Suflê de queijo super fácil

by Pat Feldman on 18/01/2017 · 9 comments

in Acompanhamentos, Aperitivos e entradas, Ovos, RECEITAS

Esse suflê de queijo (e suas infinitas variáveis) é uma das receitas mais usadas na minha cozinha, porque é deliciosa, porque é prática, porque é rápida e porque – usando bons ingredientes – é tremendamente nutritiva e saudável!!

Mais legal ainda é que é uma receita que dá pra fazer para uma só pessoa ou cinco, ou dez ou vinde pessoas, sem grandes dificuldades com as medidas, que como na maioria das minhas receitas, não precisam ser muito exatas.

A grande vantagem dessa receita, que pode não agradar aos cozinheiros puristas e cheios de técnicas, é que ela não exige técnica alguma, claras em neve, molho branco, dificuldade e muita louça suja. Aqui você vai usar um liquidificador e uma travessa refratária, que será de tamanho proporcional ao número de pessoas que você vai servir.

Em geral eu calculo um ovo e meio por pessoa nessa receita, arredondando a quantidade para cima quando for o caso – afinal medir “meio ovo” não é tarefa das mais fáceis!!! Vou colocar uma tabelinha com as quantidades de ovos, pra vocês entenderem melhor o espírito da coisa:

  • 1 pessoa: 2 ovos (seria um ovo e meio, mas a gente arredonda pra cima)
  • 2 pessoas: 3 ovos
  • 3 pessoas: 5 ovos (pela conta exata, 4 ovos e meio, a gente arredonda pra cima)
  • 4 pessoas: 6 ovos
  • 5 pessoas: 8 ovos, e daí por diante…

Os demais ingredientes você segue a quantidade de ovos. Para cada ovo, a quantidade proporcional dos demais ingredientes. É uma regra de três simples para quem ainda se lembra das aulas de matemática da escola – e aliás, é uma conta que as crianças um pouco mais velhas podem ajudar a fazer, afinal cozinha também é lugar de aprender!

Essa receita não é do tipo que fica pronta a jato, mas eu a considero uma das mais práticas porque o tempo que você gasta com a mão na massa é muito pequeno. ela não demora porque dá trabalho, o que demora mais é o tempo de forno, e enquanto o suflê está no forno você pode relaxar, tomar um banho, ver novela, ler um livro, brincar com os filhos, etc.

Ingredientes:

(2 pessoas)

3 ovos

4 colheres de sopa de creme de leite fresco (eu já fiz com leite de castanhas para uma aluna que não consome lácteos, e ficou uma delícia)

4 colheres de sopa generosas dos queijos da sua preferência (use um tipo só ou vários, o que tiver na geladeira)

sal e pimenta do reino à gosto

uma pitada generosa de noz moscada ralada na hora

Modo de Preparo:

Pré aqueça o forno a 200 graus.

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um creme uniforme.

Transfira para um refratário pequeno untado levemente com manteiga ou azeite de oliva extra virgem.

Leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até que o suflê esteja estufado e com o topo dourado.

Caso você aumente a receita e dependendo da profundidade do seu refratário, o tempo de forno pode aumentar um pouco. Para 4 a 6 pessoas, usando um refratário fundo, o tempo deve aumentar para cerca de 40 a 45 minutos. O tempo de forno também pode variar um pouco, dependendo do tamanho, regulagem e marca do seu forno, já que especialmente nos modelos a gás, as temperaturas não são muito precisas, por isso recomendo que nas primeiras vezes, você fique de olho no seu suflê.

Essa é uma receita básica, que você pode incrementar de mil maneiras: aquele brócolis ou couve flor no vapor que sobrou da refeição anterior podem ir picados para o refratário junto com o creme, assim como tomates crus picados, aspargos cozidos no vapor, abobrinha ralada ou picada, chuchú refogado, milho ou ervilha ou o que sua imaginação mandar. De qualquer jeito, fica sempre uma delícia!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 9 comments }

Talma January 18, 2017 at 8:29

Já estou imaginando esta receita com cogumelos no meio… hummm

Pat Feldman January 18, 2017 at 11:15

Já fiz, fica um show!!!!!

Mylena January 18, 2017 at 12:57

Na parte dos ingredientes citados, não seria 3 ovos? Proporcional a 2 pessoas (1 ovo e meio) conforme tinha informado mais acima. bjs!

Pat Feldman January 18, 2017 at 14:22

opa, errei!!! kkkkk Vou arrumar já!

Danielle January 18, 2017 at 19:17

Oi Pat! Se fizer com creme de leite sem ser fresco não dá certo? Queria taaaaanto fazer hoje ! rsrs

Carol January 20, 2017 at 17:36

Esse bendito creme de leite fresco é lenda aqui no Nordeste. É da mesma família da mula-sem-cabeça hahahah.
Brincadeiras à parte, agradeço pela prática receita e gostaria muito de saber se a mesma pode ser feita com leite ou creme de leite comum.
Obrigada.

Pat Feldman January 20, 2017 at 22:33

Carol, não tem nata fresca aí? É a mesma coisa!!

Flavia Peixoto February 12, 2017 at 2:30

Oi Pati!!! estava procurando receitas diferentes e fáceis, e achei essa! Aqui nos EUA eu não acho nem nata nem creme de leite fresco… se fizer com o de lata fica bom? bj grande

Pat Feldman February 13, 2017 at 18:49

Não tem o heavy cream aí?? Ahhhh, adoro teu insta!

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: