DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS Sopas

Sopa de Cebolas à Francesa

Como falei ontem, frio tem tudo a ver com sopa, e como o frio resolveu apertar aqui em São Paulo, eu resolvi caprichar na sopa de hoje e preparar uma das minhas favoritas. Sopa de cebolas! Eu ainda não faço gratinada porque ainda não arrumei um bom prato de sopa que possa ir ao forno, mas o queijo na hora de servir, ocm a sopa ainda fumegando, não pode faltar!

Hoje meu filho foi dormir na casa da vovó e não vai provar a sopa, mas da última vez que a preparei, ele comeu com gosto (misturado à maior paixão dele: arroz integral!). Algumas crianças e adultos têm uma certa antipatia às cebolas. Um amigo nosso, o Sérgio, simplesmente não suporta – e eu nunca me lembro disso, toda vez que ele vem me visitar eu acabo tendo alguma coisa cheia de cebolas para servir… Mas não custa nada tentar provar. Quem sabe um dia a gente não muda de idéia?!? Eu mudei e hoje preparo como ninguém e adoro!

Ingredientes:

5 cebolas médias finamente fatiadas (eu gosto de misturar cebolas brancas e roxas)

1 dente de alho finamente picado

1 colher de sopa cheia de manteiga

1/2 xí­cara de vinho branco seco (como não tenho dele aqui em casa hoje, vou arriscar o vinho do porto, na mesma quantidade)

2,5 xí­caras de caldo de carne caseiro

1 xícara de água filtrada

1 colher de chá de tomilho seco (ou 2 de frersco)

Modo de Preparo:

Refogue a cebola na manteiga, em fogo alto, até que elas comecem a ficar ligeiramente marrons. Acrescente o alho picadinho e mexa bem.

Acrescente o vinho e mexa muito bem.

Quando o vinho secar, acrescente o caldo de carne, a água e o tomilho, abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, mexendo ocasionalmente.

Caso você queira deixar a sopa cremosa, bata uma parte dela no liqüidificador com 1 ou 2 colheres de sopa de creme de leite fresco.

Sirva com queijo gruyere ralado (ralo grosso) e croutons de pão italiano ou pão integral rústico.

Imagem: A minha cozinha!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

7 comentários

  1. E pra quem não tem o caldo de carne, não mora em SP para encomendar e não tem esse talento e essa paciência para coisas gostosas como Pat? Pode substituir de alguma forma? Se usar só água fica sem graça?

  2. Olá Pat…todas as vezes que uso o tomilho meu marido reclama do gosto de ‘areia’ rs, qual erva vc indica no lugar para melhor harmonizar com seus caldos?? (tenho feito os meus com alecrim…) seria melhor sálvia? ou o que? abrçs e obrigada

  3. Patt,
    A manteiga que você normalmente usa nos seus preparos, é aquela comum que a maioria gosta de substituir por margarina ao passar no pão, ou é a manteiga para uso culinário, normalmente vendida em tabletes?
    A forma que você cozinha é totalmente nova pra mim.. nunca vi ninguém cozinhar parecido!

    Um abração!!

    1. Sabrina, manteiga é manteiga, e tanto faz usar em tablete ou a do pote. Em geral eu compro manteiga orgânica da feira.

Comentários estão encerrado.