Ovos Nevados

by Pat Feldman on 31/10/2009 · 5 comments

in Ovos, RECEITAS, Sobremesas

Screen Shot 2014-06-14 at 18.35.33Essa é uma sobremesa que atravessa gerações na minha família, mas parece que mudar receitas é mal de família aqui no meu pedaço, porque minha bisavó modificou a original, a minha avó acrescentou qualquer coisinha, e eu mudei mais ainda. O bom é que em todas as versões esta é uma sobremesa deliciosa!!

Essa semana eu estive num jantar super especial que aconteceu no Bistrô Charlô, aqui em São Paulo. Os pratos eram preparados com chás variados e harmonizados com chás variados e saborosíssimos – tudo comandado pela expert em chás e proprietária d’A Loja do Chá, Carla Saueressig. Adivinhem a minha opção para a sobremesa? Ovos nevados com creme de chá verde, que eu comi delirando, de tão gostoso que foi.

A receita de hoje vem com um creme de cacau (a receita original da família e a mais conhecida por aí é com creme de baunilha). A receita do creme de chá verde eu ainda vou cobrar da Carla, porque eu simplesmente PRECISO comer aquela gostosura novamente!

O preparo dos ovos nevados, lendo a explicação, pode não parecer dos mais fáceis, mas depois que você testar pela primeira vez, vai tirar de letra. É fácil demais!!  

Ingredientes:

6 ovos caipira separados

1 litro de leite fresco integral

1 colher de sopa de extrato natural de baunilha

4 colheres de sopa de rapadura ralada, mel ou melado

4 colheres de sopa de cacau em pó orgânico (tem um não orgânico também, quase o mesmo preço, mas eu acho que tem um gosto meio queimado, amargo)

1 colher de chá de farinha de trigo ou maizena

Modo de Preparo:

Bata as claras em neve com uma pitadinha de sal – elas devem ficar quase duras. Reserve as gemas.

Aqueça o leite até começar a formar um pouco de nata na superfície, junte o extrato de baunilha e vá adicionando “pedaços” da clara – ela vai cozinhar rapidamente no leite, deixe um pouco de cada lado.

Separe as claras em neve já cozidas num recipiente grande e fundo – o molho irá sobre as claras depois, por isso reserve espaço!

Quando todas as claras em neve estiverem cozidas, tire a panela do fogo. Se for usar um mixer manual, mantenha o leite na panela, senão transfira para o copo de liquidificador.

Junte o cacau, a rapadura, as gemas e a farinha ou maizena e bata muito bem até que a mistura fique completamente uniforme.

Volte o leite já batido com os demais ingredientes ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar – fica com a consistência parecida com a de molho branco, quase um mingau.

Jogue esse molho por cima das claras, espere esfriar e refrigere por cerca de uma ou duas horas anes de servir.

A propósito, minha bisavó, que eu nem conheci, fazia essa calda somente com favas de baunilha e açúcar – dizem ser esta a receita original. Minha avó, querendo agradar a criançada, resolveu inovar e passou a fazer a mesma receita só que usando o “chocolate do Padre”. Eu adorava, mas de uns tempos pra cá passei a achar muito doce… Resolvi tentar fazer aqui em casa usando o meu cacau, adoçando menos e mais naturalmente e o resultado realmente foi fantástico!

Uma sobremesa gostosa para datas especiais! E o que há de especial aqui em casa hoje? Me lembrei que tenho um marido muito especial, de quem eu gosto muito e que eu sei que adora essa sobremesa!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 5 comments }

odete October 16, 2008 at 7:30

Olá pat,

Eu adoro essa sobremesa, em portugal chama-se “Farófias” é um doce muito conhecido,mas por cima leva um molho que se chama “leite creme” e uma pitada de canela em pó, hummm, muito bom mesmo. Vou fazer a sua versao, deve ser divinal.

bjs

Pat Feldman October 16, 2008 at 7:42

Odete, minha bisavó é de origem portuguesa. Está explicado então!

Ainda tem outro prato de família (também de origem portuguesa) muito delicioso e nutritivo que eu quero colocar a receita aqui, mas como eu ainda não me aventurei a preparar em casa – é um tantinho trabalhoso – ainda não vou colocar…

Daniela October 17, 2008 at 17:24

Pat, a sobremesa me remete à infância e é a preferida do meu irmão. Minha avó sempre fazia, mas a calda que é deliciosa é um “leite -creme” com raspas de limão. Nunca tinha visto com cacau.
Bj,

Claudia Spinola Sanchez November 3, 2009 at 10:41

Nossa… adoro esta sobremesa… é mto boa… e me lembra a infância…. em casa sempre tinha…

Camille March 25, 2011 at 19:53

eu não consigo fazer nada na cozinha só salada de frutas

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: