Uma bela gostosura, quando preparada em casa com os melhores ingredientes, pode SIM valer por uma refeição inteira, e foi exatamente este o meu jantar de ontem: sorvete de baunilha com salada de frutas. Mas repito: só vale se a gostosura for feita em casa, e só ocm ingredientes naturais, fresquinhos. Se puder ser tudo orgânico, melhor ainda!
Esse calorão fora de hora que tem feito em São Paulo não me deixou com muita fome. Uma salada teria caído muito bem, mas a slada toda aqui de casa já havia se acabado. Na falta de salada verde, salada de frutas. Para sustentar, um sorvete muito delicioso e muito nutritivo!
Ingredientes:
2 xícaras de creme de leite fresco
2/3 de xícara de leite fresco integral ou iogurte natural integral
1/4 de xícara de mel orgânico
3 gemas de ovos caipiras cruas
sementes de duas favas de baunilha
2 colheres de sopa de extrato natural de baunilha
Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea.
Leve a mistura à máquina de sorvete e siga as instruções do fabricante.
Caso você não tenha máquina de sorvete em casa, leve a mistura ao freezer. Assim que começar a gelar, bata na batedeira e volte ao freezer, deixando lá mistura de uma a duas horas. Bata novamente e repita o processo até conseguir a consistência cremosa do sorvete.
Outro dia vi uma receita de sorvete em um livro em inglês e eles pediam “double cream”. Este seria o nosso creme de leite sem soro???
grata
Pat, sou diabetica, posso substituir o mel, por qual outro adoçante?? por favor, essa receita me deu água na boca e parece facil!!!
Dri,
Obrigada pela sua pergunta.
Adoçantes artificiais são péssimos à saúde como um todo por mil motivos, e na minha opinião não deveriam ser usados por ninguém, muito menos por diabéticos.
Se o diabetes estiver sob controle e a pessoa já estiver restringindo totalmente os farináceos, pães, bolachas, massas, açúcar e doces industrializados da alimentação, é possível, como sobremesa, se deliciar com uma porção de sorvete caseiro que foi preparado com 1/4 de xícara de mel para uma quantidade equivalente a 6-8 porções de sorvete. Além disso, a gordura do creme de leite e os demais nutrientes presentes no mel não filtrado retardam a absorção do açúcar pelo organismo, fazendo com que ele seja absorvido aos poucos ao invés de rapidamente.
Espero ter esclarecido sua dúvida!
Pat, sou super grilada com ovo cru. Não dá para fazer sem?
Esse sorvete ficou DEZ, nota DEZ e para acompanhá-lo acabei de assar o bolo de cacau com coco.
Domingo sem bolo é muito sem graça.
Pat
E o ovo cru, não tem perigo por causa da salmonela?
bjs
Pat,
Qual a sua máquina de sorvete? Ela faz iogurte tbém?
E essa questão do ovo?
A minha máquina de sorvete faz só sorvete e é ua “marca genérica”, que comprei há alguns anos no site da ShopTime. É muito parecida com o modelo bem básico da Cuisinart.
Parabens pelo site e informaçeos importantes. De que forma posso usar a vanilina na fabricaçao do sorvete
Grato
Pat em primeiro quero dar meu parabens pelo artigos que tive a oportunidade de ler. Nas condições de diabético face um artigo escrito por no qual condena os adoçantes e qual o adoçante devo utilizar. Será que posso utlilizar adoçante sucraloze e onde comprar o mel orgânico.
Pat, o sorvete ficou uma delícia. Mas fizemos uma variação aqui em casa: acrescentamos a polpa de um maracujá (orgânico). Ficou um sorvete de maracujá delicioso.
Pat, amo todas as suas receitas!!
Gostaria de saber como faço em casa o extrato natura de baunilha..
Procurei aqui no site e não encontrei…
Obrigada e parabéns pelo site!!
[…] acompanhar, sorvete de baunilha caseiro ou chantilly, também caseiro, é tuuuuudo de bom!! Sobremesa fácil e boa para impressionar os […]
Como posso fazer sem ovo crú?
Ou com a temperatura que vai atingir no freezes, é suficiente para matar a salmonela?
Kelly, você pode cozinhar a gema no creme de leite, em fogo baixíssimo e banho maria, mexendo sempre, por cerca de 20 minutos. Eu, contra a salmonella, tenho o cuidado de sempre lavar muito bem as cascas dos ovos imediatamente antes do uso. Lavo com água e sabão de coco, esfregando muito bem. Uso essa técnica há mais de 15 anos e consumo gemas cruas diariamente na minha casa, não só para o sorvete, mas em inúmeras receitas. Nunca tivemos qualquer problema.
Segundo Dr. Mercola, o risco de Salmonella é muito maior em ovos provenientes de galinhas criadas confinadas em granjas, além de não serem tão nutritivos. Utilizo ovos orgânicos e ainda, os lavo em água corrente com escova e borrifo nos mesmos uma solução de vinagre e água na proporção 1:1 e aguardo 1 minuto e enxáguo.
Pat,
Desde que li essa receita, a faço. Acho que já foram umas 5 vezes, desde a primeira. Tenho cozinhado as gemas no creme de leite, como vc comenta em um comentário aí acima.
Hoje fiz com iogurte que eu mesma fiz, deixei o creme um pouquinho mais espesso. Ficou muito, muito bom!!!!
Obrigada por partilhar conosco suas receitas e um ótimo 2016!!!
Abraços desde Belo Horizonte!
Helena e quem mais se beneficia com suas receitas, a Clara, minha filha de 4 anos.
Obrigada pelo carinho!!!! Feliz ano novo!!!