Bebidas Café da Manhã DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Suco Verde Probiótico

O suco verde pode e deve fazer parte da sua rotina alimentar. Em um simples copo a gente consegue colocar uma quantidade bem significativa de verduras, que dificilmente conseguiríamos consumir  em uma refeição.

Um dia desses, há algum tempo, eu decidi que faria suco verde em casa e a minha primeira providência foi fazer um estrago na conta bancária e comprar uma centrífuga, ou juicer como muitos gostam de chamar hoje em dia. Mas eu tenho uma coisa a dizer, o juicer é um gasto totalmente desnecessário para quem quer tomar suco verde, e eu diria até que é desaconselhável.

As fibras do suco verde

No juicer as fibras todas das frutas e verduras se perdem. NESTE ARTIGO eu explico (entre outras coisas) porque eu não acho as fibras tão fundamentais assim, mas em alguma quantidade e associadas a outros bons hábitos alimentares, elas são importantes sim.

Outro problema do juicer é aquecer demais os alimentos na hora da extração do seu suco. O processo de cortar, picar e triturar frutas e verduras por si só já oxida vários nutrientes dos alimentos, e se isso ocorrer em temperaturas elevadas, o prejuízo pode ser maior ainda! O aumento da temperatura ocorre por ação física, a fricção dos alimentos com o mecanismo em altíssima velocidade gera esse calor naturalmente. Já no liquidificador isso não ocorre, o processo é bem mais delicado, então temos nutrientes mais bem preservados.

A minha amiga Carol Morais, nutricionista, me contou que lá nos Estados Unidos já existe um juicer super moderno que de alguma forma não deixa esse aquecimento acontecer. Não conheço a máquina nem o mecanismo, mas se um juicer comum já é bem caro, imagina esse aí tão especial… Não sei se vale a pena…

Use o liquidificador

E foi justamente depois de assistir a uma das Oficinas Detox da Carol, há anos atrás, que eu resolvi aposentar o juicer caro e grande (um trambolho até para as maiores cozinhas) e usar o meu liquidificador, que é mais prático até para limpar depois – porque comida prática de verdade deve ser prática até na hora limpar o que se sujou!

Baseado no que aprendi com a Carol, com o que testei em casa e pesquisei nos meus livros, criei um esqueminha super prático para preparar suco verde em casa e variá-lo um pouquinho a cada dia, assim você não enjoa e varia em sabor e nutrientes.

As frutas do suco verde

Leia as dicas até o fim, porque alguns truques são fundamentais e fazem toda a diferença não só no sabor, mas também no resultado final para a sua saúde. Nem todo verde é do bem sempre. Algumas verduras, quando consumidas cruas, podem fazer mais mal do que bem, especialmente se você tiver alguma sensibilidade em especial.

Note que no suco verde a quantidade de frutas usadas é muito pequena em relação aos demais ingredientes, e LEIA AQUI porque eu acho que suco de frutas, mesmo natural, é uma péssima opção de bebida em qualquer idade.

Ingredientes

1 xícara de verdura crua (leia abaixo sobre a escolha das melhores verduras)

sumo de um limão

⅓ de xícara de fruta picada

⅓ de xícara de probiótico

⅓ de xícara de água filtrada

1 pepino pequeno orgânico

1 colher de sopa de raíz aromática

1 colher de sopa de linhaça ou chia (deixe de molho no líquido probiótico, soro de iogurte ou kefir)

Modo de Preparo

Juntar todos os ingredientes no liquidificador e bater até obter uma bebida completamente uniforme.

Diferente do suco preparado no juicer, este suco verde fica mais cremoso, e na minha opinião, muito mais agradável de beber.

Descrição dos ingredientes

Verdura

Use qualquer verdura que você comeria crua numa salada. As minhas favoritas são alface (qualquer tipo) e rúcula. Agrião também é ótima pedida.

Algumas verduras entretanto não devem ser consumidas cruas, pelo menos não diariamente. Repolho, brócolis, couve manteiga e couve de Bruxelas contém substâncias que bloqueiam a produção de hormônios da tiróide, então devem ser evitados rotineiramente, especialmente para quem já tem algum tipo de problema com esses hormônios. As folhas de beterraba, espinafre e acelga contém ácido oxálico, que pode bloquear a absorção de cálcio e ferro e pode ainda irritar o trato intestinal. As folhas de beterraba eu uso muito de vez em quando para variar, porque apesar do ácido oxálico, são extremamente saborosas, levemente adocicadas.

Frutas

As minhas favoritas para o suco verde são o abacaxi (uma fatia fina), mamão (a medida indicada) ou uma banana pequena e bem madura

Probiótico

Você pode usar o soro de iogurte, soro do kefir de leite ou o kefir de água. CLIQUE AQUI e leia mais sobre os enormes benefícios que o consumo rotineiro de probióticos oferece. NESTA RECEITA eu explico direitinho como obter o soro de iogurte ou kefir.

Pepino Orgânico

Veja que no caso do pepino, eu faço questão que seja orgânico, já que é um vegetal que quando plantado da forma convencional, é muito castigado pelos pesticidas

Raíz Aromática

A raíz aromática pode ser o gengibre fresco ou a raíz de açafrão fresca. Este ingrediente é opcional, mas recomendo que usem, porque só acrescenta mais e mais benefícios. O açafrão da terra, rico em cúrcuma, atualmente é tido como um alimento quase mágico, de tantos benefícios que trás à saúde. Preciso falar mais sobre ele aqui no Crianças na Cozinha.

SEMPRE que for possível – e faça um esforço para tornar possível – use ingredientes orgânicos, principalmente as verduras, que quando batidas no suco, ficam muito mais concentradas.

Não aumente a quantidade de frutas do suco. Leia mais sobre o assunto AQUI.

Cozinha fácil e prática

Economize tempo deixando frutas, legumes e verduras já lavados assim que chegar da feira, mas SEMPRE prepare seu suco verde e consuma imediatamente, porque os nutrientes podem se oxidar rapidamente após o preparo do suco. Deixando tudo lavado na geladeira (ou fora dela, no caso de algumas frutas), você não gasta nem cinco minutos preparando seu suco, e só suja o liquidificador e os copos para beber.

Ofereça o suco aos seus filhos, e tome sempre na frente deles. Crianças tendem a implicar com comidas verdes, mas o suco só faz bem, e se eles o virem sempre tomando o suco com prazer, pode ser que um dia fiquem curiosos em provar. Mas não force a barra!

Eu nunca adoço o meu suco verde, e realmente não sinto necessidade alguma. Mas se você acha que ele fica amargo (por causa das folhas) demais ou azedo (por causa do limão) ou ardido (por causa do gengibre), uma colher pequena de mel adoça o suficiente e ainda oferece os benefícios do mel.

Suco verde a qualquer hora

Eu gosto de tomar meu suco verde todas as manhãs, antes de comer qualquer outra coisa. A sensação é muito agradável, parece que ele “limpa” o organismo todo e o prepara para o longo dia que teremos pela frente. Mas nada impede que você consuma o seu suco verde probiótico a qualquer hora do dia.

Agora é só experimentar e aproveitar!!!!

Leia mais

Essa receita de suco verde é uma parte muito especial do meu Projeto Cores na Cozinha, onde clientes da cidade de São Paulo recebem diariamente suas refeições do dia fresquinhas, super saborosas, saudáveis e coloridas.

O sucesso do projeto foi tanto, que ele virou um livro, assim quem está longe também pode se beneficiar do cardápio de 14 dias. O livro está disponível em versão impressa, e-book Kindle ou em PDF. Escolha sua versão favorita e compre já. Sua saúde e seu paladar agradecem!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

48 comentários

  1. Pat eu fazia toda manhã um suco parecido: 1 fatia de abacaxi, 1/2 maçã, 1 folha de couve manteiga, algumas folhas e hortelã, e as vezes gengibre. Batia tudo com um copo pequena de água.
    Mas parei de fazê-lo quando soubre desse bloqueio que a couve causa à produção de hormônio tireoidiano. Eu tenho hipotiroidismo.
    Mas eu nunca tinha pensado em substituí-la, porque na minha cabeça, tinha que ser uma folha verde escura. E como o espinafre também tem seu malefícios se consumido cru, parei de vez.
    Estou errada em pensar exclusivamente na folha verde escura??
    Não vejo muita “saúde” no alface. Você me entende? rsrs

    1. Danila, cada folha tem lá seus nutrientes, algumas mais, outras menos. Faça com alface, rúcula, agrião. Cada uma das folhas tem suas vantagens! Deixa as folhas proibidas cruas, para serem consumidas deliciosamente refogadas!

      1. Nossa, eu tomo suco verde todos os dias de couve manteiga e tenho hipo, não sabia da toxidade. Obrigada pelo post.
        Então posso usar alface, rúcula e agrião orgânicos no lugar da couve sem medo?

        O brócolis e a couve flor eu sempre cozinho a vapor. Dessa forma, o consumo pode ser diário?

          1. Eu consumo praticamente que diariamente umas 3 porções de algumas dessas verduras como, brocolis, repolho, couve manteiga e couve de bruxelas porque elas contém o Indol-3-carbinol. Você conhece?

            O brocolis e a couve de bruxelas faço no vapor, me ensinaram que deve cozinhar por uns 8 minutos. Depois do primeiro minuto abrir a tampa por 15 segundos para sair a toxidade. Está certo?

            O repolho gosto de fazer refogado.

            A couve manteiga eu fazia suco verde, não sabia que ela era tóxica crua. Agora vou mudar alface, agriao e rucula.

            Pesquisando e aprendendo.

  2. Queria acrescentar aqui uma informação que li no livro do Chris Kresser: grande parte das vitaminas e nutrientes presentes nas folhas e vegetais são lipossolúveis e melhores absorvidas na presença de gorduras boas. Assim sendo, sempre adiciono abacate, ou côco maduro a meus sucos verdes ou de qualquer cor, e a saladas.
    Também não sinto necessidade de acrescentar açucar em sucos, mas quando adiciono (normalmente quando vou bater cacau cru organico com abacate, porque é MUITO azedo) utilizo mel E melaço, que contém magnésio e é muito bom também!

    Espero ter ajudado, tudo de bom aí Pat!

    1. Ótimas dicas Danilo, obrigada! Uma colher de sopa de óleo de coco vai muitíssimo bem nesse suco verde. Eu não coloco, porque junto com o suco tomo uma xícara de Nesspresso com a colher do óleo de coco. Fica bom DEMAIS!!

      1. Pat, quando tomamos café junto com folhas a absorção de alguns nutrientes (o ferro por exemplo) é danificada, prefira tomar o café separado desse tipo de alimento.

        1. Mariana, obrigada pela dica! Eu tomo meu suco verde logo ao acordar, o café da manhã mesmo vem mais de uma hora depois. Mas acho que como lanche, entre refeições, também pode ser uma boa! Ocasionalmente, com outros alimentos, para uma pessoa saudável, não deve fazer mal.

  3. Já fazia algo parecido com maçã, couve, cenoura, nabo, gengibre, limão ou laranja, salsa. Fica muito bom e pode-se variar também com abacaxi, manga, pera, ameixa,goiaba, beterraba, rúcula, chicória, agrião, alface,pepino, abóbora, linhaça, gergelim, castanhas, aimpim cozido, batata, inhame, as vezes dependendo do que tenho e da necessidade da hora. Também não ponho açúcar ou semelhante, embora raras vezes ponho um pouco de mel de cana ou mesmo açúcar. Paz e Amor!

      1. Ah que bom, aqui na minha cidade não existe raiz de cúrcuma crua, mas em pó eu consigo :)

  4. Pat, adorei a sua receita de suco verde! Eu também tenho um trambolhão em casa e no início eu até usava ele, agora só está juntando poeira… Mas eu também queria voltar a fazer suco verde! É um alento poder fazer no liquidificador sem tanta confusão rs.

    Agora, vc está fazendo essa receita toda só para você? Como é o rendimento dessa receita? Vou testar essa semana sem falta! bjos

  5. Olá Pat

    Sabe me informar qual a vantagem do probiotico neste suco ? É essencial colocá-lo ?

    Obrigada

    Patricia

    1. Patricia, o consumo de probióticos nos oferece mil benefícios: saúde intestinal, melhora o sistema imunológico, digestão, etc. O uso no suco não chega a ser essencial, mas eu acho bastante recomendável, é mais um jeito de incluir probióticos na rotina alimentar.

  6. Oi pat, sou apaixonada pelo seu site, devoro todas as informações daqui… eu tomo suco todo dia, mas faco o seguinte: bato 1 vez por mes couve + beterraba + gengibre + pepino + grao germinado (sem agua nenhuma, seguindo a receita do terrapia da fiocruz). E congelo porcoes diarias. Todo dia descongelo uma porcao e bato com uma maca ou pera. No meu raciocionio é melhor tomar “congelado” do que nao tomar. Vc acha q faz sentido isso ou so serve se bater tudo fresquinho todo dia?

    E fiquei preocupada com esse lance da couve… vou ter q trocar de folha… :(

    1. Fernanda, a perda na verdade não ocorre no congelamento, mas sim na hora em que você tritura as folhas e frutas, por isso não acho mesmo que seja um bom negócio. Como eu digo no texto, se você deixa as frutas e verdura previamente lavadas, você não gasta nem 5 minutos preparando o suco, e convenhamos que lavar um copo de liquidificador também não dá taaaaanto trabalho assim, né!
      Vale a pena bater tudo fresquinho diariamente, até o sabor é outro!
      Quanto à couve, beeeeem de vez em quando tudo bem, mas para todos os dias realmente não recomendo. Varie entre várias opções de folhas!

      1. Brigada pela resposta, Pat.
        É, antes eu fazia todo dia, mas depois q passei a ir pra academia de manhã antes de ir pro trabalho, tendo que sair de casa as 6 da manhã comecei a congelar, pq no meu liqui eu levo uns 10-15 minutos pra bater tudo… de repente ate troco de liquidificador, vou dar uma pesquisada em algum mais potente e variar as folhinhas… A outra que eu adoro no suco é espinafre, mas já vi q não é bom também.. ó céus! rsrsrs
        bj grande!

  7. Bom dia, Pat Feldman.
    Eu fazia com frequência o suco verde coado em voil. Sendo assim, devido a essas informações que você passou, algumas dúvidas me surgiram. Agradeço se puder respondê-las:
    1. Os efeitos negativos das verduras que vc citou permanecem mesmo coando no voil?
    2. Aprendi a fazer um Salada Fermentada no site do Dr Mercola e consumo praticamente todo dia. Pergunto: a fermentação do repolho elimina os efeitos negativos? Se sim, isso vale para qualquer verdura fermentada?
    3. Nessa sua receita vc recomenda “1 xícara de verdura crua”. Isso me parece bem pouquinho, é isso mesmo? Tipo, uma simples folha de alface já enche a xícara, não é mesmo?
    4. Quando não tiver o probiótico, posso por no lugar o Rejuvelac feito a partir de trigo germinado?
    Desde já agradeço.

    1. Respondendo às suas perguntas, Vinicius:
      1. Sim, os efeitos nocivos persistem mesmo no suco coado.
      2. Vegetais fermentados são excelentes. Neutralizam o ruim e ativam diversas enzimas benéficas.
      3. Falo em uma xícara “apertada”!! kkkkk Vou melhorar a receita!
      4. Pode usar o Rejuvelac sim. Eu ainda não fiz aqui em casa. É gostoso?

  8. Pat bom dia! Tem alguma matéria aqui que fale dos efeitos nocivos das verduras citada? Obrigada!

  9. Pat, Adorei a receita obrigada! Constumo colocar uma semente como linhaça, gergelim ou chia (deixo de molho desde o dia anterior) no meu suco. Você não aconselha o uso de sementes?

  10. Bom dia, Pat.
    Costumo bater a couve com a hortela, e depois congelo. Quem me ensinou foi uma nuticionista esta correto, outro problema é que como saio de casa muito cedo não tenho como fazer uso do suco pela manhã, exite problema em usar o suco a noite.

    1. Vera, o suco verde pode ser tomado a qualquer hora do dia, mas eu evitaria a couve crua totalmente. Há tantas outras opções de verduras mais adequadas para serem consumidas cruas!

  11. Oi Pat, além do pepino posso colocar cenoura e beterraba? Também costumo colocar Salsinha, cebolinha ou hortelã, tudo bem? Obrigada

  12. Tomei o Suco Detox (couve,suco de laranja,gengibre, mel, maça) e ao contrário me fez é mal. Senti inchaço, tonteira e sensação de garganta apertada.
    Não entendia o porquê. Até ler hoje sobre o assunto da toxidade da couve.
    Como faço agora para “desintoxicar” o suco que eu “achava” que ia desintoxicar e agora acabou me intoxicando????? Vou voltar para minha alimentação normal (proteinas/carboidatros/verduras COZIDAS!!!!
    Obrigda
    Bia

    1. Bianca, troque a couve por verduras que você normalmente comeria crua em saladas, como alface, rúcula e agrião, por exemplo. A couve não faz mal ocasionalmente, mas todos os dias não é mesmo recomendada. As nutris bem atualizadas certamente confirmarão essa informação.

  13. Olá Pat, ótimas dicas! Em uma recente viagempara o exterior, compramos o NutriBullet, para facilitar o preparo do suco verde! Estamos amando! Vc conhece? Valeu cada centavo!

  14. Oi pat, td bem? Acompanho seu site ha uns 3 anos e mudou meu estilo de vida… Parabens pelo trabalho! Tenho um nene de 1 ano, alem de iogurte eu ppsso dar soro pra ele? Estou ansiosamente aguardando meu kefir de leite, agua e caspian chegarem, mas queria ter ctza de que nao tem contra indicacoes pra dar pra ele… Nao achei nada na net! Tem alguma dosagem “maxima” rwcomendada de probioticos para nenes? Un abraço!

    1. Ana, eu sempre coloquei uma colher de soro no leite dos meninos, desde sempre! É uma boa fonte de probióticos! Eu colocava cerca de uma colher a cada mamadeira.

  15. Pat, a única coisa que não uso ainda é justamente o probiótico… O kefir parece coisa de uma seita religiosa, difííííícil de achar aqui em Brasília!

    Pode-se usar iogurte integral no lugar?

  16. Pat, entrei no seu site por indicação da Lara no snap de ontem e estou adorando.

    Referente ao suco verde, eu tenho uma dúvida. Faço pra mim com couve, cenoura, alho, gengibre e limão. Fiquei com dúvida quanto a combinação dos ingredientes. O que vc acha?

    As vezes substituo a cenoura por beterraba e o limao por laranja. Beijos!!!

  17. Achei sensacional, sou fã de sucos naturais e achei as dicas muito importante.

  18. Ótimo dia!!! amei todas a informações acima, posso substituir a couve por espinafre no suco verde ( ofereço pra crianças de 2 e e 4 anos)?

  19. Muitíssimo obrigada!!!! como te falei os meus filhos de 2 anos e 4 anos tomam todos os dias sucos de legumes….vou substituir como vc me falou sim…. Veja só a minha receita…. esta certo?
    Suco verde: Rúcula ou agrião, fiz com alface eles não gostaram kkkk
    uma fruta: um limão pra duas crianças e uma banana nanica bem madura pra adoçar ou mel puro e agua ou agua de coco.
    de vez em quando faço com suco de laranja no lugar de limão espremido e não batido. Já estudei que suco de frutas faz mal…..deu um nó na minha cabeça o que eu faço agora….
    Faço também a receita acima no lugar da verdura verde, faço com chuchu cru, cenoura crua e abóbora moranga cozida. USO SEMPRE UMA COLHER DE BIOMASSA DE BANANA VERDE NOS SUCOS DELES….EU MESMO FAÇO A BIOMASSA. Tem mais, o meus filhos não tomam leite de vaca….por opção…. aguardo sugestões, deixe já agradeço….

Comentários estão encerrado.