ARTIGOS Bebês

Cosméticos de Bebê

Outro dia aqui no site falei sobre o uso de cosméticos durante a gestação e parece que o pessoal gostou. Não que eu seja uma grande entendida no assunto (porque não sou mesmo), mas acho que um pouquinho de bom senso é capaz de trazer muitas coisas boas para a nossa pele, cabelos e saúde.

Como eu disse , nem sempre conseguimos nos ver completamente livres de todas as químicas desse mundo, mas conhecer um pouquinho, experientar um pouquinho e tentar minimizar a química já é um bom começo.

Depois de escrever o artigo testei um shampoo natureba e todo orgânico, presente da minha irmã, e definitivamente cheguei à conclusão de que meu cabelo é “junk”, da pior espécie, só fica bom com aqueles shampoos totalmente industrializados e cheios de química. Dos “mais bonzinhos” já testei diversos e nenhum deu certo…

Mas vamos voltar aos bebês, que são o assunto do dia…

Atualmente, passeando por departamentos de cosméticos das grandes lojas (sejam elas lojas caras ou sofisticadas ou lojas mais simples com preços populares), o espaço reservado para cosméticos para bebezinhos é cada vez maior. São talcos, pomadas, hidratantes, perfumes, sabonetes, shampoos, condicionadores, creme “disso”, creme “daquilo”, enfim, um grande exagero na minha opinião!

Do que realmente um bebê precisa? Na minha opinião um sabonete bem neutro, no máximo perfumado com óleos essenciais naturais, um bom óleo para ajudar na limpeza das fraldas (ou melhor, para limpar o conteúdo delas!) e, caso seja um bebezinho muito cabeludo, um shampoo bem leve para de vez em quando.

Quanto menos química, melhor!

Quando meu primeiro filho nasceu ganhei um kit bem perfumadinho de uma marca famosa, que tem o nome até parecido com a natureza e que pode nos levar à idéia errada de uma coisa super natural. Os produtos são bem fofos, com embalagens super caprichadas e encantadoras, mas não se enganem,ali não tem nada de natural! Se dissesse que não gostei do presente, estaria mentindo, mas hoje em dia acho que pensaria duas vezes antes de usar na pele de um bebê (o perfume nem usei, prefiro muito mais o cheirinho gostoso e natural que os bebês tem!).

Pomada anti-assadura, por recomendação da minha mãe, eu aboli antes de começar a usar. Ela me contou que eu morria de alergia dessas pomadas, elas eram difíceis de tirar na troca seguinte, e que conosco, nas trocas de fraldas, o que funcionava mesmo era um pouco de óleo mineral. Eu não usei o óleo mineral dela porque achei coisa muito melhor: óleo de coco é tudo de bom nas trocas de fraldas! Misturado em água morninha faz o algodão deslizar que é uma beleza, limpa tudo direitnho e ainda por cima tem excelentes propriedades. Meu filho nunca foi de ter assaduras (ainda bem!), mas nas raras que teve, uma boa limpeza com óleo de coco resolveu o problema rapidamente.

O novo bebê que vem chegando se deu bem no quesito cosmético, porque mesmo sem ter pesquisado muito, um excelente cosmético “me achou”!!!!

A caixinha fofa do presente!

A Sandra é mãe, e além de tudo isso, é também Médica especialista em Anestesiologia e Medicina Intensiva com pós em Psiconeuroendocrinoimunologia pela Università degli Studi di Roma, La Sapienza. Ultimamente se dedica ao estudo de disruptores hormonais e contaminantes químicos, principalmente em cosméticos e produtos de uso habitual. Co-fundadora e diretora científica do Projeto Millebolleblu.

O conteúdo da caixinha! Adorei!

O Projeto Millebolleblu é uma idéia bem legal, um projeto que oferece uma linha de cosméticos e de roupinhas super naturais. Os cosméticos, voltados para bebês e crianças mas também ótimos para adultos de qualquer idade pode não ser 100% isento de química, mas é infinitamente melhor do que o que as grandes indústrias oferecem por aí. As roupinhas são feitas com 100% algodão orgânico e tingidas com corantes menos agressivos. Quem quiser saber mais, pode CLICAR AQUI e ler os detalhes.

Estou devendo um obrigada bem grande para a Sandra, que assim que soube da minha gravidez, fez a gentileza de me enviar um lindo presente: kit  cosmético com shampoo, condicionador e nuvem de espuma para o meu bebê (mas que estou doida pra usar) e um lindo conjunto de body e mijão de algodão orgânico. OBRIGADA SANDRA!!!!

O Projeto é realmente muito bacana e tem tudo para dar cada dia mais certo (merece). Recomendo aos meus queridos leitores que entrem em contato com a Sandra para saber mais e para testar seus cosméticos e roupinhas. Iniciativas como a dela devem ser prestigiadas o máximo possível!

Eu vou falar: ADORO ganhar presentes, e mais ainda quando é um presente que tem tudo a ver comigo!!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

17 comentários

  1. Pat,
    Aqui no Brasil os produtos da MIllebolleblu são os que eu uso! Quando tenho a oportunidade de trazer algo do EUA escolho alguns de lá que tem menos quimica que os da MIllebolleblu. Aqui em casa sabonete no bebe só depois que começam as papinhas e o cheirinho do coco piora e se torna necessario. Antes disso nada de banho com sabao, só aguinha já é suficiente para o bebê ficar limpinho e com cheirinho natural de bebê (que é muito mais gostoso que o cheirinho artificial). Tem um site muito legal que faz avaliaçao de diversos produtos, com base na toxicidade e também apresenta quais os riscos que se correm ao usar os produtos. O Nome é Sking Deep: Cosmetic Safety Database. O endereço é http://www.cosmeticsdatabase.com/index.php . Vale a pena dar uma fuçada pelo site antes de comprar algum produto! Beijos!

  2. Pat, muito obrigada pelas suas palavras. Para mim foi muito difícil desenvolver um produto realmente sério. Pesquiso diariamente no Pubmed para avaliar os ingredientes e poder selecionar sem preconceito o que de fato pode ou não ser usado. Tive e ainda tenho, muita dificuldade em explicar que nem tudo o que aparentemente é “bonzinho” o seja de fato, e nem tudo o que aparentemente tem um nome que é um palavrão é danoso. Fui paraquedada neste universo e tenho que estudar muito e continuamente, pois os dados evoluem com o tempo e as evidências também.
    Quero também agradecer à Luana por sua assiduidade. Luana, quando adquirir um produto nos EUA, lembre-se que a FDA não exige testes dos produtos, exceto se houver queixas dos consumidores. Prefira os produtos europeus, pois a COLIPA é bem mais exigente neste sentido.
    Grande beijo para as duas!

  3. Oi Pat,
    eu tb passei a usar oleo mineral com um pouquinho de agua morno para limpar o bumbum da minha filha (depois que minha filha teve uma enorme assadura por conta desses lencinhos umedecidos… )- foi show !
    Ainda não conheço esse produto Milebolleblu, aqui no RJ vende ? E tb anotei o site da Luana a respeito de cosmeticos. Sou nutricionista e concordo inteiramente com todas as recomendações de alimentação que vc fala .
    um bj
    Mariana

  4. Pat, adorei o artigo!!! Obrigada por dividir conosco essas preciosidades.
    Vou correndo dar uma olhada no site que você indicou. E vou até experimentar os produtos no meu bebê.
    Beijos.

  5. Concordo com a Luana. Uso bem pouco sabonete em minha filha. E o que uso é exatamente esse, a nuvem de espuma. ( eu nunca vi para vender em lojas físicas, o meu comprei através do site) Recomendo! A pele de nossos filhos agradecem.

    Beijos
    Tati

  6. Oi Pat,
    só lavo o bumbum do meu filhote de quatro meses com agua.
    quando está um pouco vermelhinho, ou ressecado eu borrifo agua termal.
    É como mágica!( e ele dá gargalhadas deliciosas com o spray!)
    O pior é que as maternidades já passam aquela pomada branca na hora que o bebe nasce.
    Vc está lá, vivendo aquele momento unico, e tem que se preocupar em pedir prá não passarem nada no seu filho…
    é uma falta de respeito total.
    e o mais incrivel é que as pessoas realmente acreditam que a pomada previne assaduras!
    será que elas não percebem que a pomada CAUSA assaduras?
    eu acho incrivel a pressão que nós sofremos da sociedade qndo saimos do lugar comum, usamos alternativas obvias, práticas, baratas e saudáveis.
    As pessoas só faltam dizer: não pode!vc tem que complicar!rsrssrsr

  7. Olá Paty !! Desde 1995 me tornei uma pessoa mais preocupada e consciente de uma alimentação com qualidade e com a utilização cada vez menor de produtos quimicos e quimicas no meu dia a dia.Como você mesmo disse é impossivel deixar algum tipo de quimica no nosso dia a dia.Agradeço a minha mãe sempre por ter me passado esse legado do viver com qualidade.E tambem hoje posso agradecer a voce porque desde que eu conheci o site Crianças na Cozinha em 2008 meus horizontes ainda se alargaram mais.Muito obrigada!
    Sou mae de dois meninos e estou gravida do terceiro bebê, que ainda não sei o sexo,mas desde o dia que descobri a minha primeira gravidez que tomo todos os cuidados ja citados aqui por voce durante o periodo gestacional…e ainda na minha primeira gravidez fiz um curso que me ajudou muito,o curso era sobre os cuidados com o bebe e com a casa.O quarto dele era limpo todo dia com pano umido,para nao varrer e levantar poeira,passava nos moveis pano umido com um pouco de alcool.E assim a casa toda,com excessao do banheiro que usava o minino de desinfetante.A roupa dele era lavada somente com sabao de coco e as vezes eu jogava era a barra interia na maquina kkk,o bumbum dele eu so limpava com algodao e agua morna e para assaduras usava amido de milho,infelizmente tive que usar um sabonete de uma marca com duas letras iguais (kkk)porque o Proderm (se nao puder dizer o nome voce retira do post)neutro é carissimo para minhas condiçoes,mas perfume ele so foi usar quando completou 1 ano e foi uma lavanda famosa,porque nao puder comprar um mais adequado,e assim foi para o segundo e sera para o terceiro,fui muito criticada porque meus filhos nao eram cheirosos e nao tinham cheiro bom igual do fulaninho, mas os meus filhos nunca tiveram gripe,alergias e as ites da vida,porque como a mulher do curso me disse que quanto mais preservado ficar a parte interna do nariz mais resistente ela será,porque segundo a palestrante cheiro demais acaba fragilizando o nariz.E nessa minha luta eu ja ouvi que sou uma mae que faz meu filho infeliz porque nao come chocolates,balas,nao toma refrigerantes e outras porcarias por ai,so minha mae que me apoia.Desculpe invadir o espaço com um assunto meio fora do post.Quero desejar a voce um bom parto e muitas benção de DEUS para sua familia.

  8. Oi Pat! Procurei esses produtos para comprar e não encontrei.
    Com quais shampoo e condicionador posso lavar os cabelos das crianças?
    Obrigada.
    Bjs

  9. Que pena!
    Alguma sugestão, Pat? O que você usa nas suas crianças?
    Obrigada mais uma vez.
    Beijos.

    1. Eu não uso nada, mas tomo muito cuidado com o tempo de exposição. Meus filhos nunca se queimaram. Quando não tem jeito, camiseta e Hipoglós no nariz!

  10. É uma pena que pararam de ser produzidos. Procurei desesperadamente a agora que descobri. :-(
    No momento estou usando da granado baby. Você conhece algum melhor Pat?

Comentários estão encerrado.