Dizem que na virada do ano se deve comer carne de porco, não me lembro bem porque, mas a tradição na minha família e de termos sempre um lombinho assado na ceia do dia 31 e aproveitar as sobras no almoço do dia primeiro, com acompanhamentos super especiais.
Adoro lombinho assado, e esta é uma opção que não dá muito trabalho, mas requer um certo tempo para ser preparado, já que deve ser marinado no dia anterior e para ficar bem macio deve ficar pelo menos uma hora e meia no forno.
A receita de lombinho a seguir, é a versão básica, que faço sempre e não tem erro. Já alterei detalhes dessa receita inúmeras vezes. Use sua criatividade e faca suas mudanças, mas se você tem medo de errar, siga tudo a risca e delicie-se!
Escolham um dia livre, com muita inspiração, e preparem essa delícia de lombinho assado, que aliás é uma ótima sugestão para o ano novo e para qualquer dia do ano.
Ingredientes
1 lombo de porco de cerca de 1 kg (pode ser congelado)
1 cebola média finamente picada
2 tomates picados
2 dentes de alho finamente picados
1 xícara cheia de salsinha picada
2 xícaras de caldo de carne caseiro
1 xícara de vinho branco seco
sumo de 1 limão;
Modo de Preparo
Prepare o tempero do lombo: Junte em uma travessa com tampa todos os ingredientes, sobre o lombo, formando uma marinada;
Tampe, e conserve na geladeira até a hora do preparo no dia seguinte;
Algumas vezes eu gosto de variar o tempero do lombinho, se bem que o básico cebola/limão/vinho/sal e pimenta permanece sempre. Já testei com muitos dentes de alho (1 ou 2 cabeças inteiras), tomilho no lugar de salsinha, gengibre ralado, cachaça no lugar de vinho.
De todo jeito ficou uma delícia!!!
No dia de servir o lombo assado
Retire o lombo do tempero (reserve) e coloque-o em uma assadeira de inox ou ferro e leve ao forno pré-aquecido;
Quando o lombo começar a dourar, comece a regar em torno dele e quando estiver mais dourado, regue também por cima;
Esta etapa dura cerca de uma hora;
Quando estiver bem dourado, retire o lombo do forno, separe-o na travessa em que vai servir e acerte o molho:
Coloque a assadeira sob o fogo e acrescente um pouco de água e o resto do tempero (caso tenha sobrado);
Mexa bem e deixe cozinhando enquanto prepara o resto da mesa;
Na hora de servir, verifique o molho e, caso necessário, adicione um pouco mais de água.
Para conseguir fatiar o lombo bem fininho o ideal é esperar que ele esfrie um pouco. A faca também precisa estar bem afiada.
Leia mais
Esta é uma das deliciosas receitas que fazem parte do meu e-book Festas Saudáveis e Saborosas, que conta com 4 sugestões de cardápios completos, do aperitivo à sobremesa, suas receitas e dicas para mesa posta, ambientação e muito mais. CLIQUE AQUI para comprar o seu exemplar agora mesmo.
Pat,
Que bolinhas vermelhas são essas em cima do lombo? è pimenta?
Beijos
Pat,
Adoro carne de porco. Esse parece ótimo!!
Beijos
LÃgia, as bolinhas são pimenta rosa, super suave e com sabor incrÃvel!! Predominou a pimenta rosa nesse dia, mas coloquei pitadas de pimenta preta e branca também, só que moÃdas na hora e não inteiras.
A ‘cara” está maravilhosa..imagine pronto! vc deveria ter tirado foto antes e depois, pra encher mais a nossa boca dágua e nossos olhos com a gula hahaha
Pat,
estou interessada em comprar o óleo de coco. Por favor informe o preço.
Obrigada,
Zezé
Na verdade, dizem que carne de porco é bom no Ano Novo, porque o porco é um animal fuça para frente, e é isso que se quer num ano que começa: sempre andar pra frente. Não se recomendam as aves porque elas ciscam para trás, e não queremos retroceder nem andar pra trás em novos anos.
Um bom Ano a você e sua família!
GOSTEI SIMPLES E PRATICO.
PARABÉNS!!!
Olá, gente!
Feliz 2013 para todos!
A tradição q eu conheço, diz q não se deve consumir aves na virada do ano, pq elas ciscam para trás, e assim representam atraso durante todo o ano.
A carne de porco é sempre a recomendada!
Seu lombinho está com uma cara maravilhosa!
Bjs
[…] vocês podem notar, eu optei por acompanhar o lombinho apenas com pratos frios, porque nesse verão escaldante ninguém precisa ficar se empanturrando, […]
[…] Hoje eu aproveitei a sobra do arroz integral de ontem e fui pegando o que tinha por perto na geladeira e na prateleira de temperos, e saiu essa delícia, perfeita para acompanhar o lombinho assado. […]