 11, 2014 at 12:25

Brigada pela resposta, Pat.
É, antes eu fazia todo dia, mas depois q passei a ir pra academia de manhã antes de ir pro trabalho, tendo que sair de casa as 6 da manhã comecei a congelar, pq no meu liqui eu levo uns 10-15 minutos pra bater tudo… de repente ate troco de liquidificador, vou dar uma pesquisada em algum mais potente e variar as folhinhas… A outra que eu adoro no suco é espinafre, mas já vi q não é bom também.. ó céus! rsrsrs
bj grande!

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Vinicius June 16, 2014 at 11:14

Bom dia, Pat Feldman.
Eu fazia com frequência o suco verde coado em voil. Sendo assim, devido a essas informações que você passou, algumas dúvidas me surgiram. Agradeço se puder respondê-las:
1. Os efeitos negativos das verduras que vc citou permanecem mesmo coando no voil?
2. Aprendi a fazer um Salada Fermentada no site do Dr Mercola e consumo praticamente todo dia. Pergunto: a fermentação do repolho elimina os efeitos negativos? Se sim, isso vale para qualquer verdura fermentada?
3. Nessa sua receita vc recomenda “1 xícara de verdura crua”. Isso me parece bem pouquinho, é isso mesmo? Tipo, uma simples folha de alface já enche a xícara, não é mesmo?
4. Quando não tiver o probiótico, posso por no lugar o Rejuvelac feito a partir de trigo germinado?
Desde já agradeço.

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Pat Feldman June 19, 2014 at 9:19

Respondendo às suas perguntas, Vinicius:
1. Sim, os efeitos nocivos persistem mesmo no suco coado.
2. Vegetais fermentados são excelentes. Neutralizam o ruim e ativam diversas enzimas benéficas.
3. Falo em uma xícara “apertada”!! kkkkk Vou melhorar a receita!
4. Pode usar o Rejuvelac sim. Eu ainda não fiz aqui em casa. É gostoso?

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Priscila July 23, 2014 at 11:09

Pat bom dia! Tem alguma matéria aqui que fale dos efeitos nocivos das verduras citada? Obrigada!

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Pat Feldman July 23, 2014 at 19:30

Nada detalhado ainda Priscila, a não ser sobre o espinafre: http://pat.feldman.com.br/2011/06/01/espinafre-uma-delicia-de-verdura/

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Priscila August 8, 2014 at 16:53

Ok! Obrigada!

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Flavia August 28, 2014 at 12:52

Pat, Adorei a receita obrigada! Constumo colocar uma semente como linhaça, gergelim ou chia (deixo de molho desde o dia anterior) no meu suco. Você não aconselha o uso de sementes?

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Pat Feldman August 28, 2014 at 13:48

Flavia, acho desnecessário, mas se for colocar, sempre deixada de molho antes!

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Maria Claudia August 28, 2014 at 21:41

E o salsao?

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Pat Feldman August 29, 2014 at 5:31

Vou confirmar, Maria Claudia, mas quase certeza que tudo bem (tirando o fato de eu não gostar dele cru!! hehehe)

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vera lucia alencar September 1, 2014 at 9:43

Bom dia, Pat.
Costumo bater a couve com a hortela, e depois congelo. Quem me ensinou foi uma nuticionista esta correto, outro problema é que como saio de casa muito cedo não tenho como fazer uso do suco pela manhã, exite problema em usar o suco a noite.

Reply

Pat Feldman September 1, 2014 at 10:29

Vera, o suco verde pode ser tomado a qualquer hora do dia, mas eu evitaria a couve crua totalmente. Há tantas outras opções de verduras mais adequadas para serem consumidas cruas!

Reply

Flávia November 4, 2014 at 11:02

Oi Pat, além do pepino posso colocar cenoura e beterraba? Também costumo colocar Salsinha, cebolinha ou hortelã, tudo bem? Obrigada

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Pat Feldman November 4, 2014 at 11:04

Eu coloco o que a imaginação manda!!!!! Essa receita é só a minha favorita!

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