Pimentões Recheados

by Pat Feldman on 11/01/2012 · 6 comments

in Carnes, DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA, RECEITAS

É só acompanhar a sequencia de imagens para preparar rapidinho essa delícia!

Eu confesso que em geral não sou a maior fã de pimentões. Acho o sabor forte e persistente demais e confesso que quase sempre o recuso nas refeições. Sem contar o gosto de pimentão que fica na boca por várias horas depois de consumi-lo.

Mas nada como uma boa receita para mudar a nossa opinião…

Mas os pimentões orgânicos à venda na feira nas últimas semanas estavam tão perfumados, coloridos e atraentes, que foi impossível não comprar um montão!!! E com um montão de pimentões orgânicos em casa, foi impossível não tentar descobrir as melhores receitas para usá-los.

Atenção: pimentões orgânicos não estão entre os itens mais baratos da sua lista de orgânicos, mas os pimentões cultivados de forma convencional são MUITO borrifados com agrotóxicos e pesticidas, portanto estão na lista do que só devem ser consumidos orgânicos. Sua saúde vale mais que qualquer dinheiro!

Com tanto pimentão orgânico em casa, acabei aprendendo que duas coisas fazem muita diferença num pimentão:

  • pimentões de cultivo orgânico são muito saborosos, continuam tendo um sabor bastante acentuado e característico, porém não deixam aquele retrogosto na boca horas depois de termos comido
  • o modo de preparo dos pimentões faz toda a diferença!

A receita hoje nem é bem uma receita, é praticamente uma montagem de prato, assada e maravilhosamente bem servida.

A primeira coisa é lavar bem os pimentões – orgânicos, não se esqueça! Escolha pimentões gorduchos e chatos no fundo, assim ele fica como se fosse um pote refratário onde você assa as suas gostosuras. Veja a foto!

Corte o topo do pimentão cuidadosamente, deixando o topo intacto para ser usado de “tampa”- fica um charme! Escolha o tamanho do pimentão de acordo com a sua fome – a receita sacia bem, e esse pimentão da foto, tamanho médio-grande, me deixou completamente empanturrada!

O recheio de hoje foi a carne moída simples, receita já publicada AQUI.

Você prepara a carne moída simples na hora ou usa o que sobrou da refeição anterior.

Aqueça rapidamente a carne moída e junte 2 a 3 colheres de sopa de creme de leite fresco (também pode ser algum queijo cremoso – quanto mais artesanal, melhor!), mexendo bem para que ele se misture completamente à carne.

Cuidadosamente encha cada pimentão com a carne moída, até quase o topo, apertando um pouco para compactar a carne.

Cubra a carne com queijo meia cura fatiado ou ralado – seja generosa, porque o queijo derretido depois de pronto é um encandalo de gostoso!

Leve ao forno médio pré-aquecido (cerca de 200 graus), com a tampa do pimentão, por 40 a 45 minutos. O pimentão deve ficar amolecido e levemente dourado no topo, mas não deve ficar molenga a ponto de desmanchar.

O cozimento lento no forno tira a força do sabor do pimentão. ele mantém o sabor e perfume característicos, porém muito mais suave.

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 3 comments… read them below or add one }

Maria Cristina January 12, 2012 at 11:36

Aqui em casa também não falta, mais na feira de orgánicos so acho os pimentões verdes, igualmente gostosos, a única diferença na minha receita é que faço um molho de tomate simples, só tomate com sal, pimenta e uma folhinha de louro, e depois coloco os pimentões sobre uma caminha de molho, assim eles não ressecam, e pode ser feito tanto no forno quanto numa panela, súper prático!!
Só que se for feito na panela o tempo de coccion é menor, ai na hora de servir joga o molho por cima, uma delícia.
Aliás faço o mesmo com abobrinhas e berinjelas!

Reply

Paula Zandonadi Zanirato Tristão January 13, 2012 at 21:35

Pat, eu notei que sinto mais isso de ficar lembrando da refeição com pimentões verdes.
Gostei da sua receita bem simples mesmo. Fiquei aqui imaginando com uma “cama” de folhas verdes com azeite hummm

Reply

Ana January 16, 2012 at 18:51

Adorei a sugestão! Amanhã vou na feira comprar pimentões. E vale a pena ressaltar a importância dos pimentões orgânicos, na última relação da ANVISA o pimentões foram os campeões de agrotóxicos, na frente dos tão comentados morango e tomate!
Abraços

Reply

Leave a Comment

* IMPORTANTE: LEIA ANTES DE CLICAR EM "ENVIAR" * Ao enviar seu comentário, você fornece à Pat Feldman e ao Site CriancasNaCozinha.com.br 100% dos direitos autorais do seu texto, e fornece também uma licença PERPÉTUA (para toda a vida) e IRRETRATÁVEL (sem a possibilidade de voltar atrás) para a reprodução de suas palavras associadas ao seu nome, seja neste site, seja em outro site, seja em algum livro que venha a ser publicado, ou em qualquer mídia atual ou futura.

{ 3 trackbacks }

Previous post:

Next post: