A volta das mamadeiras de vidro

by Pat Feldman on 17/05/2010 · 127 comments

in Amamentação, ARTIGOS

(artigo originalmente publicado em fevereiro de 2008, com atualizações)

Achei aqui uma matéria falando sobre a volta das mamadeiras de vidro, idéia que eu apóio quase totalmente! As mamadeiras de vidro nos dão realmente a sensação de ficarem muito mais limpas após a lavagem e após algum tempo de uso. As mamadeiras de plástico com o tempo ficam opacas, riscadas, um aspecto nada agradável…

Com meu primeiro filho eu usei mamadeiras de vidro praticamente desde o começo, desde quando descobri a existência delas nem me lembro bem como.

Mas existe uma questão a respeito das mamadeiras de vidro…

Elas são realmente excelentes, até seu bebê começar a andar…

No primeiro dia em que meu filho saiu andando com uma mamadeira de vidro pela casa, no meu piso duro de tacos, eu fiquei de cabelo em pé! Na primeira vez em que uma mamadeira caiu no chão eu fiquei muuuuito preocupada (elas não quebram tão fácil, mas quebram…). Quando a mamadeira quebrou, meu coração quase saiu pela boca!!!

Sim, a mamadeira quebrou! Mas o anjinho da guarda dos bebês trabalha bem, e nada aconteceu com ele. A partir deste dia, resolvi aposentá-las…

Então eu achei legal.

Houve o equilíbrio.

ATUALIZANDO, maio de 2010: Estou me esforçando e estudando muito para conseguir amamentar o meu próximo bebê, que está previsto para chegar no final de julho, mas desta vez, para não ter sustos e emergências, resolvi me prevenir e comprar “mamadeiras de plantão” (que eu espero nem precisar usar). Novamente optei pelas mamadeiras de vidro. Surpresa, as mamadeiras NUK que usei com meu primeiro filho sumiram do mercado. Pelo menos nas lojas onde eu costumava comprar, elas não apareceram mais.

Na rede de lojas infantil Alô Bebê é vendida mamadeira de vidro da marca importada Dr. Browns (que aceita o uso dos bicos NUK, os meus favoritos) e lá também são vendidos os protetores de silicone correspondentes. Uma maravilha, se não fosse pelo preço!!! Mamadeiras caríssimas e protetores caríssimos!! Mas sentando e fazendo a conta com mais calma, a coisa fica “menos ruim”. As mamadeiras de vidro não precisam ser trocadas nunca, a não ser que quebrem. As mamadeiras de vidro são muito mais ecológicas e cada vez mais devemos nos preocupar com essa questão. E o principal, as mamadeiras de vidro são completamente inócuas, não fazem mal à saúde, e a saúde dos nossos filhos não tem preço!

DICA: Se você vai viajar para o exterior ou conhece alguém que vá, peça mamadeiras de vidro de presente (ou encomende e pague, nada de ser abusada!!). Nos Estados Unidos as opções são enormes, o preço é super camarada e o volume para trazê-las na mala não é nada demais.

Enquanto as mamadeiras de vidro não eram perigosas para a integridade física do meu pequeno, elas foram mais do que perfeitas. Depois, apelei para as de plástico, mas “mamadeiras envenenadas”, “mamadeiras bombadas” (no pior sentido, infelizmente). Estas mamadeiras eu procuro trocar a cada 6 meses, no máximo. Os bicos duram menos, principalmente depois que chegaram os dentes. Usei bicos de silicone, da marca NUK (como as mamadeiras, tanto de vidro como de plástico). Na verdade a NUK foi a única marca queencontrei no Brasil com mamadeiras de vidro.

CLIQUE AQUI e leia mais sobre a problemática dos plásticos na hora de armazenar o seu alimento.

NESTE ARTIGO, que fala sobre a mamadeira que meu filho toma praticamente desde que nasceu, tem algumas fotos da mamadeira de vidro que usei.

A seguir, a matéria:

Pesquisas recentes descobriram a presença de um composto químico, o bisfenol A, em mamadeiras, latas, panelas e em alguns brinquedos. O componente pode ser causador de danos à saúde e ainda por cima engordar. Após muitas lavagens, exposição a altas temperaturas, como em microondas, por exemplo, o componente pode se misturar aos alimentos e causar alguns problemas.

A pesquisa mais recente nessa área foi coordenada pelo cientista Frederick vom Saal, professor da Universidade Missouri-Columbia. Ele faz parte de um grupo de cientistas que estuda como o composto pode facilitar o ganho de peso.

Saal chefiou uma revisão de estudos e financiada pelo governo dos EUA em 2007. Foi apurado que no país 92,6% dos americanos já têm o bisfenol A no sangue. Aqui no Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não coíbe os produtos que estiverem dentro dos limites considerados normais pela agência.

Adriana Martins Mesquita, nutricionista do Hospital São Luiz, Unidade Morumbi, em São Paulo, afirma que “nada está comprovado” – e dá uma dica – “Eu recomendo preparar num recipiente de vidro e depois passar para o plástico. O ideal é fazer o aquecimento em banho-maria” .

As investigações começaram depois da descoberta de que o bisfenol pode agir da mesma forma que o estrógeno (hormônio feminino). As pesquisas continuaram depois de testes em ratos, ficou concluído que que ele é um “disruptor” endócrino, isto quer dizer, que pode afetar o funcionamento de glândulas.

As primeiras formas de amamentação artificial surgiram no século XIX. As mamadeiras começaram a serem feitas de maneira caseira, com peles de animais, na tentativa de se assemelharem o máximo possível ao seio materno. Na década de 50, surgiu a Pyrex, é a mamadeira no formato que temos hoje, mais comprida e alongada. Era feita de vidro, e passou a ser produzida em plástico.

A mamadeira de plástico, além de ser mais barata que a de vidro, ainda tem a praticidade de poder ser aquecida e limpa facilmente no forno de microondas. A nutricionista Adriana Martins Mesquita, disse que aquecer ou ferver a mamadeira não é obrigatório para uma boa limpeza, “Uma mamadeira bem lavada com água e sabão neutro, também está muito bom” – e dá uma receita de higiene – “Falta informação na população, basta deixar a mamadeira de molho uns 15 ou 20 minutos no cloro e água sanitária com água, e ela já está totalmente desinfetada”.

O professor Mário Sergio Galhiane, chefe do Departamento de Química da Unesp de Bauru, alerta para os riscos dos componentes dos plásticos se dissolverem por causa do microondas e do pH de alguns alimentos ácidos, e prefere o vidro “Sem dúvida nenhuma, devido a estabilidade geral do vidro (um silicato bastante inerte e resistente a temperatura), este sim é altamente recomendável. Evidentemente, fatores econômicos levam o usuário a optar pelos materiais plásticos, contudo, é necessário que se esclareça que a relação custo x benefício pode não ser a mais acertada”.

E agora pára tudo!!! Fui buscar umas imagens bacanas demamadeiras de vidro variadas, além daquela que usei.

Eis que achei a melhor solução possível para usar mamadeiras de vidro até depois do bebê andar, até a mamadiera acabar: um protetor de silicone, que é colocado em torno da mamadeira, como uma capa. Ela fica mais difícil de escorregar da mão dos pequenos e amortiza eventuais quedas. Achei NESTE SITE. Se alguém souber onde ocmprar, me avise!! Eu não penso em ter mais filhos,masfica um ótimo e ecológico presente para as amigas: uma mamadeira de vidro já com o protetor!!

Protetor para mamadeiras de vidro

Não é mesmo uma idéia genial??

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 124 comments }

Dr. Alexandre Feldman February 7, 2008 at 18:41

Pelo conhecimento existente sobre os malefícios do bisfenol A, acho que esta solução para as tornar as mamadeiras de vidro “à prova de choque” deverá ser muito bem-vinda!

Não se esqueça de evitar a utilização de recipientes de material plástico para comidas quentes – o calor libera os “petroquímicos”. Deixe o plástico apenas para o que já está frio ou gelado!

E evite também dar ácido perfluorooctanóico para seus bebês e crianças, pois possui potencial de provocar câncer, e além disso, achados preliminares de um estudo realizado na John Hopkins Bloomberg School of Public Health detectaram relação entre esta substância e nascimento de bebês de baixo peso. Leia mais aqui. Ah, antes que eu me esqueça, esse “palavrão” é popularmente conhecido pelo nome carinhoso de teflon.

Patricia February 12, 2008 at 14:21

Eu amei as mamadeiras de vidro!Com certeza teria usado… quanto a quebrar, nao poderia havera problemas ja que uma crianca de mais de 1 ano nao precisa mais de mamadeira, eu as tirei de ambos meus filhos com 11 meses e eles nem perceberam!! Bjos

Poliana February 12, 2008 at 16:54

Gente, ha tanto tempo leio artigos do Dr.Feldman a respeito dos males do Bisfenol A. Ja li tambem dezenas de outros artigos internacionais a respeito, mas as pessoas tem dificuldade de aceitar/acreditar. Moro no Canada e praticamente todos usam mamadeiras de plastico aqui. Semana passada saiu um artigo no The Toronto Star, de capa, a respeito, ai entao prestaram atencao ao assunto e foi um alvoroco de gente procurando as mamadeiras de vidro. Uma amiga disse q na loja onde ela comprou estava uma guerra para pegar uma…
Mas achei uma ideia maravilhosa esta da capa de silicone. Obrigada a Pat e o Dr. Alexandre por compartilharem generosamente seus conhecimentos conosco e formarem esta maravilhosa comunidade.

Vanessa March 2, 2008 at 18:46

Estou grávida de 24 semanas(6 meses)e tenho total consciência sobre o poder da amamentação, por isso pretento amamentar meu bebê até a idade que for possível para ele(é um menino)…mas caso seja necessário a utilização de mamadeiras (por algum motivo fisiológico que aconteça comigo), acho que tb vou optar por vidro, por todos esse motivos já citados(bisfenol A e etc…). Tb achei muito interessante os protetores de sicilone… Caso alguém tenho informação de algum ponto de venda ou site que comercialize, por favor nos avise(pode ser necessário). Muita Saúde,Paz e Sucesso p/ todos…Grata.

Rildo Lima May 7, 2008 at 17:28

Lendo as mensagens acima tenho a absoluta certeza de que estamos investindo no caminho certo. A Owens-Illinois iniciara a producao de mamadeiras de vidro em breve no Brasil ( 2 meses )!!!

Ana Paula August 21, 2008 at 14:48

Adorei as mamadeiras com protetor!!! Será que ninguém sabe onde comprar??? Pat, você descobriu???

Poliana Oliveira August 21, 2008 at 18:30

Na falta do protetor eu uso uma meia de lã de criança mesmo… resolve o problema!!

Fernanda August 28, 2008 at 19:48

As mamadeiras de vidro “Wee*go” com capa protetora de silicone e bico de silicone somente podem ser compradas online no website da marca Baby Life… infelizmente nao sei se e possivel a entrega para quem nao reside nos Estados Unidos.
http://www.gobabylife.com/products

Fernanda November 17, 2008 at 16:38

Sei que a loja Chicco também possui mamadeiras de vidro, para quem se interessar…

Cinthia March 30, 2009 at 15:32

Eu já havia pesquisado em algumas lojas sobre a existência de mamadeira de vidro, pois sempre achei perigoso isso de esterelizar as de plástico qdo sabemos q liberam produtos tóxicos. Contudo n foi fácil, em muitos lugares fui taxada de louca tanto por acharem as mamadeiras convencionais seguras, como pelo fato de acharem perigoso o manuseio de uma de vidro.
Estou muuuito interessada por essa capa de silicone e tb adorei a sugestão da meia de lã!!
Caso alguém descubra algo sobre a venda das capas de silicone, favor postem aqui!!
Abraços a todas

Pat Feldman March 30, 2009 at 18:09

Cintia, até hoje eu só vi essas capas de silicone nos Estados Unidos…

Danielle Freire April 23, 2009 at 22:16

Acabei de ver uma reportagem sobre o Bisfenol e as mamadeiras no National Geografic, fiquei super assustada pois tenho uma filha de 2 meses e uso algumas vezes mamadeira e o esterelizador de microondas. Vim pesquisar as de vidro pois foi a solução que eles recomendaram.Vou procurar as capas de silicone e as mamadeiras de vidro e darei um retorno. Muito obrigada, vocês foram um achado.

Sueleen Xavier June 30, 2009 at 1:39

Gente! agora fiquei muito preocupada… pois o meu bebê tem 1 ano e 2 meses e ainda toma mamadeira, eu só tenho de plástico, sempre achei as de vidro lindas, mas nunca vi uma pessoalmente! não sei nem onde vende e nem quanto possa custar… se alguém souber algum site que tenha, pq aqui onde eu moro, nunca vi. Os problemas que as mamadeiras de plástico podem causar a esses pequeninos é preocupante e com toda certeza ninguém deseja isso para seus filhos… me avisem por favor!

juliana August 14, 2009 at 13:40

A mamadeira de vidro que vem com este protetor de silicone não é mto proveitosa pois é mto pesada e seu bico não é anatômico,mas vala ressaltar que o protetor de silicone é uma boa para quem optar por este tipo de mamadeira.No Brasil temos ótimas marcas que se adapta a este tipo de protetor e que possui o bico anatômico!!!

jose September 8, 2009 at 20:33

A mamadeira de vidro tem o inconveniente de existir a possibilidade do vidro desenvolver fissuras e ser ingerido pela criança com as consequências de lesões que gastricas ou intestinais que pode resultar desses fragmentos.

Pat Feldman September 8, 2009 at 20:37

José, é uma possibilidade, porém muito mais remota do que a possibilidade das substâncias tóxicas se soltarem da mamadeira de plástico.

Eu experimentei as mamadeiras de vidro, aprovei e recomendo fortemente!

BIA October 13, 2009 at 16:36

Oi conheço uma loja em Porto Alegre onde me indicaram que vende tudo para bebes inclusive mamadeiras de vidro. Lá encontrei !! Com preços ótimos!! Chama-se Loja Babys House e fica na Florencio Ygartua 65 , loja 20. ( perto da 24 de uotubro,).o número do telefone é : 32228460.vale a pena essas mamadeiras são muito mais higienicas!

BIA October 13, 2009 at 16:46

legal saber pois estava mesmo procurando. fernanda

Carol Daemon November 8, 2009 at 15:57

Pat, postei lá na menina, dando todos os créditos.
abs e tudo de bom

Suellen Galvão November 8, 2009 at 22:13

Pat, estou usando a mamadeira de vidro também e já pensando em quando minha baby começar a andar encontrei a amamadeira da MAM que diz que é livre de bisfenol, classificação 5 do plástico.
Essa é boa ou também não?

Pat Feldman November 9, 2009 at 5:55

Suellen, essa mamadeira eu não conheço, mas de preferência, sinceramente, não confio em plástico algum…

fabiola humberg January 28, 2010 at 22:16

Olá! gostaria de saber onde encontrar dessas mamadeiras de vidro com protetor de silicone aqui em Recife. Achei o máximo! Vou colocar como mais um item do enxoval do meu guri.

Elisangela M. January 29, 2010 at 0:36

Pat, sem os protetores é muito arriscado mesmo. Antes de completar um ano de vida, eu caí com uma mamadeira de vidro na mão. Os cacos entraram em meus dedos e meu anular direito deslocou, ficou com a carne pendurada. Minha família me levou ao hospital e os médicos tiveram que me dar pontos sem nenhuma anestesia. Fiquei com trauma de médicos durante um tempo. Hoje, adulta, só tenho uma pequena cicatriz, mas todo mundo em casa sabotou a mamadeira de vidro desde então.
Um abraço, gosto muito do seu site.

Ana February 12, 2010 at 0:36

oi pessoal encontrei as mamadeiras já com as capinhas de silicone , lindas aqui em porto alegre !! em uma loja para bebes ,são magníficas e ótimas! se alguém tiver interesse , envio o endereço!!

Erica February 17, 2010 at 15:44

Oi,Ana!
Eu tenho interesse, você poderia passar nome da loja?

cintia March 17, 2010 at 22:11

Olá Ana,
estou louca procurando essa capinha. Por favor me passe o endereço e se tiver, o telefone também. Obrigada.

Ana April 5, 2010 at 15:36

Pessoal encontrei as capinhas em porto alegre , em uma loja muito legal que trabalha só c/ acessórios p/ bebes, o número do telefone da loja é (051) 32228460

Susi Balista April 5, 2010 at 9:54

Olá…
Sou adepta das mamadeiras de vidro…meu pequemo tem 2 meses, meu leite secou com 15 dias apos o parto….desde então ele so mama em mamadeira de vidro.
Quando ainda estava gravida procurei essas mamadeiras com capinhas e nao encontrei. Se alguem puder me dizer onde encontro agradeço mto.
Obrigada

cistina May 5, 2010 at 9:07

Por favor quem souber aonde tem esta mamadeira me mande o endereço estou em bh.

Joelma May 14, 2010 at 11:22

Ana, estou louca antrás das mamadeiras de vidro com protetor será que vc pode me passar o endereço e telefone desta loja e porto alegre? Abraços.

Jacqueline May 17, 2010 at 19:57

Oi Pat,
Eu ganhei 2 mamadeiras de vidro da Dr. Brown (tamanho G) e um set de esterilizador e 5 mamadeiras BPA-free da Born Free. Parece que os cientistas ainda descobriram outra substância tóxica como o BPA-free, mas eu só soube disso depois que chegaram as mamadeiras.
Puxa se tivesse conhecido essas mamadeiras de vidro com protetor há algumas semanas atrás, teria comprado.

Pat Feldman May 17, 2010 at 20:05

Infelizmente ainda não conseguimos nos isolar totalmente das substâncias que podem fazer mal à nossa saúde. Minimize o contato com elas o máximo possível e fique tranquila, porque estresse também faz mal à saúde!!!!

Vanessa May 17, 2010 at 21:23

Por gentileza, alguem me informe onde comprar mamadeiras de vidro, pode ser por site
Obrigada

Pat Feldman May 17, 2010 at 21:29

Vanessa, além de diversos sites estrangeiros, que nem sei se entregam no Brasil,sugiro você tentar o site http://www.alobebe.com.br

kelly May 18, 2010 at 0:03

Gostaria de comprar esta mamdeira de vidro com capa de silicone
kellymartin@pop.com.br

Carolina G. May 18, 2010 at 0:50

Pat, vou torcer para você conseguir amamentar pelo menos um pouco, apesar de todos os problemas que você teve e que solucionou muito bem, porque amamentar é muito prazeroso e mais tranquilo… Uma experiência incrível.

Conte-nos sobre o que tem pesquisado!

Beijos e boa hora para vocÊ!!!

Priscila Bongiovani Spiandorello May 18, 2010 at 9:15

Super interessante, vc. abordar esse assunto! Inclusive no Canadá as mamadeiras de plástico são proibidas, ou são de vidro ou a base de cera de abelha!!! Bem interessante!!! Aproveito para dizer que amo essa site, como mãe e profissional, sou nutricionista; vcs. estão super atentos e passam dicas maravilhosas!!
bjs

Simone May 18, 2010 at 14:14

Pat, meu filho tomava leite materno na mamadeira pq eu trabalhava e minha mãe não tinha paciência para dar meu leite no copo. Hj ele está com quase 7 anos e a mamadeira de vidro que comprei na época foi na Chicco e tb usei bico de silicone da Nuk. Lá deve ter. De qq forma a melhor mamadeira na minha opinião é a natural e se chama peito, rs.

Joelma May 18, 2010 at 17:06

Pat, “revirei” site da alô bebê mas só encontrei a mamadeira não encontrei o protetor. Veja se eu entendi direito na alô bebê tem ambos? Abraços.

Pat Feldman May 18, 2010 at 17:43

Joelma, osprotetores eu vi numa loja física da Alô Bebê. No site também não encontrei!

Agláia May 19, 2010 at 9:31

Olá, Pat. Eu comprei duas mamadeiras de vidro da NUK (só uso NUK) no site http://www.shoppingdagestante.com.br. Comprei há 1 ano e na verdade pouco uso pois acabo usando as de plástico mas jamais aqueço no microondas, eu dou o leite na temperatura ambiente. Depois que eles começaram a andar fiquei com medo de usar a de vidro. Só a uso a de vidro quando preciso esquentar o conteúdo por algum motivo. Elas custaram R$ 39,00 + o frete. bjs, Agláia

Roberta May 20, 2010 at 9:44

Pat, segui o link das mamadeiras de vidro com protetores e achei lojas la nos EUA (obvio), e sabe que nem é tao caro assim? 56 pilas por 4 mamadeiras ( o starter kit deles). olha o que tem:
Kit includes:

•Qty 2 : 9 oz. Bottles: Ocean and Sky with Stage Two nipples (3-6 months)
•Qty 2 : 4 oz. Bottles: Ocean and Sky with Stage One nipples (0-3 months)
•Qty 1 : 2 pack of Stage 2 nipples (3-6 months)
•Qty 1 : 2 pack of solid caps.
Alem dessa da sua foto tem mais 7 outras marcas todas com protetores…nessas horas gostaria de morar lá…minha consiencia iria pesar bem menos. Um beijo e bom final de gravidez.
Roberta

Pat Feldman May 20, 2010 at 10:06

Negócio mesmo é arrumar quem traga de lá ou, melhor ainda, poder buscar pessoalmente!!!

PRISCILA GUSMÃO May 20, 2010 at 14:51

OLÁ PAT… EU TB COMO MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM FIQUEI PREOCULPADA, ASSISTI A REPORTAGEM DO FANTASTICO PELA INTERNET, MAIS MEUS PAIS ASSISTIRAM NO DOMINGO E LOGO ME LIGARAM PREOCULPADOS (FUI PARA O GOOGLE ME INTEIRAR DO ASSUNTO E ENCONTREI SEU SITE E ESSE COMENTARIO, ADOREI AS INFORMAÇOES Q VC NOS PASSOU)… OS MEDICOS DIZES QUE NÃO HA MOTIVO PARA ALARDE MAIS EU PREFIRO PECAR PELO ECESSO MINHA BEBE TEM 9 MESES E JA PROVIDENCIEI MANDAR PEGAR NOS EUA – TENHO UMA AMIGA LA QUE JA PROVIDENCIOU ISSO PRA MIM… ELA ESTA ME MANDANDO UM KIT COM 3 MAMADEIRAS DE 120ML E O OUTRO KIT COM TRES DE 220/240 ML COM CAPAS DE SILICONE FICOU DE U$52 OU SEJA R$75,00 E VAI ME MANDAR TB MAIS UM KIT SEM AS CAPAS DE SILICONE FICOU EM R$25,00… ACHI ÓTIMO E DESDE JA ESTOU MAIS TRANQUILA… ABRAÇO

BRUNA May 22, 2010 at 2:05

Pessoal,aqui no Brasil já existe mamadeiras de vidro com protetor de silicone(DR.BROWN’S),distribuída pela Girotondo.Em Recife,vcs irão encontrar na Quarto Crescente e Jurandir.
E tb tem mamadeiras livres de BPA(são as de Polipropileno,aquelas meio leitosas)da NUK.Apesar que usando o bom senso é possível usar mamadeiras de policarbonato(aquelas bem transparentes)de marcas confiáveis como NUK,KUKA,DR BROWN’S,NEOPAN,MAM,LILLO…cujo nível de BPA é bem abaixo do permitido.Olhem no site da NUK e ABRAPUR.
Vamos pensar que o problema não está nos produtos e sim no uso sem cuidados.O estress provocado pela paranóia é bem mais prejudicial para toda família.
Pensem e reflitam.Abraço à todas.

denise May 25, 2010 at 23:53

oi Paty,
Tenho acopanhado seu blog há algum tempo. Muito legal, e muito obrigada pelas receitas maravilhosas.
Eu tenho um bb de oito meses, e só uso mamadeiras de vido. Da marca Dr.Browns, elas não são das mais baratinhas não, mas o custo benefício vale muito a pena. Tem o lance de conservar os nutrientes, da ecologia, da hiegiene… e se formos comparar não são tão mais caras do que as mamadeiras de plastico da NUC, ou MAM, já que são sempre vendidas em dupla.
Quanto a segurança, a capa de silicone é super funcional, já deixei cair com a capa e sem a capa, sem a capa quebrou com a capa não.
Tenho um blog também, e peço licença para dizer que falei sobre o assunto aqui nessa matéria: http://mamabuenaonda.blogspot.com/search/label/mamadeiras
lá digo os prós e contras dessa mamadeira, no meu ponto de vista, será um prazer ter vc como leitora.
Na minha opinião, vale o cuidado e o investimento.
Beijos
Mama

Mariana Passaglia May 26, 2010 at 17:37

Pat! Aprendo demais com você, devo te agradecer por ter contribuido pra uma boa mudança nos hábitos alimentares aqui de casa. Se prepare bastante pra amamentação. Infelizmente perdemos o instinto de amamentar, mas com informação e preparo psicológico é possível e eu tenho certeza de que você vai conseguir! Quando eu estava grávida, comprei 2 mamadeiras de vidro da Chicco pro precaução, mas felizmente nunca precisei usar, a não ser pra armazenar leite pra quando tenho que me ausentar. No final, foi até um bom fim que dei pra elas. Saiba que estou torcendo muito pra que você tenha um parto tranquilo e feliz, do jeito que sonha ter e pra que você amamente seu pequeno sem maiores complicações. Precisando de ajuda, estou a disposição! bjsss

Pat Feldman May 26, 2010 at 17:56

Obrigada pelo carinho, Mariana!

Para o parto estou mais do que tranquila, já que além de estar cercada de excelentes médicos (marido, amigos, etc), minha GO – Dra. Márcia Tabacow -, também uma amiga querida, é uma verdadeira fera em lindos partos normais. O meu primeiro parto é prova disso!

Quanto à amamentação, comprei as mamadeiras de vidro, com a esperança de não usá-las. Mas dessa vez estou ao menos prevenida (o que de repente é mais uma segurança e tranquilidade pra me deixar fazer o que tem que ser feito). Para ter sucesso na amamentação sei que vou precisar de toda a ajuda do mundo. Meu caso não é dos mais fáceis…

Roberta May 28, 2010 at 7:10

a idéia dos protetores é simples e ao mesmo tempo genial e óbvia ( “como é que eu não pensei nisso antes?”)
boa sorte com a amamentação.
mas mesmo amamentando vc vai poder usar suas mamadeiras/protetores mais tarde, quando acabar o período de exclusividade!
beijão!

Andréia Mortensen May 28, 2010 at 11:49

Patrícia, abaixo você pode achar toda informação necessária para fazer a relactação-

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=52101&tid=2528272240123214661
Método de relactação com auxílio de sonda (para oferecimento de leite, materno ou artificial, pela sonda mas no peito da mãe para estimular produção de LM).

Eu também tenho mamoplastia prévia e amamento por quase 7 anos seguidos, rs. Você me conhece do orkut né? Participe do GVA que poderemos te ajudar na amamentação se você precisar.

Andréia Mortensen

Pat Feldman May 28, 2010 at 13:35

Andréia, me lembro de você, é claro!!

Estou estudando bastante essa questão da amamentação. Dessa vezacreditando menos nos instintos – eu achava anteriormente que era só encostar o bebê no peito que tudo estava resolvido, e esse engano, aliado à minha dificuldade por conta da plástica (por conta de pontos infeccionados, não tenho mamilo esquerdo), com certeza foram as principais causas da falta de sucesso na amamentação.

Pelo que li, o fato de amamentar num só seio no máximo dificulta a amamentação, mas não impede. Já comprei a sonda, já olhei imagens, vídeos e li diversos textos. Tenho amigas queridas, especialistas no assunto, super disposta a me ajudar, então estou muito confiante de que dessa vez será diferente. A “mamadeira bombada” talvez entre em cena, via sonda, até eu me certificar da presença de leite no meu peito, mas tenho certeza de que oferecendo via sonda, só temos a ganhar!

De qualquer forma, continuo com a certeza de que mães que tentaram de tudo e ainda assim não conseguiram amamentar, não devem se sentir culpadas ou inferiores. Devem seguir em frente, oferecendo sempre o melhor que puderem aos seus pequenos.

Só não posso concordar, é claro, com mães que optam por não amamentar por motivos fúteis…. Eu respeito memso assim, não tomo conta da vida de ninguém e não escolho nada por ninguém, mas isso definitivamente eu acho feio demais!

Ana Regis May 28, 2010 at 13:44

Pat,

Mesmo pra quem nunca fez cirurgia nos seios, amamentar ‘e um grande desafio. As primeiras duas semanas sao de muita agonia: o bebe com fome, o leite escasso, a mae com os seios esfolados, muitas vezes sangrando, depois chega leite demais, fica inchado, quente, endurecido, enfim, uma adaptacao muito complicada!
Eu daria 2 palavrinhas de cautela:
1 – use protetor pra o mamilo, o bebe mama direitinho e seu seio nao fica muito dolorido; se precisar, use Bepantol pomada apos cada mamada;
2 – caso va amamentar num so seio, ele vai ficar bem maior q o outro e seria bom nao ficar grilada ou assustada com isso, depois volta ao normal…

Pat Feldman May 28, 2010 at 19:00

Boas dicas, Ana! você acha que eu consigo adaptar a sonda ao protetor de seio e ainda assim estimular a produção de leite? Isso seria maravilhoso! Na outra vez, memso com um período curtíssimo de tentativas (ai, a falta de informação…), meu mamilo ficou em carne viva, e hiiiiiper dolorido!!!

Ana Regis May 28, 2010 at 19:23

Oi Pat,

Eu acho q voce consegue adaptar bem o bico de silicone com a sonda, o importante é q nao tenha entrada de ar (entre o bico de silicone e mamilo) e o bebe consiga fazer o vácuo pra “puxar” o leite.
Outra coisa que eu recomendo: estimular os seios com a bombinha. Isso faz o leite descer mais rapido. Uma bombinha manual, que voce pode controlar a pressao pra nao se machucar. A bombinha também ajuda a “projetar” o mamilo pra fora e fica mais fácil pra o beber “pegar” o mamilo na posição correta. Entao se voce usar por 1 ou 2 minutos antes de amamentar, vai ficar bem mais facil pra o bebe posicionar a boca corretamente.
Tente diferentes marcas de bico de silicone, umas adaptam melhor, tem melhor “aderência” à pele que as outras. A primeira que usei nao deixava o “vácuo” necessário pra o leite sair, ja a segunda foi otima. A marca dessa segunda foi “Amamente”.
Desculpe-me se estou sendo “too graphic”, mas são detalhes importantes.

Ana Regis May 28, 2010 at 19:38

Voce pode tambem tentar lanolina pura pra passar nos mamilos entre cada mamada. Ela é uma gordura bem consistente, que adere a pele e protege.

O website dos produtos Amamente: http://www.amamente.com.br/web/novo/produtos.html
Lá tem outros produtos que podem ser uteis (nao estou recebendo nada pra falar do assunto).

Prepare seu arsenal, nao custa experimentar diversos produtos e estrategias para um fim tao nobre, nao é mesmo?

Pat Feldman May 28, 2010 at 20:16

Ana, suuuuuuper obrigada!!!

Acho que vou criar um artigo inteiro sobre o assunto, com tantas colaborações preciosas que estou recebendo!!! Obrigada de coração!!!

A pomadinha de lanolina eu já tenho, comprei aquela importada, da caixinha roxa. Foi a que eu usei com meu primeiro filho, mas a sucessão de erros e desinformação fez com que a pomada não servisse para absolutamente nada!! Ai, só de lembrar, dói!!

Polyana May 28, 2010 at 20:33

Pat, nunca tinha lido o seu blog. Eu amamentei meu primeiro filho no peito até 13 meses, e, pra conseguir o mesmo agora que o meu segundo filho nasceu, eu fui correndo comprar o meu tubo de pomada LANSINOH, que eu acho que é uma invenção maravilhosa (é um creme de 100% lanolina pura, fabricado na França) que, sem brincadeira, tinha que ser distribuído pelo SUS e nas maternidades! É tudo de bom! Foi a minha GO que indicou! Meu segundo filho é um bebê voraz, muito muito muito guloso, mama com força e com pressa, e mesmo assim, a Lansinoh deu conta do recado. Meu bebê tem vinte dias e o meu mamilo já está resistente como um bico de látex de mamadeira. Nem estou mais passando a pomada todos os dias. Pergunte a sua GO sobre essa pomada, você vai adorar. Na minha opinião, é a única que funciona, porque vc NÃO tem que lavar do mamilo antes de cada mamada! Porque lavar o mamilo de hora em hora fragiliza ainda mais a pele machucada!

Pat Feldman May 29, 2010 at 7:57

Polyana, foi exatamente a pomada que eu tentei da primeira vez e que já comprei um bom estoque para essa vez!

Polyana May 28, 2010 at 20:36

Ha ha! Ops, parece que deram a mesma sugestão que eu… Que ótimo! Você vai adorar essa pomada! Desejo boa sorte pra você!

Ana Regis May 28, 2010 at 21:56

Essas bombinhas com a “alavanca” (veja um exemplo em http://babyfood-grinder.com/wp-content/uploads/2010/02/breast-pump.jpg) são bem mais faceis de controlar do que as elétricas ou as que tem um balão (como uma buzina). As outras fazem pressão demais e machucam, essa voce controla a pressao e a velocidade, “puxando” o leite delicadamente e agredindo menos.

Pat Feldman May 29, 2010 at 7:59

Ana, no link que você me mandou não aparece nada… Pior é que agora eu fiquei curiosa!!

Karen May 28, 2010 at 22:38

Tenho de concordar com a Ana, o Bepantol é excelente. Qdo tive minha primeira filha e ela começou a amamentar foi um sofrimento, o bico parecia que ia soltar do peito, imaginava se realmente iria conseguir amamentar 6 meses…mas esfolou somente porque eu nao sabia colocar o peito na boca da minha filha a enfermeira da Unimed veio me visitar e me ensinou a posiçaõ certinha. Como eu tive muito leite fiquei dando 2 mamadas em um peito e uma em outro para haver uma cicatrização mais rapida, pois doi demaaaais e o bepantol foi maravilhoso.
Me mandaram por salsinha com mel, mas a enfermeira disse que não podia usar o mel até que a bebe tivesse 1 ano de idade, fiquei na pomada mesmo.
Nao me adaptei com nenhum sugador nem o manual nem o eletrico, doía muito quando espichava, foi super tranquilo e mais rapido pra mim tirar na mao mesmo.
Tomara que vc consiga Pat amamentar, tenho amigas que sofreram por nao poder tanto fisica quanto emocionalmente.

Pat Feldman May 29, 2010 at 8:01

Karen, obrigada pelas dicas! Eu quero muito amamentar dessa vez, mas definitivamente, caso algum imprevisto aconteça, não vou me acabar! O que meu iflho mais velho e meu bebê menos precisam é de uma mãe deprimida!!! Então a gente faz de tudo, pesquisa muito, se informa, mas segue a vida! O que tiver que ser, será!

Flávia Santiago Gontijo May 29, 2010 at 0:18

Oi Pat,

como você sabe, faço parte de uma ONG de mães que apoiam a amamentação, chamada Matrice, e não recomendaria o uso de qualquer artigo antes da real tentativa de amamentação correta. Como artigo quero dizer: bicos de silicone, relactador, bombas manuais e elétricas.

Sou dona de uma empresa de aluguel de bombas tira-leite e sei que elas não são imprescindíveis para a amamentação, mas podem salvar a amamentação dependendo do caso em que mãe e bebê estiverem vivendo. Eu provavelmente teria desmamado ou cedido ao leite artifical quando voltei ao trabalho após a licença maternidade da minha primeira filha.

Existem muitas circunstâncias que acontecem no início da amamentação, tais como, fissuras e dores, que não são normais e muitas vezes estão associadas com pega incorreta do bebê, podendo ser corrigidas sem a utilização de nada que seja artificial.

Chupetas, mamadeiras, bicos de silicone podem causar “confusões de bico” e atrapalhar grandemente a amamentação.

Pomadas podem prejudicar a pega correta, caso sejam aplicadas em grande quantidade.

Eu creio sinceramente que você terá leite e que desta vez será diferente.

Que tal fazermos uma reunião da Matrice sobre o tema: dificuldades do início como superá-las naturalmente?

Beijos mil

Flá Gontijo

Pat Feldman May 29, 2010 at 8:03

Fla, concordo com tudo o que você falou e você sabe que está contratada desde já para ser a minha “instrutora oficial”, além da amiga super querida que você já é! Essa coisa da pega parece ser realmente o mais difícil de acertar e de explicar, então amiga, conto com você!! Pode marcar na agenda: fins de julho!

Ana Regis May 29, 2010 at 8:39

Oi Pat!
Eu concordo em gênero, número e grau com a Flávia, mas sabendo que nem toda mamãe vem com “as mamadeiras” perfeitas de fábrica e algumas precisam de ajustes, alem do seu caso ser atípico por causa da cirurgia, eu não economizaria recursos e usaria tudo o que há disponível pra ajudar a superar essas dificuldades.
Olha a foto da bombinha: http://www.submarino.com.br/produto/30/21440999/bombinha+tira+leite+manual+-+copo+de+leite
Outra coisa que gostaria de perguntar (não sou da área, me perdoem se parece estranha a pergunta, foi só uma idéia que me passou pela cabeça): não existe um exame pra saber se voce tem os canais de leite “conectados” corretamente? Há alguma chance de eles estarem bloqueados ou “desconectados” por conta da cirurgia?

Pat Feldman May 29, 2010 at 9:09

Ufa Ana, essa bombinha é cara!!! Acho que vou alugar da Flavia!!!

Andréia Oliveira May 29, 2010 at 8:54

Bom dia! No Shopping Rio Sul entre outros aqui no Rio de Janeiro vende mamamadeiras de vidro e capa de silicone entre outros produtos para Baby.

Flávia Santiago Gontijo May 29, 2010 at 10:03

Ana Regis,

desconheço um exame parecido, mas como leiga imagino que apesar de ser possível sim os ductos estarem bloqueados, o nosso organismo é tão perfeito que encontraria uma outra maneira. Penso que seria como nos casos de algum acidente cerebral em que a outra parte não afetada assume as funções da que não consegue.

Se fosse eu, eu faria o que a Pat está fazendo pensando sobre o assunto antes dele acontecer.

É justamente o que sugerimos para as grávidas lá na Matrice.

Grávidas que participam das nossas reuniões passam pelos “problemas” mais tranquilamente, simplesmente pelo fato de que refletiram muito sobre o tema e ouviram muitas outras mães que passaram pela mesma coisa.

O diferencial da Matrice não são nós as membros da ONG e, sim, todas as mães que vivem situações semelhantes e que compartilham durante e após cada ocorrência.

Temos também uma lista no yahoo grupos em que discutimos todas as questões infantis e relacionados com a maternidade, incluindo a busca por um parto o mais natural possível (sem anestesias, cortes, posições estáticas, sem alimentos, etc.).

Pat,

você sabe que se eu puder passo dias ao seu lado se for preciso.
Mesmo assim acho que você deveria conversar com outras mães que já passaram pela cirurgia e que não tiveram problema algum para amamentar.
Vou colocar você em contato com elas.

Beijos

Flá Gontijo

Leticia May 29, 2010 at 19:17

Pat, a Matrice é um grupo muito legal ! Vale a pena ir, conversar com essas mulheres.
Eu acredito que você possa amamentar, talvez com dificuldades no inicio, mas que de pra superar.
Estou torcendo para uma linda lua de leite !
Beijos

WEDJA AMANCIO June 4, 2010 at 15:55

GOSTARIA DE SABER ONDE COMPRAR MAMADEIRAS DE VIDRO, ELA PROPORCIONA UMA SENSAÇÃO DE LIMPEZA E SÃO MUITO FORTES.

Pat Feldman June 4, 2010 at 16:06

Wedja, eu vi mamadeiras de vidro da marca Dr. Browns à venda na Alô Bebê, aqui em São Paulo. Antigaente eu costumava encontrar também da Nuk, mas ultimamente não tenho mais visto.

Elizandra Br essanin June 27, 2010 at 17:12

Por favor estou a procura de mamadeira de vidro. Onde posso enconta-la?

Pat Feldman June 27, 2010 at 23:12

Elizandra, eu encontrei no site da Alo Bebê, loja bem conhecida aqui de São Paulo.

Anisia Cardoso June 30, 2010 at 8:57

Onde posso comprar uma mamadeira de vidro, moro no norte do Paraná (Arapongas), não sei onde conseguir, peço ajuda a vcs, pois tenho um bebê gigante que está a procura a muitos anos, sou eu, sou apaixonada………..obrigado……..

Vanessa June 30, 2010 at 20:20

Vc de Arapongas

Entra no site http://www.shoppingdagestante.com.br
Lá vc encontra a mamadeira de vidro NUK
Vale a pena

Andreia July 6, 2010 at 21:15

Boa noite,

Gostária de tirar uma dúvida.
Estou usando a mamadeira da Doctor Brown só que a parte de dentro da mamadeira que vem com aquele sistema anti-gases e refluxo são de plástico.
Esse material é realmente livre de Bisfenol?

Pat Feldman July 6, 2010 at 21:30

Andreia, se vem certificado que é, eu prefiro acreditar que seja mesmo. De qualquer forma, eu acho que o fato do corpo da mamadeira ser de vidro já é um grande avanço, minimiza o contato com o plástico.

cintia s July 13, 2010 at 11:22

Meninas,
desde que vi essas capas aqui no site, as procuro e hoje finalmente consegui encontrar alguns sites que vendem. Já tenho as mamadeiras que comprei na Argentina, mas as capas comprarei em um desses:
http://www.rozenlandiababy.com.br
http://www.marielababy.com.br (mais barato)
http://www.zura.com.br
as mamadeiras de vidro vocês podem encontrar em vários outros sites e também nestes de cima.
Boa sorte!!!

Mauro July 26, 2010 at 0:07

VALEU A DICA PAT, CONSEGUI COMPRAR AS MAMADEIRAS DE VIDRO NO SITE INDICADO.OBRIGADO!

Luciana Passos Borges July 31, 2010 at 18:48

Comprei as mamadeiras de vidro da Medela no site http://www.leitedobebe.com.br
O preço foi bom e recebi em casa direitinho.
Lá também tem as mamadeiras BPA-free da Medela, mas optei pelas de vidro.

Ana Carolina August 10, 2010 at 7:30

Ainda tenho um pouco de receio em usar as mamadeiras de vidro. Minha filha já segura sozinha a mamadeira e tenho medo de queda. Comprei as mamadeiras de plástico BPA-free da Medela indicada no site acima. Achei muito fácil de limpar e a tampa diferente realmente é muito prática.

Cleber Faia August 21, 2010 at 14:48

Olá, moro em Guarulhos, SP e gostaria de saber onde posso comprar mamadeiras de vidro ???

Pat Feldman August 21, 2010 at 18:50

Alô Bebê

Carla September 2, 2010 at 16:42

morro en goiania queria saber onde vende,as mamadeiras de vidro?

Andrea October 28, 2010 at 14:22
Ludmila September 13, 2010 at 20:30

Oi Pat, seu site é fantástico, parabéns!!! Estou para comprar outra mamadeira de vidro para a minha pequena, pois a outra que tinha quebrou, no entanto, agora estou tendo dificuldades em encontrar e tentando me prevenir. Já tive uma NUK de vidro “Standard” e estou negociando (pela net) uma de vidro (240ml) “First Choice”. A Dr. Browns está em falta, por enquanto, mas gostaria de saber se: (1)quando você diz que o bico da nuk é compatível com a Dr. Browns, você está se referindo ao bico “Satandard” ou “FC”? (2)Outra dúvida é se ao usar o bico da nuk eu não preciso utilizar o sistema de ventilação (em plástico) da Dr. Browns. (3)Você sabe se aqueles protetores/capa de silicone da Dr. Browns cabem nas mamadeiras da NUK? (4)E aquela bolsa térmica da MAM (para 1 mamadeira) http://www.alobebe.com.br/site/lojavirtual/produtos.asp?id=3340id=3340
será que serve também na NUK ou Dr. Browns?
Pat, desculpe por tantas perguntas, mas para mim é um investimento alto, por isso quero me proteger e como você tem passado por essa experiência, talvez conheça sobre minhas dúvidas. A outra mamadeira quebrou com uma simples queda na pia e a minha bb já está andando e super independente. Muito obrigada,desde já, Ludmila

Pat Feldman September 13, 2010 at 21:11

Ludmila, eu uso aqueles bicos que são da mamadeira fininha e comprida da NUK, não sei o nome do modelo. Acabei comprando 2 mamadeiras NUK, porque me pareceu que o bico NUK na rosca Dr. Browns vaza um pouco, e a rosca das mamadeiras NUK se encaixam perfeitamente na Dr. Browns.
Usando o bico NUK eu dispensei o sistema de ventilação da Dr. Browns – achei aquele negócio esquisito demais e muito difícil de limpar adequadamente…
Eu não comprei as capas de silicone, mas acho que elas não cabem na NUK, que é um pouco mais “gordinha”.

Bolsa térmica eu tenho só uma dupla, bem grande, da NUK. Nem conheço essa da Man…

Daniele October 11, 2010 at 18:18

As Mamadeira de Vidro – Dr Browns que podem ser facilmente compradas pela internet aqui no Brasil também já dispõem do mesmo sistema com capaz de silicone… meu filho usa! É uma beleza!!! Bjss

Daniele October 11, 2010 at 19:46

QUERIDA EU ACHEI ONDE COMPRAR AS MAMADEIRAS COM CAPAS DE SILICONE DO SITE QUE MOSTRAS ACIMA… ELA É BEM MAIS EM CONTA QUE AS DR BROWNS E COM O MESMO SIATEMA DE SUGURANÇA PARA AS CRINAÇAS… COMPREI NESTE SITE AQUI: http://lolispop.com/categories.php?category=Acess%F3rios/Mamadeiras-e-Bicos

Andrea October 28, 2010 at 14:12

Encontrei mamadeiras de vidro com capinhas também no site http://www.leitedobebe.com.br e não pagei tão caro como algumas meninas colocaram aqui. Vale a pena consultar, é minha dica!

Vanessa October 29, 2010 at 7:07

Oi pat, olha só essa notícia:

Vanessa October 29, 2010 at 7:07
Carolina November 1, 2010 at 15:46

Não gosto das mamadeiras Dr. Brown com aquele sistema anti-colica pq acho muito dificil de limpar e tenho medo de contaminar o leite. Estou usando as mamadeiras Medela. Meu filho só aceita os bicos da NUK, mas são compatíveis com esta mamadeira. Comprei na http://www.leitedobebe.com.br Quando comprei não tinham ainda as capinhas, mas vou dar uma olhada pq acho mais seguro. Obrigada.

Pat Feldman November 1, 2010 at 20:09

Carolina, eu também detestei o tal sistema da Dr. Browns, então uso os recipientes de vidro dela com bicos NUK. A brincadeira fica cara, porque o bico da Nuk não se adapta ao bocal da Dr. Browns, mas o bocal da Nuk serve na Dr. Browns, então tenho que ter Nuk e Dr. Brows, só por causa do bocal…. Aff, que confusão!!!

Vou tentar a Medela. É de vidro?

Pat Feldman November 1, 2010 at 20:11

Pergunta: essa medela do site indicado é compatível com aquele bico pequeno da Nuk?

maria cristina November 2, 2010 at 12:56

Pat a minha filha ganho 3 mamadeiras de vidro, uma ela usou duas vezes (felizmente não a quis e continuou só com peito) e as outras duas, estão novinhas, se você as quiser, são lá da minha terra….a minha mãe que trouxe, tal vez sirvam com outro bico, elas estão completas. Eu não tentei com outro bico, já que não foi necessario.

E estão aqui ocupando espaço…

Pat Feldman November 2, 2010 at 13:21

Querida, eu adoraria! Estava mesmo pensando onde comprar mais mamadeiras de vidro… Eu gosto de ter muitas, porque cada receita da fórmula rende várias mamadeiras!

maria cristina November 2, 2010 at 19:55

Então as envio para você, na sexta, com o pacotinho…

Beijo

Carolina November 13, 2010 at 18:38

Pat, respondendo a sua pergunta, vc encontra as mamadeiras de vidro da medela com e sem capinha de silicone no site http://www.leitedobebe.com.br
Eu comprei as minhas lá.

Paula November 15, 2010 at 12:38

Minha filha usa mamadeiras de vidro da marca CHICCO, são muito boas. Fica aí a dica!

Bianca November 18, 2010 at 15:06

Meninas andei buscando e encontrei, tanto a capa de silicone como as mamadeiras, mas lembrem-se é um investimento.
Segue o link:

http://www.alobebe.com.br/site/lojavirtual/categorias.asp?id_depto=86

Boa sorte a todas!

heloisa antonia November 22, 2010 at 20:47

Eu encontrei as mamadeiras de vidro da chicco em 2 tamanhos 120 e 240 ml por R$34,00 e R$39,90 no site da loja bebe feliz em Itajaí, Santa Catarina : http://www.lojabebefeliz.com.br/loja/checkout_payment.php.
Ou procure no google por mamadeira de vidro. E tem também os protetores de silicone p, 2 pora R$64,00

gisele November 30, 2010 at 23:24

gostaria de saber: se eu comprar mamadeiras da Dr. browns, qualquer bico da mesma marca serve na mamadeira?
minha filha usa a mamadeira da Mam, que tem o bico mais chato, então gostaria de comprar uma mamadeira de vidro com o bico parecido. Ajudem-me.

gisele December 3, 2010 at 21:54

Pat, você sabe me responder? minha filha uso a mamadeira da Mam, boca larga, será que se eu comprar uma mamadeira da Dr. Browns de vidro (que so encontrei com o bico classico) posso trocar pelo bico mais largo. (as de bico largo so encontrei de plastico). será que encotro como eu quero?

Pat Feldman December 3, 2010 at 22:16

Gisele, não sei te dizer. Nunca usei mamadeiras MAM.

karina May 11, 2011 at 13:32

Eu tenho 2 filhos e somente uso mamadeiras de vidro. Como a familia do meu marido mora na Argentina, sempre que vamos para la trago uma quantidade para presentear as amigas …. pena que a maioria delas não curte usar as mamadeiras de vidro.

Pat Feldman May 11, 2011 at 20:02

Ai Karina, então manda as rejeitadas pelas tuas amigas pra cá!!! Mas eu sou quase solitária no meu amor por mamadeiras de vidro… Nem minha mãe gosta! O negócio é que as pessoas precisam entender que vai muito além de gostar ou não: é a saúde dos nossos bebês que está em jogo!

Gisele May 29, 2011 at 21:43

Karina, você vende estas mamadeiras de vidro que estão sobrando por ai???????????? Se sim manda os contatos. Meu email: giseledcsilva@yahoo.com.br. Valeu!

Fernanda May 25, 2011 at 1:36

Paty, meus filhos tem dois anos e bebem sucos e vitaminas na mamadeira Mam de plástico BPA free, mas quero trocar por mamadeira de vidro. Vc acha aconselhavel para a idade deles? Outra coisa, os bicos das mamadeiras de vidro não são de plástico? Como sabemos se este pástico tem Bisfenol? Ah, e copinhos (igual de adultos mesmo) qual vc aconselha?Obrigada!!!

Pat Feldman May 25, 2011 at 21:57

Fernanda, infelizmente, mesmo que eu quisesse, não poderia ser exagerada nos cuidados com copos e mamadeiras. Procuro priorizar as mamadeiras de vidro ou as BPA-free, mas nem sempre é possível. Os copos então, praticamente impossível! A mamadeira de vidro eu confio cegamente enquanto sou eu que seguro a mamadeira. Quando os bebês decidem segurar sozinhos, é meio arriscado…

Eu faço o que posso, minimozo o contato como posso, mas sinceramente não fico feito oida olhando cada canto dos rótulos dos copos. Quando alguém vai aos EUA, encomendo copos e mamadeiras sem BPA – lá a sinalização a esse respeito é bem mais clara!

Fernanda May 27, 2011 at 11:21

Obrigada!!! :)

Emili September 16, 2011 at 11:06

Oi Paty, gostaria de saber se as mamadeiras de vidros do site leito do bebe, cabe o bico da mamadeira NUK, aquela fininha, que tem um bico bauladinho.

Pat Feldman September 16, 2011 at 12:12

emili, eu compro as mamadeiras de vidro da dr. browns e as utilizo com a rosca e o bico fino da nuk – funcionam perfeitamente.

Emili September 16, 2011 at 13:38

Paty, onde que eu compro mamadeira de vidro da dr. browns?? sou de Ribeirão Preto, vc sabe algum site?

Pat Feldman September 16, 2011 at 19:01

emili, eu já vi para vender nos sites da alo bebe e submarino, mas já faz algum tempo. ideal mesmo é se voce conhecer alguém que esteja viajando para os estados unidos. lá essas mamadeiras sao muito mais em conta.

Gi November 6, 2011 at 23:10

Oi!! amei a materia, tenho um filhinho ja de 4 anos que mama apenas para dormir , mas me interesssei muito e adotei a ideia de aquecer o leite no recipiente de vidro! :)
Mas de qq forma preocurei tb esse protetor emborrachado (q aliás é lindo) e encontrei no site http://www.baby.com.br.

http://www.baby.com.br/bus/0/0/Nome/Crescente/100/1////mamadeira%20de%20vidro.aspx?gclid=CNLmg862o6wCFY9V7AodbWt6Bw

Bjos :)

Roberta November 19, 2011 at 10:40

Olá meninas….estou com vontade de compra as mamadeiras da marca Dr. Browns….estou em dúvida se compro as de plástico ou as de vidro, pois as de vidro tenho dúvidas de como esterelizar e as de plástico sei que é só colocar tudo no esterelizador que vai no micoondas. O que vcs me sugerem? Esses caninhos e válvulas que vem dentro da mamadeira do Dr. Browns como esterelizo? Ah outra coisa….qual a diferença do modelo standart e bico largo? qual o melhor modelo? bjão…..

Pat Feldman November 19, 2011 at 17:15

Eu coloco tudo numa panela e fervo. Nem tenho microondas em casa!

Roberta November 19, 2011 at 20:16

Pat obrigada pela resposta! Vi em alguns sites que esse tipo de mamadeira não pode ferver e só pode colocar em água quente por três minutos….acho que vou acabar comprando tudo de plástico da mesma marca…..bjão!

Pat Feldman November 19, 2011 at 20:35

Eu tenho mamadeiras de vidro da Dr. Browns e fervo normalmente. Não uso o bico e aqueles tubinhos deles. Prefiro o bocal e bico da NUK, que se encaixam perfeitamente na boca da Dr. Browns

Brenno Jr March 26, 2014 at 19:13

Prezados conseguiriam me listar alguns fabricantes de mamadeiras de vidro no Brasil? (Nomes das fábricas no Brasil)

Pat Feldman March 26, 2014 at 19:48

Brenno, a lista não existe! Não há fabricantes de mamadeiras de vidro no Brasil, infelizmente….

Andreia October 11, 2015 at 23:38

Olá Vanessa, sugiro você tentar o site http://www.alobebe.com.br
bjus…

Comments on this entry are closed.

{ 3 trackbacks }

Previous post:

Next post: