ARTIGOS

Molhos para salada podem ter conservantes e aditivo em excesso

[ratings]

A Pro Teste (associação de defesa do consumidor) pesquisou dez molhos de salada à base de vinagre e seis à base de queijo e constatou que, do total, nove não são muito saudáveis. Alguns têm um tipo de conservante que não deve ser consumido por crianças (benzoato de sódio) e outros têm glutamato monossódico (um realçador de sabor).

Cinco deles foram considerados ruins –Hellmann’s Parmesão, Taeq Caesar Light (ambos à base de queijo), Jurema Italian, Liza Caseiro e Liza Caseiro light (à base de vinagre)– devido ao excesso de sorbato de potássio como conservante e ao teor de glutamato maior do que o permitido (no caso do Taeq).

Os produtos que não devem ser oferecidos às crianças são Taeq Italian Light, Carrefour Italian e Liza (em suas três versões). Presente nos produtos, o benzoato de sódio é permitido pela legislação brasileira, mas, se consumido em demasia, pode ser prejudicial, em especial para as crianças. Conforme estudos, altas doses podem levar à hiperatividade e até mesmo a distúrbios de crescimento.

Na avaliação da Pro Teste, o glutamato é uma forma de enganar o consumidor, já que mascara o uso de ingredientes de baixa qualidade ou de matérias-primas sem gosto. Além disso, há pesquisas apontando que grandes quantidades da substância podem desencadear intoxicação alimentar.

Entre os produtos à base de queijo, o que melhor se saiu no teste foi o Good Light Parmesan, que também recebeu o título “a escolha certa” por ter a melhor relação custo-benefício (qualidade e preço). Dos produtos à base de vinagre, o melhor do teste foi o molho Uncle Ben’s Ervas Finas, que também acumula o título “a escolha certa”.

Outro lado

O grupo Pão de Açúcar, responsável pelos molhos Taeq, afirma que não recebeu os laudos de análise da Pro Teste e contesta as informações e os resultados divulgados pelo órgão.

Segundo a empresa, o produto não apresenta teor de glutamato monossódico acima do permitido, uma vez que não haveria determinação em relação à quantidade máxima para seu uso.

Já a Unilever, que responde pela Hellmann’s, afirmou em nota que seus produtos estão de acordo com todas as legislações vigentes no Brasil, tanto com relação aos processos de fabricação como aos ingredientes presentes e à rotulagem.

A empresa declarou ainda que os molhos passam por uma série de testes com consumidores antes da comercialização.

O Carrefour informa que as embalagens atuais de seus molhos (cujo fornecedor é a Sakura Nakaya Alimentos) sofreram as devidas alterações para se adequar à lei.

De acordo com Joel Faintuch, editor da “Revista Brasileira de Nutrição Clínica”, os glutamatos são “alimentos naturais valiosos (aminoácidos), regularmente processados pelo organismo na fabricação de proteínas e reparação de tecidos”. A substância “é considerada segura e bem tolerada para consumo humano pelas principais sociedades profissionais e científicas internacionais”, conclui o editor.

Procuradas pela Folha Online, as empresas responsáveis pelas marcas Jurema, Liza e Carrefour ainda não se pronunciaram.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

10 comentários

  1. PAT QUERIDA,
    PRIMEIRO PARABÉÉÉÉÉÉNS PELO NOVO BLOG.
    AMEI! ESTÁ PROFISSIONAL MESMO! LINDÃO!
    ADOREI A MATÉRIA, CONSUMO ESSES MOLHOS DE VEZ EM QUANDO, E AGORA JÁ FIQUEI MAIS ALERTA.
    AGORA FICO AQUI, NO AGUARDO DE RECEITINHAS BEM SAUDÁVEIS DE MOLHOS PARA SALADAS BY PAT FELDMAN…. =]
    UM BEIJINHO E UM EXCELENTE FIM DE SEMANA!!!
    BEL
    =]

  2. li essa noticia e a dos produtos com agrotoxicos hoje pela manha. o que mais me espanta eh o pao de acucar dizendo sempre que nao recebeu relatorio nenhum e que tudo esta bem. eh muita cara de pau!

    beijo, Pat!

  3. Pat, só tenho a lhe parabenizar pelo novo formato do seu blog, como sempre pelas receitas e dicas. Eu só tenho a repeti tudo descrito acima, Meus Parabéns mais uma vez.
    Um beijão.
    Luciane Figueira

  4. Lindo, lindo lindo seu blog.
    A propósito, se o alimento está acondicionado em caixa, algo estranho o conserva. Por isso evito AO MÁXIMO esse negócio.

    Daniela

  5. POis eh de novo, de olho nos rotulos sempre! Valeu Pat! Eu nunca fui fa de saladas e recentemente achei dois molhos no supermercado que me ajudaram a comer pratos e pratos de saladas todos os dias! Claro que antes de comprar li os rotulo, e um deles contem 1 conservante (Potassium metabisulphite. Vou dar uma olhada no livro de aditivos para ver exatamente do que se trata. Os molhos que comprei sao uma delicia, um de pimentoes e alho e outro balsamico. Quero inventar algo semelhante para fazer em casa. salada tradicional com sal, azeite nao desce, entao preciso aprender a criar uns molhinhos especiais em casa (por qnto tempo eles poderiam ficar guardados na geladeira?). De voces – alguem tem alguma ideia ou receitinha boa para molhinhos de salada caseiros?

  6. Olá Pat!Gostei muito do seu site,já coloquei um link seu em meu blog.
    Você está de parabéns!Sou mãe de cinco crianças entre 14 anos e 4 anos.
    Gostaria de pedir permissão para divulgar alguns de seus informativos
    colocando a origem,é claro.Agradeço se permitido,e se não for,agradeço
    mesmo assim.Sucesso!Ah!Gosto muito do Enxaqueca.com.Vcs estão de parabéns!
    Que Deus os abençõe!
    Nadja

Comentários estão encerrado.