RECEITAS Sobremesas

Pirulito de Banana com Chocolate

O pirulito de banana com chocolate é um ótimo jeito de servir uma sobremesa ou lanche com nível alto de gostosura sem abusar das porcarias. O tipo de chocolate que você escolher fará grande diferença no quanto essa delícia será saudável – e vale a pena escolher a melhor opção!

Banana é praticamente uma unanimidade entre crianças e adultos. Chocolate não preciso nem dizer. Os dois juntos, banana e chocolate, fazem um casamento incrível! Alguém só precisa avisar meu filho mais novo que quase todo mundo gosta de banana e que banana é uma delícia. Ele não come banana nem amarrado!!

O que usar

Para essa receita muito simples você vai precisar de palitinhos de sorvete ou espetinho (lojas de artigos para festas em geral vendem). Vai precisar de papel manteiga, para forrar a travessa onde vai dispor os espetinhos antes deles irem ao freezer ou geladeira. Vai precisar também de confeitos variados (e eu vou sugerir algumas gostosuras bem mais saudáveis do que bolinhas coloridas artificialmente!).

Eu, mesmo no mundo das gostosuras quero oferecer sempre o melhor, sugiro confeitos como farofa de coco ou coco fresco ralado, nozes, castanhas, amêndoas ou amendoins grosseiramente triturados ou até a granola caseira. Mas nada (a não ser o excesso de açúcar, corantes e flavorizantes) impede que você use chocolate granulado ou granulados coloridos em geral, fica a seu critério.

De preparo mesmo, temos apenas o creme de cacau, que se você não faz questão de ser tão detalhista (nem eu sou sempre tão detalhista, tá!), pode substituir por barra de chocolate (pelo menos use chocolate meio amargo, tá!) derretida em banho maria.

Bem, mas vamos à receita da minha cobertura de cacau, fácil demais!

Ingredientes

1 xícara de gordura de coco (é o óleo de coco desodorizado e bem mais barato – aqui em São Paulo eu só encontro na Casa Santa Luzia), mas você também pode usar óleo de coco extra-virgem

1/2 xícara de rapadura ralada (ou um açúcar mascavo de boa procedência)

1/3 de xícara de cacau em pó

Modo de Preparo

Leve os ingredientes ao fogo baixo, mexendo sempre, durante 20 minutos. Assim como na receita do sorvete de lavanda, se o seu fogo não for fraco o suficiente, use o banho maria. O objetivo é dissolver o máximo possível o cacau e a rapadura na gordura de coco.

Desligue o fogo, tampe a panela e reserve, por pelo menos uma hora, até a mistura voltar à temperatura ambiente.

Se ao invés da calda caseira você preferir, pode simplesmente derreter uma barra de chocolate em banho maria, fogo muito baixo, até que ela fique cremosa, bem lisa. Se optar pela barra de chocolate, use uma boa marca, com pouco ou nenhum aditivo e de preferência do tipo amargo ou meio amargo. Não é porque é gostosura, que tem que fazer mal para a saúde!!

O mercado oferece excelentes marcas de chocolates “bean to bar”, que são preparados apenas com cacau puro e açúcar na medida certa. O sabor é outro! No evento de pequenos produtores gastronômicos que promovo, o The Bazaar Food, sempre tem ótimos produtores de chocolate de verdade para você conhecer.

Montagem do pirulito de banana

Agora, calda de cacau super saborosa pronta (ou barra de chocolate derretida), vamos à montagem dos nossos pirulitos:

  • Transfira a calda para um prato de sopa
  • Espete as bananas em palitos de sorvete ou espetinhos de churrasco – para cada pirulito não ficar grande e desajeitado demais, sugiro cortar as bananas ao meio.
  • Embeba cada espetinho na calda de chocolate e transfira para uma travessa forrada com papel manteiga. Note que a calda caseira, à base de gordura de coco, fica bem mais fina que o chocolate derretido, portanto, na hora de encobrir as bananas, a camada da calda caseira fica bem mais fina que ficaria a camada feita com chocolate derretido (até nisso eu acho melhor, assim a gente não abusa na quantidade!!)
  • Salpique as bananas achocolatadas com o confeito da sua preferência. Na imagem abaixo, eu usei farofa de coco, resultado aprovadíssimo!

Screen Shot 2014-11-25 at 5.27.15 AM

E nesta imagem abaixo, do site http://www.handimania.com/, uma versão menos saudável, mas bem lindinha e colorida. Para uma festa infantil, por exemplo, eu ficaria no meio termo: cobertura de chocolate amargo com confeitos de farofa de coco, nozes, castanhas e amendoins.

Screen Shot 2014-11-25 at 5.30.45 AM

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

4 comentários

  1. Pat, você continua encontrando a gordura de coco na Casa Santa Luzia? Entrei no site deles, mas não encontrei essa gordura.
    Obrigada,

Comentários estão encerrado.