Nós nem sempre temos disposição ou tempo para preparar refeições completas do zero. Ter alguns molhos prontos no freezer pode te ajudar tremendamente a preparar refeições deliciosas tendo muito menos trabalho.
Anota as minhas ideias de molhos para ter pronto no seu freezer e o que você pode fazer com eles (clique no nome de cada molho para acessar as receitas):
Molho bolonhesa
Um bom molho bolonhesa com macarrão é praticamente uma unanimidade, mas este é um molho que dá para usar de muitas outras maneiras. Com uma quantidade generosa de molho (a parte líquida), ele vai bem com purês ou polenta. Um pouco mais sequinho pode (e deve) ser usado para montar uma boa lasanha de massa tradicional ou uma versão sem glúten, com lâminas de pupunha, de abobrinha ou lasanha de berinjela.
Molho de tomates
Um bom molho de tomates é um dos grandes coringas em uma cozinha, e tê-lo pronto no freezer, congelado em porções vai te ajudar demais. O ideal é prepará-lo com bem poucos temperos, nada de ervas, bem neutro, para “personalizar” a cada uso.
Também sugiro uma versão de molho de tomates assados, um molho mais denso, ligeiramente defumado e também muito saboroso.
Tanto uma quanto outra versão podem ser usadas em massas, pizza caseira, ensopados e, batidos no liquidificador, podem ser servidos como uma deliciosas sopa de tomates, quente ou fria.
Moqueca (somente o molho)
A primeira parte – e a mais trabalhosa – do preparo de uma boa moqueca é o seu molho. Com o molho pronto, você decide se quer usar peixe, camarões, pupunha, banana da terra ou qualquer outra invenção que tiver. Estes molhos prontos vão te economizar um tempão, e vai permitir que você deguste essa delícia muito mais vezes!
Ragú de pato (ou frango)
Ragú é outro desses molhos que são super versáteis, nutritivos e saborosos. A minha receita oficial é com carne de pato, o pato que sobra do preparo do caldo de pato, mas dá pra fazer também com o ossobuco do caldo de carne ou com o frango desfiado do caldo de frango.
Assim como o bolonhesa, vai bem com massas, purês ou polenta. Também vai bem sobre um risoto de açafrão e, com o molho mais seco, dá um ótimo recheio para sanduíches ou tortas.
Redução de carne com vinho
É dos molhos mais simples, e por ser bastante concentrado, você pode congelar em porções pequenas. Fica delicioso para finalizar um bifinho grelhado, um picadinho mais caprichado ou o que sua imaginação mandar. A receita que importa para esse preparo é a do caldo de carne caseiro.
Para cada 4 medidas de caldo de carne, junte uma medida de vinho tinto seco. Não precisa sal nem pimenta, deixe isso para quando for usar o molho no prato, e mesmo assim precisará muito pouco ou quase nada. O caldo, que não leva sal em seu preparo, mas naturalmente contém algum sódio, fica bem salgadinho quando bem reduzido.
Você vai levar a mistura de caldo e vinho ao fogo algo e depois de ferver, deixe em fogo mínimo, ou até banho maria, até reduzir a ⅓ da quantidade inicial. Dependendo da consistência inicial do seu caldo de carne, o molho chega a ficar quase cremoso!
Shakshuka
Essa delícia de prato pronto não é exatamente um molho, mas a mistura básica, um refogadão de tomates, pimentão e especiarias, pode ficar pronto e congelado em porções individuais e na hora de degustar é só aquecer, finalizar com o ovo e ervas frescas e curtir. Uma delícia pra comer. com torradinhas crocantes.
Experimenta, e depois me conta!
Leia mais
Com as receitas de molhos prontos acima você já consegue variar bastante o seu cardápio de maneira prática, saborosa e nutritiva. Dicas não faltam, e tem muito mais!
Nos meus livros de receitas você encontra muitas outras receitas para o seu dia a dia, sempre muito práticas, saudáveis e saborosas. Os livros estão disponíveis em versão PDF pela plataforma Hotmart e em versão impressa ou e-book Kindle pela Amazon.com
Escolha os títulos que mais te interessam e garanta já! Lembrando que na versão PDF está disponível um combo promocional com 8 títulos a um preço bem camarada!