Acompanhamentos DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Ratatouille

Ratatouille é um prato vegetariano super típico da culinária francesa, que ganhou popularidade mundial após o lançamento do delicioso desenho animado homônimo.

Confesso que a combinação de ingredientes inicialmente não me atraía muito, mas foi só preparar a primeira vez pra viciar. Já começa pelo perfume durante o preparo, irresistível! Depois provei, ajustei as proporções ao meu gosto e hoje ratatouille tem lugar garantido na minha mesa!

No embalo do prato vale falar um pouco sobre a berinjela – ingrediente principal dessa iguaria – e a minha receita de Ratatouille, que serve 6 a 8 pessoas (depende do tamanho da fome e dos acompanhamentos).

* * * * *

A berinjela é normalmente associada à  dieta mediterrânea, porém sua origem é asiática. As primeiras berinjelas de que se tem notí­cia eram bastante pequenas e consumidas quase sempre na forma de conserva (os métodos tradicionais para produzir conservas envolvem a fermentação natural e/ou lactofermentação, e tornam o prato extremamente saudável).

Até a chegada das batatas à  Europa, vindas do Novo Mundo, a berinjela era um dos principais legumes consumidos e podia ser preparado de inúmeras formas, até mesmo como “batatas”-fritas.

A berinjela contém carotenóides, vitaminas do complexo B (em particular ácido fólico), vitamina C, potássio, fósforo e cálcio. Contém alguma proteína e é uma boa fonte de fibras.

A berinjela também contém componentes chamados escopoletina e escoparona, que têm o poder de bloquear convulsões.

A medicina ancestral africana costuma utilizar a berinjela para aliviar crises nervosas e crises de epilepsia. Era também utilizada com um contraceptivo natural.

Na Croácia, berinjelas desidratadas são utilizadas para tratar diversas doenças como o sarampo, alcoolismo e câncer de estômago.

* * * * *

Ingredientes

1 berinjela grande

2 abobrinhas italianas, cortada na longitudinal e depois finamente fatiada

1 pimentão verde, sem sementes e cortado em tiras

2 cebolas, descascadas e finamente fatiadas

4 tomates, descascados, sem sementes e picados

4 dentes de alho, descascados e amassados

1 colher de chá de tomilho seco

3/4 de xí­cara de azeite de oliva extravirgem

Modo de preparo

Existem dois segredos para que o ratatouille fique muito bom: refogar os legumes um de cada vez, e assá-lo em uma travessa rasa, para que o lí­quido em excesso evapore.

Fatie finamente a berinjela – se for orgânica, nem precisa descascar – e coloque em uma superfície coberta com sal. Cubra com algo pesado (uma tábua de corte, por exemplo) e deixe descansar por pelo menos 30 minutos – isso serve para remover o gosto amargo da berinjela). Enxágue rapidamente e seque com o auxílio de uma toalha limpa ou papel-toalha.

Refogue a berinjela em azeite extravirgem (2 colheres de sopa do azeite). Remova da panela com a escumadeira e passe para um pirex untado com azeite de oliva extra-virgem.

Refogue a seguir a abobrinha, o pimentão, cebolas e tomates – um de cada vez, na mesma panela, adicionando mais azeite sempre que necessário.

Junte os tomates e o tomilho ao pirex, por cima dos legumes refogados e asse em forno médio/alto por cerca de uma hora.

Esse prato é um daqueles que fica ainda mais delicioso no dia seguinte, requentado no forno mesmo,, por isso não tenha medo de prepará-lo em grande quantidade.

Para quem quer economizar trabalho, mas sabendo que o resultado será diferente, pode-se refogar tudo na mesma panela, com o cuidado de colocar um ingrediente por vez, nessa ordem: cebola, berinjela, pimentão, alho, abobrinha, ervas e tomates. Fazendo dessa forma, você notará que se forma mais líquido, e isso não é ruim! Uma ratatouille bem caldosa dá um ótimo molho para massas.

Leia mais

Variar o cardápio é tudo de bom, importante para a sua saúde e o seu paladar. Tem um livro que vai resolver esse assunto para você de uma vez por todas!

30 Dias de Comida de Verdade

PDF, Hotmart: https://hotm.art/comidadeverdadepatfeldman

Impresso Amazon: https://amzn.to/3pRPlca

Kindle Amazon (e-book): https://amzn.to/3cHvJlN

São 30 dias de cardápio com café da manhã, almoço e jantar, todas as receitas para preparar esses cardápios e muitas dicas para reaproveitar de um jeito muito gostoso eventuais sobras da refeição anterior. Tudo o que você queria e precisava em um único livro!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

4 comentários

  1. Pat,

    Onde você encontra o tomilho? Já procurei em vários lugares e nadinha de encontrá-lo.

  2. Pat, este site poderia mudar de nome né??
    ao invés de CRIANÇAS NA COZINHA poderia ser COZINHA MARAVILHSA DA PAT…rs
    Agora vou levar a sério e não só babar nas receitas, vou me atrever a realizá-las..ok?
    Beijos e já estou morrendo de saudades…rs

  3. Oi Pat! Quanto tempo! Que saudade! Eu adoro Ratatoule, as vezes faço. Vou ganhar bb no final deste mês. Mas vou dando nótícias assim que der. Bjs

  4. OLÁ! estou chegando agora e adorando.
    Não sei muito bem como participar do blog!!
    Gostaria muito de saber o que é usado para fermentar o iogurte caseiro, e também como fazê-lo !!!
    Abs.;
    Susie

Comentários estão encerrado.