Caldo de Frango Caipira Caseiro (a receita oficial)

by Pat Feldman on 13/04/2009 · 118 comments

in Aves, Caldos Básicos, COMPRE DA PAT!, DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA, RECEITAS

Eu vivo falando do caldo de frango caipira aqui no site Crianças na Cozinha, ele tem aparecido cada vez mais nas minhas receitas porque é simplesmente delicioso e super nutritivo, mas confesso que em todas as vezes que expliquei o seu modo de preparo, não fui muito clara e objetiva quanto aos ingredientes e modo de preparo.

Aproveitei o feriado para finalmente organizar a receita de forma clara e detalhada, assim qualquer um que quiser pode prepará-la em casa.

Quem mora em São Paulo, não tem tempo ou não gosta de cozinhar, ou está com preguiça (não é vergonha nenhuma, preguiça de vez em quando ou para certas coisas é super natural), pode encomendar o caldo de frango caipira da minha cozinha. Eu quase sempre tenho o caldo de frango para pronta entrega, faço smepre para meu consumo, encontrei um fornecedor de frango caipira que dificilmente falha. Caso não tenha pronto na hora, em cerca de 3 a 4 dias consigo prepará-lo e entregá-lo. É só ENTRAR EM CONTATO COMIGO!

Ingredientes:

1 frango caipira inteiro (com cabeça, pés e “tudo que tiver direito”)

2 cebolas grandes grossamente picadas

3 cenouras grandes grossamente picadas

2 talos de alho poró

1 folha de louro

2 colheres de sopa de manjerona desidratada (se você preferir, ou quiser variar, pode usar tomilho limão ou orégano)

1 colher de sopa de pimenta verde seca ou pimenta rosa seca

1 maço pequeno de salsinha fresca

Modo de Preparo:

Descongele lentamente o frango (o ideal é tirar um dia antes e deixar descongelar na geladeira)

Lave o frango em água corrente e separe os órgãos (no frango caipira inteiro os miúdos vêm embalados dentro do frango)

Pré-aqueça o forno (médio-alto, cerca de 200 graus)

Numa assadeira faça uma “cama” com as cebolas, alho poró e cenouras e coloque o frango sobre ela, junto com os miudos.

Asse o frango por cerca de uma hora e meia ou até que ele comece a ficar corado – após cerca de meia hora de forno, tire o frango e usando uma faca pontuda faça alguns furos por ele todo para liberar a gordura e dar mais sabor.

Quando o frango estiver torradinho – mas não queimado! – transfira-o para uma panela bem grande junto om as cebolas, cenouras e alho poró.

Complete com água filtrada até quase o topo da panela e coloque em fogo alto.

Quando ferver pode ser que se forme uma espuma no topo, como ocorre no preparo do caldo de carne. Retire o máximo possível usando a escumadeira.

Acrescente nesse momento as ervas e a pimenta seca amassada.

Baixe o fogo, tampe a panela e deixe no cozinhar no menos fogo possível por 12 a 24 horas.

Ao final do cozimento junte o maço de salsinha, tampe novamente e desligue o fogo. Deixe descansar por cerca de 30 minutos.

Coe o caldo e assim que ele estiver frio o suficiente, coloque-o na geladeira por cerca de 8 horas antes de congelar em porções pequenas.

Quanto aos sólidos: separe a carne do frango dos ossos e desfie-a toda. Os ossos devem ser desprezados.

A carne desfiada junto com os legumes podem ser usadas em sopas, saladas, risotos, tortas ou na papinha do bebê. Você pode usar na hora ou pode congelar o frango desfiado em porções individuais quando precisar.

PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO SE PREFERIR ENCOMENDAR SEU CALDO DE FRANGO CAIPIRA PRONTO:

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 103 comments }

fátima April 13, 2009 at 23:13

olá!

leio de vez em quando seu blog, mas só hoje, vendo a foto do seu filho no Cuecas na Cozinha, eu percebi que nós nos encontramos quase todos os dias na porta da escola…

bj
avó do theo

Pat Feldman April 13, 2009 at 23:15

oi Fátima!!

Prazer em conhecê-la, agora virtualmente!!!

um beijo!

Eliane April 16, 2009 at 10:35

Olá Pat, nossa já faz bastante tempo que quero encomendar o seu caldo de frango caipira, mas não consigo falar com você no seu celular, acho que deve ser uma delícia.
att, Eliane.

Pat Feldman April 16, 2009 at 10:52

oi Eliane,

Vou te mandar de novo os detalhes via e-mail, assim quem sabe conguimos combinar tudo!

Um beijo!

Liana April 16, 2009 at 13:17

Esse caldo me pareceu muito simples de fazer. Pelo menos o caldo de carne é um pouquinho mais trabalhoso. O meu acabou e a preguiça tá me vencendo. Vou fazer o de fango essa semana, deve ser uma delícia.
Só uma dúvida: o caldo não fica com camada de gordura que nem o de carne?

Bjs

Célia Cristina April 16, 2009 at 15:05

Oi Pat. Quero fazer o caldo mas tenho algumas dúvidas: Que tipo de panela devo usar, para que o meu caldo fique mais saudável, só tenho panelas de alumínio e inóx, mas nenhuma muito grande, outra coisa, é preciso mesmo tanto tempo de cozimento? Já estou até vendo meu marido dizer: Esse caldo vai gastar muito gás… e coisas desse tipo. Se eu tivesse fogão à lenha, tudo bem, mas no fogão à gás é mais complicado!
A-propósito, fiz uma pergunta pra vc sobre a sua maionese caseira, estou com todos ingredientes para fazê-la, mas estou aguardando sua resposta.
Obrigada por todas as suas dicas.BJS…

Pat Feldman April 16, 2009 at 15:23

oi Célia, na minha casa eu uso panelas de inox e você pode usar as tuas. Se você usar uma panela do tamanho de uma pressão grande – ela ainda é ligeiramente pequena para o caldo, vai resultar num caldo bastante concentrado, que você depois pode diluir em mais 2 ou 3 livros de água.

Quanto ao tempo de cozimento, aconselho pelo menos 8 horas mesmo. Fala para o teu marido que é mais barato do que remédio!! (risos, meu marido ama os caldos, pede para fazer, sabe como é, mas sempre dá uma reclamadinha quando chega a conta do gás…)

Quanto à tua dúvida da maionese, acho mesmo que deixei passar. Não me lembro de tê-la visto!!

Liana April 16, 2009 at 19:28

Célia. Aqui em casa eu faço o caldo dom uma panela crock pot. Se vc mora no Brasil como eu é muito cara. A minha sobrinha foi nos eua e trouxe para mim. Ela é ótima. usa eletricidade, mas gata poquíssima energia. Eu deixo tudo na panela e posso sair, dormir sem medo.

Pat Feldman April 16, 2009 at 20:08

Liana, eu ando “namorando” uma dessas panelas crockpot, mas fico sempre me perguntando sobre os tamanhos… Elas são grandes o suficiente??

Liana April 17, 2009 at 14:39

Pat, a que eu tenho é muuuito grande, não sei ao certo a qauntidade que cabe, pois minha sobrinha não trouxe a caixa e não li o manual direito. Estou no trabalho, mas assim que for para casa eu te respondo. Acho que vc vai gostar muito

Liana April 20, 2009 at 20:53

Olá Pat. Só agora lembrei de ver quanto cabe na minha crock pot. Começei a fazer o caldo de galinha esta tarde e minha casa já está perfumada com o cheirinho. Na minha cabem 5,5 litros

Pat Feldman April 20, 2009 at 21:01

Liana, no fundo da minha panela de caldo de carne está indicado 13,2 litros. A panela do caldo de frango é um pouco menor, depois verifico o volume exato. Teu caldo deve ficar beeeeem concentado, e delicioso!!!

FRANCINE May 15, 2009 at 15:14

Oi Pat!
Faço caldos caseiros também e amo!Só que estou em BH e estive pensando em presentear uma pessoa querida que mora aí em SP.
Gostaria de encomendar seu caldo para ser entregue a ela no dia do aniversário.Vc tem alguma embalagem tipo para presente? Qual é a apresentação da sua embalagem?
Se for possível, me mande os detalhes de prazo de entrega, antecedencia necessária para fazer o pedido, preço, etc…
Será aniversário dela dia 22 de Maio. Será que ainda dá tempo?
Obrigada. Francine

Pat Feldman May 15, 2009 at 22:31

Francine, mandei os detalhes todos no e-mail. Achei muito original e adorável a idéia de presentear a sua amiga com caldos caseiros! É um belo presente!

Katiuscia June 4, 2009 at 16:46

Pat, estou tentando entrar em contato com vc a dias.
Um amigo vai estar em Sampa e quero fazer uma encomenda pra ele trazer pra mim(moramos no Rio).
Entra em contato comigo por favor.
São caldos e outras cositas. bjs Kati

Pat Feldman June 4, 2009 at 16:57

Oi Kati, eu podia jurar que já havia respondido ao teu e-mail!!!!! Vou te mandar um e-mail padrão sobre os caldos, assim você pega meus contatos todos e nos falamos para acertar os detalhes!

Tatiane June 9, 2009 at 23:16

Oi Pat!
Ontem resolvi fazer o caldo de fango. Ficou muuuito perfumado!
Estou super feliz de este caldo também ter dado certo(já que o de carne tem feito o maior sucesso aqui em casa!). O problema é que agora meu freezer (que o da geladeira) tá ficando pequeno!
Bjs

Pat Feldman June 10, 2009 at 8:56

Tati, o meu freezer, que também era só o da geladeira, apesar de grande, foi ficando pequeno para tanto caldo. Eu estava pronta para comprar um freezer novo quando a minha mãe (que linda!) me presenteou com um!! Agora eu sempre tenho todos os caldos prontos, hamburguers e bolos de carne congelados, etc. Facilitou demais, mesmo minha cozinha tendo ficado completamente entupida!

Um freezer grande vale a pena, vale cada centavo, porque é o melhor amigo da comida caseira prática e rápida!

Tatiane June 10, 2009 at 14:59

Estou começando a ter certeza que preciso de um freezer! Meu pai tem um que não está sendo usado… estou tentado convence-lo a ceder o direito de uso (rsrs) mas tá dificil! Continuarei tentando… acho que uma hora ele sede, afinal, está desligado mesmo!
bjs

Flavia June 29, 2009 at 10:16

Oi Pat,
sem querer abusar e já abusando… peguei carona nessa tua receita, e fiz um post lá no Astronauta.
Linkando o crianças na cozinha (claro!).
http://joaoastronauta.blogspot.com/2009/06/prato-

Obrigada e parabéns pelo blog.

bjs. Flavia

Se tiver algum problema, me avisa que eu retiro o link. ok?

pfeldman June 29, 2009 at 10:47

Problema nenhum, Flavia! Fico contente que você gosta e usa bastante a receita, e agradeço por divulgá-la!

Marina June 29, 2009 at 16:28

Descobri essa receita no blog do Astronauta. E vou testa-la com certeza. Aqui na Espanha eu tinha aprendido a fazer caldos. Mas essa receita supera a minha mil vezes.
hahahaha
Adorei!

VIVIANE FREITAS July 20, 2009 at 18:03

Pat,eu fiz o caldo de frango mas depois de 6 horas tive que desligar pois não estava sobrando quase nada evaporou mto,o que será que aconteceu??? Usei o fogo bem baixo e não deixei mas tempo pois ficou bem pouco agua…agradeço se puder responder pois consegui outro frango caipira e queria tentar de novo,um abraço

VIVIANE FREITAS July 25, 2009 at 13:06

Pat por favor responde minha pergunta acima,pois queria tentar fazer o caldo de frango novamente na proxima semna obrigada bjs

Giovanna September 2, 2009 at 20:13

Pat,
Amei o seu blog. Parabéns…descobri ele ontem e hoje já fiquei viciada.
Tenho uma dúvida: Já fiz o caldo de frango uma vez e não consegui achar uma proporção que batesse com os caldos prontos. Será que você poderia me ajudar?
Obrigada,
Giovanna

Rafael Legrube November 27, 2009 at 21:46

Olá, sou criador de galinhas e frangos caipiras, meu aviário está localizado no extremo leste de Sampa, se precisarem de algo podem contar comigo, confesso que sou profundo admirador da boa refeição e ter em nossa mesa produtos cada vez mais naturais e higiênicos é uma grande satisfação. Obrigado. Entrem em contato pelo e-mail legrube@bol.com.br

Pat Feldman November 27, 2009 at 21:49

Rafael, as galinhas ficam realmente soltas? Qual a base da alimentação delas?

Rafael Legrube November 29, 2009 at 21:35

Com certeza Pat, são legitimamente caipiras, estou gradativamente aumentando o meu plantel com a finalidade de fornecer em grandes quantidades e com permanência no mercado, importante ressaltar que não abro mão da qualidade, são criadas soltas, ciscando na terra como a natureza as fez, sou contra a criação de aves em gaiolas, a noite elas ficam presas por precaução contra os predadores, a base da alimentação das minhas aves são grãos e farelos de milho, ração de milho e soja, farelos de mandioca e folhas, e também vegetais que elas procuram na minha chácara.
Obrigado.

Monica Loureiro Jorge December 2, 2009 at 10:15

Tenho um sítio no interior do meu estado ( Espirito Santo ) …..Adoraria ser criadora de Frangos Caipiras….Será que o custo de manutençaõ é alto ?

Rafael Legrube December 2, 2009 at 20:01

Olá,
olha Mônica, se vc ja tiver uma estrutura para alojamento não terá muitos gastos, sendo um sítio vc pode plantar algumas hortaliças para adicionar a alimentação das aves, é muito bom e reduz os gastos com ração que geralmente são caras. Abraço.

Pat Feldman December 2, 2009 at 20:14

O ideal, pensando na saúde do animal, é nem dar ração. Ou pelo menos dar o mínimo possível!

Rafael Legrube December 2, 2009 at 20:42

Exatamente, mas Pat é bom saberem que as rações naturais são importante sim, devemos evitar as de engorda e crescimento que na sua composição existem ingredientes não naturais.

Ariadine Lechner December 3, 2009 at 13:46

Boa tarde, Pat. Acompanho seu blog já há alguns meses, já fiz várias receitinhas, inclusive do caldo de carne caseiro. Já ensinei o caldo pra várias amigas e para a pediatra da minha filha. Inclusive, indiquei o site a ela, para poder ter um repertório maior de dicas de papinhas para ensinar às mães, afinal, estamos no interior de Minas e aqui as coisas são beeeem diferentes do interior de São Paulo, onde eu morava.
Hoje consegui um frango caipira e vou fazer o caldo. Colocarei mais ou menos 4 litros de água. Uma dúvida: vejo que você não utiliza muito pimentão em suas receitas. Algum motivo especial? Penso em colocá-lo no caldo durante o cozimento.
Ah! Não posso deixar de dizer que adoro seu blog! Abraços!!!!

Pat Feldman December 3, 2009 at 15:48

Pois é, na casa dos meus pais nunca teve muito pimentão, acho que o pessoal lá não gosta muito então não me passou o hábito.

Aqui em casa marido gosta do pimentão na sua forma mais simples: cortado em tiras grossas com sal. Dessa forma, acaba não sobrando muito para outras idéias. Pura falta de hábito mesmo!

Sandra December 18, 2009 at 20:09

Olá Pat,
Navegando pela net em busca de comidas saudáveis, encontrei seu site. Parabéns, gostei muito!!! Já faz parte dos meus favoritos.
Embora paulistana, já moro no interior de SP há 18 anos e lamento não poder adquirir alguns de seus produtos. Ma sempre vou a SP e quem sabe entro em contato para adquirí-los.
De qq forma, o motivo deste agora é somente parabenizá-la pela determinação!!! bjus ao filhão.
Um grande beijo,
Sandra

rafa February 13, 2010 at 16:05

oi ,acbcei de conhecer seu blog e adorei. pretendo casar e ter filhos logo e quero dar a eles uma alimentaçao mais saudavel.. a minha foi pessima o q gerou mts problemas na minha adolescencia.. quero mt fazer esse caldo so q estou com uma duvida sobre o congelamento.. pensei em comprar aquelas cubas de gelo e colocar assim ficaria bem divido..queria saber se tem q embalar o caldo em alguma proteçao? ou deixa sem nada no congelador?

bjusss

rafa

sabrina February 20, 2010 at 4:38

Olá Pat. Parabéns pelo seu blog.
Pode me passar por email as condições para encomendar com vc os caldos, e mais informações sobre preços, embalagens, local de retirada para quem mora em São Paulo como eu? Gostaria muito de fazer eu mesma, mas minhas condições de apartamento e panelas pequenas não me permitem, prefiro experimentar o seu e ver os benefícios para tmar coragem de mudar tod minha cozinha.

Obrigada,,

Abs

Pat Feldman February 20, 2010 at 7:12

Sabrina, já te mandei os detalhes por e-mail!

veronica May 24, 2010 at 10:41

Pat, devo ir em julho ou agosto a Sao Paulo, gostaria de saber detalhes de como posso encomendar os caldos. Estou me programando tb pra fazer uma consulta com Dr,Feldman.
Obrigada pela atencao.

Pat Feldman May 24, 2010 at 12:51

Veronica, vou te mandar os detalhes por e-mail. Você pode retirá-los no consultório!

Deni June 10, 2010 at 11:28

Fiz o caldo de carne essa semana pela primeira vez, estreando minha panela nova de ferro fundido esmaltada (le creuset) Estou apaixonada pela panela e pelo caldo! Foi a combinacao perfeita. O caldo foi feito no forno a 85 graus, na panela tampada e cozido por aproximadamente 13horas , durante a noite. Ficou maravilhoso, e quase nenhuma evaporacao do liquido, o que e merito da panela excelente! Ontem a noite fiz meu primeiro feijao na mesma panela usando o caldo de carne, seguindo a receita da Pat ao pe da letra. Cozinhei na mesma temperatura no forno por seis horas e acordei para um feijao super macio, com os graos inteiros, mas super cremoso e delicioso. Nunca tinha conseguido esse resultado em todos esses anos morando nos EUA. Tudo de bom! Obrigada Pat

ELLEN August 25, 2010 at 13:40

OI PATI, FIZ O CALDO DE GALINHA ONTEM, E MINHA PANELA TEM 12 LITROS, SÓ QUE RENDEU MENOS DA METADE DA PANELA EM CALDO.
QUANTOS LITROS RENDE SEU CALDO? VOCÊ FAZ NA PANELA DE INOX? E QUANTOS LITROS TEM SUA PANELA? POR FAVOR SE PUDER RESPONDER MINHAS DÚVIDAS. MEU CALDO FICOU 10 HORAS NO FOGO E TIVE QUE DESLIGAR PORQUE SENÃO SECAVA TUDO.

Pat Feldman August 25, 2010 at 14:14

Ellen, minha panela também tem 12 litros, se não me engano. Você pode ir completando com água quando vê que o caldo está secando muito. Na minha panela rende cerca de 9 litros.

karen April 13, 2011 at 8:47

Pati me manda por email como faço pra adquirir seus caldos de carne e galinha caipira. Vc ja conseguiu enviar por sedex pra alguem? Moro a 100km de SP Obrigado

Pat Feldman April 13, 2011 at 11:51

Karen, eu nunca envii por sedex, e não me arriscaria, já que trta-se de um alimento fresco, totalmente livre de qualquer conservante. Você não mora tão longe de SP. Não tem com vir passear aqui um dia desses e aproveita pra pegar? Pode ser no fim de semana também!

Daniela April 27, 2011 at 14:41

Oi Pat, vc pode me esclarecer umas dúvidas? Como a galinha é colocada inteira na panela, a parte do tutano do osso não é aproveitada, como no caldo de carne, ou no caldo de galinha os nutrientes mais importantes estão na carne e na pele mesmo?
Posso fazer o caldo com pedaços de galinha caipira, ou daquele frango Korin se eu não encontrar uma boa caipira, ao invés de usá-la inteira?
Obrigada, Dani

Pat Feldman April 28, 2011 at 7:56

Dani, o caldo de galinha não é particularmente rico em tutano, já que ele está mesmo é nos pés do bicho e olha que pequeno é o pé da pobre galinha…. Ele fornece algo de bom, mas é pouco. No caldo de galinha é bom ter os pés, mas é mais importante ter a pele e, se conseguir, as carnes de orgãos. A cabeça também é importante, porque fornece iodo.
O caldo com as peças separadas, sem cabeça e sem pés ainda será extremamente saboroso e com certeza mais saudável que qualquer cubinho, pode fazer. Mas eu digo que o IDEAL é com cabeça e pés.

Maue June 2, 2011 at 16:38

Oi… eu não consigo encontrar frango caipira onde eu moro, posso fazer com um frango normal?? ou com um desses perus ou chester???

Pat Feldman June 2, 2011 at 17:48

Melhor um frango comum, porque peru e chester são cheios de temperos horrorosos!

Lu August 21, 2011 at 13:51

Tenho uma dúvida: Qual a durabilidade do caldo na geladeira? E no freezer?

Pat Feldman August 21, 2011 at 14:25

Lu, na geladeira i caldo pode durar até uma semana. No freezer dura até 6 meses.

Laura November 8, 2011 at 18:30

Pat,
Boa noite. Queria saber se posso cozinhar em etapas o caldo. Comovc faz para deixar cozinhar por 24 horas?
Obrigada

Pat Feldman November 8, 2011 at 18:35

Eu deixo direto no fogo, mesmo quando saio ou vou dormir. Mas só faço isso porque meu fogão tem um dispositivo que corta o gás caso a chama se apague acidentalmente…

Laura November 8, 2011 at 19:30

vc acha que posso esligar a noite e voltar a cozinhar de manha?
obrigada

Pat Feldman November 8, 2011 at 19:42

Se desligar tarde da noite e ligar logo cedo no dia seguinte, pode. A panela é sempre enorme e não esfria fácil!

Vanessa Galdino April 19, 2012 at 10:03

Olá adorei a receita do caldo,vou fazer,com a renca que tenho em casa é preciso fazer receitas saudaveis.só uma duvida posso usar as ervas frescas,são mais faceis para mim.e já que aqui é mais barato comprar o frango vivo,vou ter um pouquinho mais de trabalho pra fazer srsrsrsrsrrs

Pat Feldman April 19, 2012 at 12:18

Pode usar ervas frescas sim, é claro! Mas aí coloca um pingo a mais do que eu indico na receita!

Cristiane May 17, 2012 at 2:01

Pat, por favor tire uma dúvida….qdo colocar o frango no forno, juntamente com os legumes picados, ele deve ir sem papel alumínio??
Qual o tempo mínimo no fogo para o caldo estar pronto??? Meu fogão não tem uma chama muito fraca e fico com receio de deixar a panela domir no fogão.
Obrigada,
Cristiane

Pat Feldman May 17, 2012 at 8:06

Cristiane, eu nunca uso alumínio, porque a idéia é só dar uma cor ao frango, o que deixará o caldo com sabor e aparência mais apetitosos.
Em geral eu deixo o caldo de frango por no mínimo 6 horas.

Mariana May 21, 2012 at 23:48

Pat, sou um zero à esquerda na cozinha, mas ultimamente tentando me aventurar pela boa saúde da minha família! rsrs Como não sou muito ambientada na cozinha, entendo pouco sobre alguns utensílios e equipamentos. Vi alguém aqui falando de uma tal panela Crock Pot, não sabia o que era, fui pesquisar e vi que é um tipo de panela elétrica. Mas não entendi bem a diferença dela para outras panelas elétricas… eu tenho uma panela elétrica de arroz, por exemplo, que é enooooormeee… poderia ser usada para essa finalidade? Se sim… as elétricas gastam menos mesmo do que à gás?

Adoro o seu blog!!

Beijosssssss

Pat Feldman May 22, 2012 at 7:52

Mariana, eu não tenho uma crockpot e nem uma panela de arroz elétrica, então confesso que não sei se pode usar uma como a outra. Se você ainda tiver o manual de instruções da sua panela, pode ser interessante dar uma olhada!

LarissaA May 29, 2012 at 2:08

Por que vice nao acres ends 1-2 colheres de vinagre na preiaracao do caldo para soltar o calcio e outros minerais dos ossos????

Pat Feldman May 29, 2012 at 7:43

Eu acrescento limão, mas o vinagre também serve!

Isadora October 9, 2012 at 21:51

Oi Pat, agora vendo os comentarios sobre o tamanho da panela, bem, eu tenho aqui aquelas de inox tamanho padrão, no maximo devem caber 2,5 litros, então dividi o frango e a “cama” depois de assados e botei a cozinhar em duas, com agua até a borda – e botei uma forma de barro, dessas de pizza, sobre a chama,com a panela em cima, pra cozinhar devagarinho – dessa maneira hà alguma perda nutricional, por usar menos agua? ficou bem escuro, depois de 24 hs cozinhando, e sobrou aquele montão de carne de frango desfiada que ninguém aqui de casa gosta de jeito nenhum – Pat, essa sobra ainda tem algo de nutritivo ,que valha a pena eu continuar tentando fazer molhos e cremes e recheios para aproveità-la enquanto alimento?

Pat Feldman October 10, 2012 at 10:03

Isadora, essa sobra eu aproveito para muita coisa, desde tortas até ensopados – a gente vai achando o jeito dela ficar gostosa, porque depois de tanto tempo no caldo, ela tende a ficar ressecada! Eu acho que vale a pena usar sim!
Por usar menos água no preparo do caldo você so tem a ganhar!! O caldo fica mais concentrado!

Isadora October 10, 2012 at 16:54

ok, Pat, obrigada pela resposta rapida, estou de novo com um montão de carne de frango ali’ pra resolver – bem, depois que comecei a ler as receitas no teu blog, fiquei receosa com as massas, mas to aprendendo devagarinho, testando, pão consigo fazer com fermentação natural, mas massa de pizza ainda néao acertei o ponto, nem outras tipo empadão. Ah,moramos em Floripa, e conheço aqui um produtor organico que vez ou outra me fornece banha, toucinho, bacon e outras dessas iguarias. Bem, gostaria de saber qual a sua opinião sobre esses defumados…afinal, fumaça é Co2, né? e bacon artesanal, soh defumado!abços
Isa

Pat Feldman October 10, 2012 at 18:55

Isadora, se tudo der certo, antes do final do ano apareço em Floripa para dar umas aulas e oficinas (pode ajudar a divulgar!!), e aí vou querer ver pessoalmente esses embutidos e defumados artesanais.

nilze October 18, 2013 at 22:36

Oi Pat, vc tem apostilas com as receitas?
Tem receita de pão in tergral ?

E o fermento para pão, qual usar?

Estou amando o seu site, e pensando em fazer as suas receitas e vender para
minhas amigas, por isso gostaria de ter todas as receitinhas.

Bjs

Cristiane Temer February 23, 2014 at 9:12

Pat, seria possível me tirar uma dúvida? eu não tenho forno aqui em casa. Eu tenho um cook top de duas bocas apenas. Eu tenho como fazer esse caldo apenas cozinhando e não usar o forno. Existe essa possiblidade? fico muito grata por uma orientação. Paz.

Pat Feldman February 23, 2014 at 9:26

Cristiane, dá sim!! Coloque o frango na panela e o deixe queimar um pouco no fundo – fogo alto. Depois acrescente os legumes, ervas e água. Cozinhe por várias horas, normalmente.

Nori February 25, 2014 at 6:24

Olá Pat, uma dúvida
A gordura do frango que fica na assadeira depois de assado deve ser desprezada ou ir na panela do caldo?

Pat Feldman February 25, 2014 at 11:45

Pode ir pra panela!

Nori February 26, 2014 at 1:25

Então nenhuma gordura do caldo de frango deve ser desprezado antes de congelar?

Pat Feldman February 28, 2014 at 5:08

Eu nunca desprezo!

Elisangela July 1, 2014 at 13:16

Preço dos caldos caseiros

Pat Feldman July 1, 2014 at 15:10

Elisangela, te mandei e-mail!

Adriane July 18, 2014 at 15:36

Olá Pat gostaria de informações sobre os caldos.obrigada

Pat Feldman July 18, 2014 at 16:08

Adriane, te mandei e-mail!

ANSELMO JORGE July 26, 2014 at 21:18

PAT, tenho uma panela grande de ferro, aquelas pesadas, das Minas Gerais. Pode ser usada para fazer ESTE, e os caldos de carne, peixe, etc… ??? Algum problema com o ferro fundido ??? Atualmente, só a uso para fazer minha própria gordura de porco. Caramba, como gosto do seu site !!!!!!!!!!!
Ibiúna, SP.

Priscila Melo August 5, 2014 at 20:42

Pat eu só tenho panela de aluminio…por enquanto..rsrs. vc acha que vale apena fazer esse caldo na panela de aluminio ou melhor esperar comprar a outra????. obrigada e amooo seus artigos,estou aprendendo muito.

Pat Feldman August 5, 2014 at 21:49

Claro que vale Priscila!!!! A gente vai dando um passo de cada vez na cozinha, e melhor comida boa em panela não tão boa, do que comida ruim na mesma panela!!! Vai fazendo o caldo nas que você tem, e quando der, compra de inóx!

Mariana September 16, 2014 at 18:32

Pat, tenho uma super dúvida: não vai nada de sal na receita?

Pat Feldman September 16, 2014 at 21:05

No caldo nada, Mariana. Nadinha!

Mariana September 16, 2014 at 22:09

Ok, obrigada (:

Juliana October 21, 2014 at 12:17

Oi Paty, eu gostaria de saber porque a galinha tem que ser assada antes de um para o cozimento?

Pat Feldman October 21, 2014 at 18:11

Juliana, eu asso porque deixa o caldo com uma cor e um sabor muito melhores!

Leila February 24, 2015 at 10:58

Oi Pat! Assar os legumes junto com o frango não reduz o poder nutricional deles, por conta da temperatura alta?
Adoro seu site! beijos.

Pat Feldman February 24, 2015 at 12:18

Um pouco Leila, mas como vai tudo junto: frango legumes e o caldinho que se forma na assadeira, essa perda é insignificante. Se preferir, não asse, não tem problema!

Simone April 16, 2015 at 22:55

Oi Pat, tudo bem? Fiz o caldo de frango numa panela de 4,5 litros e agora queria saber quanto mais de água posso por pra diluir essa quantidade… Obrigada!

Pat Feldman April 17, 2015 at 11:50

Simone, o quanto vai diluir depende do teu gosto e da receita que você vai preparar com o caldo. Em geral eu recomendo diluir meio a meio pra começar, aí você vai testando e vendo como gosta mais.

Ana May 11, 2015 at 20:26

Oi pat! Fiz seu caldo (nham) e tenho algunas duvidas! 1. Frango caipira eh sequinho mesmo? Achei o que comprei tao “fitness”! 2) uso a gordura que sobra pra cozinhar normalmente? Eh que sempre ouvi falar que gordura faz mal etc…

Valeu e obrigada por compartilhar seus conhecimentos!!! Abraços!

Pat Feldman May 12, 2015 at 19:52

Ana, frango caipira é tipo “top model”: sem coxa, sem bunda, sem peito, praticamente só pele e osso, mas infinitamente mais saudável!!!
Pode usar a gordura sim, essa pode e deve. Lei mais aqui: http://pat.feldman.com.br/medo-de-gordura-sai-dessa/

Ana July 26, 2015 at 18:32

Desculpe a demora em agradecer a resposta, mas por “loirisse” nao tinha habilitado receber as notificaçoes. Valeu mesmo pela atençao, pat!

Yuri May 30, 2015 at 18:59

Se não há tanto tutano nos ossos da galinha para se aproveitar, porque devemos cozinhar por tanto tempo?

Yuri May 30, 2015 at 20:10

Outra coisa, a cabeça vai inteira, com bico e olhos? Obrigado,

andreia July 15, 2015 at 9:13

Olá! pode me passar seu email para contato por favor? Gostaria de encomendar seus caldos caseiros… o meu é andreiabaade@hotmail.com
beijos e obrigada

Pat Feldman July 15, 2015 at 15:24

Andreia, te mandei e-mail!

monica melnik January 18, 2016 at 20:24

Boa noite Pat,você poderia me tirar uma dúvida?Com relação ao caldo de carne e de frango caipira,a pimenta verde tem que ser seca mesmo?Posso utilizar a em conserva?E quanto as ervas ,devem ser desidratadas ou podem ser frescas?Adorei as receitas,parabéns!!

Pat Feldman January 19, 2016 at 6:24

A pimenta eu prefiro seca, nunca usei em conserva. Quando não acho pimenta verde seca, uso a rosa. Quanto às ervas, podem ser secas ou frescas.

ozidelia lins dos santos March 1, 2016 at 22:51

quero comprar caldo de frango caipira e caldo de legumes,mas quero sabero preço.

Pat Feldman March 2, 2016 at 6:32

Vou te mandar e-mail, mas se quiser, consulte aqui: http://pat.feldman.com.br/compre-da-pat/

Reny September 26, 2016 at 13:51

Olá, boa tarde. Tenho um dúvida, o frango pode ser cru ou preciso assar para fazer o caldo? Grata.

Pat Feldman September 26, 2016 at 18:59

Eu prefiro assar, mas pode ser cru também!

Comments on this entry are closed.

{ 15 trackbacks }

Previous post:

Next post: