Aperitivos e entradas Carnes RECEITAS

Kibe Cru

Kibe cru é uma delícia, e um belo dia eu resolvi preparar essa delícia em casa, porque quanto mais eu leio e pesquiso, mais eu tenho vontade de preparar a minha própria comida – a minha boa saúde e da minha família reflete o que comemos no nosso dia a dia.

Pratos clássicos e consagrados têm muitas versões espalhadas por aí, livros e internet. Pequenas variações nos temperos, nas proporções, dependendo do chef que executa, da região onde se prepara e do toque especial que cada um gosta de dar. Olhei diversas receitas e cheguei à minha versão de kibe cru, que eu espero que gostem.

Ingredientes

600g de patinho moído (as receitas mais tradicionais usam carne de cordeiro, pouco comum no Brasil)

3/4 de xí­cara de trigo para kibe

1 cebola pequena, muito finamente picada

½ colher de chá de canela em pó

¼ de colher de chá de noz moscada

Sumo de 1 limão pequeno

Sal e pimenta do reino a gosto

½ xícara de folhas frescas de hortelã

1 cebola média picada

Azeite extra-virgem a gosto

Modo de Preparo

Deixe o trigo de molho em água filtrada morna por cerca de 30 minutos

Passe para uma peneira e deixe escorrer. Aperte o trigo contra a peneira para realmente tirar todo o excesso de água.

Misture com a carne moída, a cebola finamente picada, canela, noz moscada e limão – use as mãos para misturar, fica mais bem feito e a textura é muito agradável.

Acerte o tempero com sal e pimenta do reino.

Passe para a travessa que vai servir, regando com um pouco de azeite.

Sirva acompanhado das cebolas picadas, folhas de hortelã e mais azeite extra-virgem.

Leia mais

Olha a dica para variar ainda mais o seu dia a dia na cozinha: o livro 30 Dias de Comida de Verdade vem com um cardápio completo de um mês com café da manhã, almoço e jantar e todas as receitas detalhadas para você seguir e se apaixonar!

O livro está disponível em versão impressa, e-book Kindle ou PDF.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

2 comentários

  1. Pat você está de parabéns! Sou descendente de arabe como quibe desde o meu nascimento, faço quibe desde sempre e é a primeira vez que vejo uma receita como a da minha familia, sem adição de cheiro verde, alho e outras misturas que não acredito quado vejo. A rceita que vc postou é igual a da minha avó, bisavó e mãe que vieram do Libano.
    Parabens mais uma vez

  2. Pat, se colocar água gelada, o kibe fica com uma cor mais bonita!
    Sirvo com cebola grande, cortada em 4 partes no sentido do comprimento… fica parecendo umas “barquinhas”, ai coloca o kibe dentro…
    Paz e luz!
    Martha

Comentários estão encerrado.