Abóboras Grelhadas

by Pat Feldman on 17/04/2015 · 9 comments

in Acompanhamentos, RECEITAS

Screen Shot 2015-04-17 at 10.17.28 AMA abóbora cabotiá estava linda na feira de orgânicos dessa semana – estamos na época dela! Eu usei muito essa abóbora, com casca e tudo, nas papinhas dos meus filhos. Uso também em risotos, sopas, purês e assadas. Mas eu adoro inventar moda na cozinha, e desde que ganhei a minha grelha de ferro venho pensando nisso.

Grelha não serve apenas para preparar carnes incríveis. Eu super recomendo que você use sua grelha para deixar seus legumes incrivelmente mais saborosos!!

Na verdade o mais difícil desse prato é justamente isso: ter a grelha. Sim, porque não é um utensílio tão comum em todas as cozinhas. Eu mesmo demorei bastante para ter uma e sinceramente me arrependo muitíssimo de ter esperado tanto!!! Então para você que gosta das minhas dicas de utensílios para sua cozinha, vai mais essa: providencie para o quanto antes uma grelha de ferro!

Ingredientes:

abóbora cabotiá, o quanto baste para aplacar a sua fome, e se puder ser orgânica, é o ideal, porque aí você come com casca e tudo

óleo de coco, o suficiente para pincelar levemente toda a sua abóbora

sal à gosto

Modo de Preparo:

Corte sua abóbora em fatias grossas, com cerca de 2 cm de espessura (na foto que ilustra essa receita você consegue visualizar bem como eu fiz)

Aqueça sua grelha em fogo alto e disponha as fatias de abóbora sobre a grelha

Pincele a superfície das abóboras com um pouco de óleo ou gordura de coco (é a mesma coisa, mas convencionou-se chamar de óleo de coco aquele que tem cheiro e gosto de coco, e de gordura o produto desodorizado – e bem mais barato)

Tampe a grelha, dessa forma o bafo cozinha as fatias de abóbora e não somente as deixa douradas por fora.

Quando a parte de baixo estiver bem dourada, vire as fatias de abóbora com o auxílio de uma espátula ou pinça culinária e pincele um pouquinho mais de óleo ou gordura de coco.

Deixe tostar esse lado, retire da grelha, salgue à gosto e sirva imediatamente.

Screen Shot 2015-04-17 at 11.30.46 AMDessa vez eu servi as abóboras grelhadas, ainda quentes, como parte de uma linda salada, mas você pode usá-las para acompanhar uma carne, peixe, frango ou camarão. É um acompanhamento super versátil, que pode ser servido inclusive para bebês bem pequenos que já comem papinhas, já que é bem macio e saboroso.

Ah, uma dica especial: se você quiser ainda mais sabor, pode salpicar ervas na grelha. Sálvia e alecrim na minha opinião são as que mais combinam, mas isso não te impede de testar outras opções, afinal cada um tem suas preferências e o pior que pode acontecer é não ficar bom, aí você aprende e não repete aquilo que não gostou!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 9 comments }

Sonia de Noronha Rolins April 18, 2015 at 14:15

Oi Pat! Você já deve estar muito amolada com tantas perguntas dessa gente desinformada….Mas eu também sou….Gostaria de comprar uma grelha como a sua…já entrei em vários sites e NADA! Se puder ,me dê uma “ajudinha”…..BJS!

Pat Feldman April 19, 2015 at 8:30

Sonia, a minha eu comprei na loja física da Zwilling, aqui em SP, mas dá pra comprar pelo site da UtilPlast. Essa é igual a minha: http://www.utilplast.com.br/grelha-de-ferro-redonda-com-alca-staub-26-cm—13130-13130/p mas se você buscar no site dele por “grelha Staub”, vai encontrar outras opções super interessantes!

Janete April 19, 2015 at 8:36

Eu tenho uma grelha de ferro mas não uso muito porque não sei direito como lavar e conservar. Você poderia nos dar umas dicas? Grata.

Pat Feldman April 19, 2015 at 10:31

Janete, eu lavo com água bem quente, bucha e sabão de coco. Depois unto muito levemente, aqueço em fogo baixo para secar e tiro o excesso de óleo com papel toalha.

Talita May 3, 2015 at 23:05

Oi Pat!
Eu sempre tive vontade de comprar este tipo de grelha, mas sempre deixei pra lá por conta do preço. Pesquisando na internet, vi uma (bem) mais em conta (fabricante nacional). Na sua opinião, você acha que vale a pena:

http://www.apaneladeferro.com.br/chapas-de-ferro-fundido-bifeira-bifeteira-de-ferro-picanheira/chapa-simples/chapa-de-ferro-grill-alca-madeira-33-cm-x-25-cm.phtml?ref=buscape&utm_source=buscape&utm_medium=buscape&utm_campaign=buscape

Obrigada!

Pat Feldman May 4, 2015 at 7:56

Talita, eu tenho frigideira dessa marca e gosto bastante!

Talita May 4, 2015 at 8:29

Perguntei pois imagino que você pesquisou bastante antes de comprar! ;)

Sabrina July 9, 2015 at 14:26

Pat, não sei se posso colocar minha dúvida nesse link, mas resolvi aproveitar a conversa da Talita.
Vejo que essas panelas da Staub também são esmaltadas por dentro, esse esmalte não é ruim para a saúde, mesmo sendo divulgado como um produto avançado?
“O ferro fundido esmaltado é uma liga de ferro rica em carbono e recoberta de esmalte constituído principalmente de vidro”
Outra coisa, você tem a preocupação de não deixá-las “riscar/lascar” na parte interna?
Desde já obrigada pela atenção e por divulgar essas receitinhas maravilhosas!

Pat Feldman July 17, 2015 at 22:39

Sabrina, a Staub não é esmaltada por dentro, é apenas ferro. O seu exterior é feito com uma liga de vidro, material inócuo, que de qualquer forma nem entra em contato com o alimento. As minhas praticamente não tem riscos, e já se vão muitos anos de uso intenso! Estou feliz com minhas panelas!!

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: