RECEITAS Sobremesas Sorvetes

Sorvete de Morangos Caseiro

sorv-morango.jpg[ratings]

Como eu prometi ontem, mesmo com o frio danado que tem feito em São Paulo, aí­ vai a minha receitinha de sorvete de morangos, de preferência orgânicos.

Aqui em casa temos uma máquina de sorvetes, mas o artigo de ontem dá ótimas dicas de como preparar um delicioso sorvete sem precisar de uma delas. Quem fizer sem máquina, depois passa aqui para contar o resultado!!

Ingredientes:

2 xí­caras de morangos orgânicos

2 gemas de ovo caipira (se puder ser orgânico, melhor ainda!)

1 colher de sopa de araruta

2 xí­caras de creme de leite fresco (se puder ser orgânico e cru, é perfeito!)

1/2 xí­cara de melado de cana, rapadura ralada ou maple syrup natural (eu tenho usado cada vez menos quantidade, acostumei o meu paladar a doces menos doces)

1/4 de colher de chá de extrato natural de amêndoas (ou de baunilha, que você pode fazer em casa)

Modo de Preparo:

Bata os morangos no liquidificador ou processador de alimentos até obter um purê (você pode reservar alguns inteiros para colocar no final)

Adicione as gemas, creme de leite e araruta.

Quando a mistura ficar homogênea, adicione gradualmente o melado ou rapadura ou maple syrup – você não precisa usar toda a medida, vá experimentando até achar o ponto de doçura do seu gosto.

Transfira para a máquina de sorvete e bata conforme as instruções do fabricante.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

25 comentários

  1. Essa com certeza tá na lista das receitas que vou fazer – assim que o tempo permitir. Só não sei onde encontrar a tal da araruta…

    Vc já tentou usar o “cream cheese” de iogurte no lugar do creme de leite (ou substituindo parte dele)? Tive uma experiência ótima fazendo sorvete com ele.

    Uma dúvida: a sensação de doce diminui depois que o sorvete congela, não é? O certo não seria fazer um pouquinho mais doce que o ponto ideal, para depois que gelar ficar no ponto correto?

    Beijos!

  2. Eu também não encontro a araruta aqui em Goiânia…Pat, há algum outro igrediente para substituir?? Abraços!

  3. Pessoal, a araruta é uma “prima” da mandioca mas pelo que sei tem um índice glicêmico menor.

    Aqui em São Paulo, de vez em quando, eu a encontro no Mercadão – aí quando encontro compro um monte porque nunca sei quando vai aparecer de novo. Já vi também na Casa Santa Luzia. Uma senhora velhinha que mora no meu prédio diz que já viu no Pão de Açúcar. Eu nunca vi por lá…

    Na receita de pão de queijo eu substituo a araruta por uma mistura em partes iguais de polvilho doce e azedo. Não fica exatamente a mesma coisa, mas o resultado é beeeeeem apetitoso!!!

    Se alguém tentar essas substituição no sorvete, venha aqui contar o resultado depois!!!

    Agora com araruta ou polvilho, não esperem um sorvete Kibom – o nosso aqui é artesanal e natural de verdade, sem química prá deixá-lo mais fofo e macio…

  4. Pat , fiz uma receita de sorvete de morango e acho que vc vai gostar. Fica muito bom.

    Pique os morangos(uma caixinha) e misture com 3 colheres de sopa de melado. Bata no liquidificador 1 xícara de iogurte, 100ml de leite e os morangos. Leve para refrigerar e depois coloque na sorveteira.

    É booooom

    1. Liana, deve ter ficado uma delícia mesmo!! Eu gosto muito de usar iogurte nas minhas receitas de sorvete, mas no lugar do leit prefiro o creme de leite- deixa mais cremoso!

  5. Só mais uma dúvida: não tenho acesso a ovos caipiras orgânicos, por isso acabo não fazendo suas receitas de sorvete. Morro de medo de consumir gema crua. Dá para substituir?

    1. Liana, eu não vejo as receitas sem ovos! Eles dão cremosidade e consitência aos sorvetes de uma forma inigualável!! Estou escrevendo sobre esse problema de gemas cruas, salmonella, etc.

      Aguarde!

  6. Pat, pra que serve a araruta no sorvete? Estou tentando preparar um sorvete de capim santo, mas a unica receita que eu achei vai leite condensado, o que eu confesso não achar nada legal, e estou mal de criatividade. Alguma dica de substituição?

    1. A araruta aparentemente serve para não deixar formar gelo na massa, mas eu não tenho achado araruta por aqui e aprendi com a Fer, do Chucrute com Salsicha, que algumas gotas de álcool na massa fazem o mesmo efeito, daí o extrato natural de baunilha resolve bem o problema!

  7. Aproveitei que achei morangos orgânico e ontem fiz novamente a receita de sorvete que postei antes. Dessa vez eu aqueci um pouco o leite e acrescentei uma gema batida e misturei bem. Acrescentei também 100ml de creme de leite. Ficou muito mais cremoso. Já devoramos tudo…

  8. oi gosto muito de sorvete mas to muito triste pois não sabia que levava ovo, nunca mas vou comprar sorvete rsrsrs, me diga é obrigatório mesmo? posso fazer sem ovo, né? por favor, diga que sim, não suporto ovo ainda mas cru, nem frito e nem cozido veja a minha repugnancia! obrigada

    1. Sandy, a única vez em que fiz sorvete sem ovos, não gostei do resultado, mas se você quiser, pode tentar! Um aviso: o sorvete não fica com gosto algum de ovos, nem muito menos você vê nada parecido com ovos nele pronto.

  9. adorei essa receita so achei meio complicada achei que se tirasse a rapadura ia ficar melhor pq se nao vai ficar muito doce

    1. Mariana, a rapadura é uma das formas mais saudáveis de adoçar sobremesas. Se você acha muito doce, é só diminuir a quantidade.

  10. PAT, POR FAVOR, TENHO USADO COMO GELATINA A AGAR-AGAR, QUAL SUA OPINIÃO, QUE PARA MIM, É MUITO IMPORTANTE. OBRIGADA.

  11. PAT, POR FAVOR, A MUITO TEMPO VENHO OUVINDO PÉSSIMOS COMENTÁRIOS EM RELAÇÃO O PAPEL ALUMÍNIO, PARA ASSADOS, DIZEM QUE CONTAMINA TUDO, NÃO CONHEÇO NENHUM QUÍMICO DE ALIMENTOS QUE POSSA ME ESCLARECER, PAREI DE USAR A MUITO TEMPO MAS CERTEZA NÃO TENHO, ME FAZ MUITA FALTA, ME AJUDA, MUITO OBRIGADO!!

    1. Léia, eu parei de usar papel alumínio faz tempo, e para substituir, asso em panela de ferro (sem cabo de madeira) tampada

  12. Eu comprei araruta dos EUA pela internet , se alguém quiser aqui vai o link
    http://www.iherb.com/?rcode=BUK260
    É só escrever arrowroot starch na barra de procura e vai aparecer. A marca é Bobs Red Mill
    Me diz uma coisa, a gente usa a araruta crua no sorvete?

Comentários estão encerrado.