Medidas simples para desintoxicar a sua vida

by Pat Feldman on 16/05/2017 · 11 comments

in ARTIGOS

Screen Shot 2013-10-15 at 08.47.43A nossa vida moderna está cercada de químicas e poluição por todos os lados e se livrar de tudo isso parece quase uma missão impossível, a não ser que você se mude para uma caverna isolada no meio da floresta – coisa que eu acho que a maioria não topa (eu não topo!!).

Não dá pra voltar à idade da pedra, mas algumas medidas simples podem ajudar você e sua família a pelo menos minimizar a química da vida moderna. Essas escolhas só trazem vantagens e eu recomendo que você tente!!

  1. Invista em um bom filtro de água – e para isso você nem precisa gastar uma fortuna, já que os tradicionais filtros de barro são, até hoje, considerados uma das melhores opções disponíveis no mercado.
  2. Quando for usar garrafinhas de água na rua – daquelas que você leva na academia ou no parque – opte por aquelas de inóx ao invés das garrafinhas de plástico. O vidro é ainda melhor, mas não é muito prático para levar para todo lado, já que pode quebrar.
  3. Compre orgânicos sempre que possível. Quando não for possível comprar orgânicos, lave muito bem e sempre descasque os alimentos. Isso não elimina completamente os pesticidas, mas ao menos diminui um pouco a concentração.
  4. Ao invés de fritar seus alimentos, opte por grelhar, refogar ou cozinhar no vapor.
  5. Sempre que comprar bebidas prontas, desde água até qualquer outro tipo de bebida, opte por embalagens de vidro. Jamais plástico ou caixinhas.
  6. Tente reorganizar seus horários e sua rotina diária de forma a pegar menos trânsito. Às vezes acordar poucos minutos antes te livra de muitos minutos no trânsito (eu testei isso na época da faculdade e provei que poucos minutos a menos de sono economizam muitos minutos e muitos incômodos no trânsito)
  7. Essa vale só para os adultos: relaxe tomando um bom vinho ou cerveja de vez em quando, mas tem que ser de vez em quando MESMO, porque muito frequentemente não é bom.
  8. Evite medicamentos alopáticos sempre que possível. Leve um estilo de vida saudável sempre para que você mal fique doente e, se ficar que seu corpo seja capaz de se recuperar sozinho.
  9. Procure opções mais naturais para substituir os produtos de limpeza da casa. Vinagre, álcool e bicarbonato de sódio podem fazer maravilhas pela sua limpeza e não são tóxicos.
  10. Muito cuidado ao comprar carnes, aves e peixes. Opte sempre por animais criados soltos, que não se alimentem com rações e nem sejam entupidos de remédios.
  11. Sempre que precisar armazenar alimentos em casa, opte por recipientes de vidro ao invés de plásticos.
  12. JAMAIS aqueça seus alimentos em plásticos.
  13. Não consuma enlatados e caixinhas. Produto alimentício industrializado não tem nada de bom pra você!!
  14. Procure opções naturais de desodorante. O leite de magnésio é uma opção bem interessante. Leia mais AQUI.
  15. Você precisa realmente usar perfume? antigamente os perfumes eram feitos de essências naturais, óleos naturais, mas hoje em dia a enorme maioria deles é pura química.
  16. Não faça bronzeamento artificial de forma alguma. Se quer ganhar uma corzinha, vá para o sol! De quebra você ainda regula seus níveis de vitamina D.
  17. Opte por produtos de beleza naturais. Eu ainda não troquei tudo, mas já descobri que, por exemplo o óleo de coco é um excelente hidratante para cabelos e pele!

Conheça também as nossas redes sociais:

Instagram: @pfeldman

Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman

YouTube: Canal da Pat Feldman

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 11 comments }

Dania October 15, 2013 at 9:33

Olá…adorei as dicas…e estou louca pra comprar um filtro de barro…mas ai vem a pergunta, ainda existe para comprar? Moro em SC, em Itajai, será que aqui tem?
Obrigada!

Pat Feldman October 15, 2013 at 12:14

Dania, Itajaí eu conheço bem, passei todas as minhas férias da vida aí, bem na rua Joinville com a rua XV!!!! Lá no mercado municipal não vende do filtro de barro? Acho que me lembro de ter visto lá alguma vez, mas não tenho certeza. Aqui em SP vende em diversos lugares.

Tatiane October 15, 2013 at 13:12

Eu amo meu filtro meio de barro meio de plástico rs! Qndo fui comprar só encontrei assim, com a parte de baixo de barro e a de cima em plástico, depois de uns dias encontrei um inteiro de barro em uma loja de artigos rústicos. Gosto da “cara de casa de vó” q ele tem rs. Mas agora me surgiu uma dúvida, aqueles filtros de torneira não são bons?

Diva Brígida Falcão October 16, 2013 at 10:16

Conselhos da Pat…fundamentais e indispensáveis!!!
Grata.
Diva Brígida.

Paula October 16, 2013 at 12:13

Eu sou a rainha das melequinhas caseiras e naturais pro cabelo :P Já usei quase de tudo. Além do óleo de coco, sabe o que mais é bom? Azeite, mel e clara de ovo!
Quando vocês forem usar só as gemas em alguma receita, não joguem as claras fora, usem no cabelo. A proteína dá uma mãozinha na hora de reconstruir e fortalece os fios. E não fica com o cheirinho característico!
Mel deixa super brilhante também. É só passar depois do xampu, deixar por 15 minutos, enxaguar e secar normalmente. O resultado é ótimo!
O azeite serve pro cabelo e pra pele do corpo, muito bom também!

Carla October 16, 2013 at 14:59

Adorei as dicas! Temos um filtro de barro e adoramos. Se vc puder, por favor fale sobre a melhor limpeza e troca da vela. Vi uns lindos de louça, acho que eles devem ser mais fáceis para a limpeza. Será?

Sandra October 16, 2013 at 22:49

Muito importante essas dicas, mesmo pra quem sabe é sempre bom relembrar, obrigada Pat. Estou querendo um liquidificador de vidro, mas estou em dúvida qual escolher pois o fundo de uns são de plástico e outros de alumínio. Como bato laranja de vez em quando será melhor de plástico?

Cacilda October 23, 2013 at 15:27
leticia October 26, 2013 at 23:39

ótimas dicas. E o trabalho que você faz no blog é fabuloso. Li o post sobre o salmão e não vou mais consumir, simplesmente pq não curto essa ideologia de bicho tratado como industria. Antigamente tinhamos respeito pelos animais que consumiamos. Os indios quando caçavam agradeciam aquele animal por nutri-los. Hoje, achamos que frango é só feito de peito. Que vaca é só um bife na chapa. Esses animais estão doentes e para viverem nessas condições têm que ser bombardiados com hormonios e antibioticos. Estou fora.
Nos eua o FDA só agora está se preocupando com o que esses animais são alimentados. As tais “rações” que a dra defendeu lá no outro post. Dá uma olhada nesse artigo do NYT: http://www.nytimes.com/2013/10/26/health/fda-moves-to-regulate-food-for-animals.html

abs
e thanks for sharing :)

Rafaela May 17, 2017 at 23:51

Olá, Pat. Vira e mexe eu leio algumas publicações suas (cerca de dois anos pra cá), mas só agora me veio uma pergunta na cabeça: você é parente de um senhor chamado Jaco Feldman que vivia no Rio de Janeiro?
Abraços

Pat Feldman May 18, 2017 at 13:46

Olá Rafaela, ele não é meu parente não. Na verdade nem o conheço!

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: