Eu adoro preparar este molho para comer com palitos de cenoura ou salsão crus (prefiro as cenouras…), mas ele também vai muito bem em saladas, por cima de filés grelhados e até para finalizar alguns risotos.
As crianças podem estranhar um pouco o sabor diferente (e um pouquinho forte) do queijo, mas no fim também vão adorar! Sem contar que comer com as mãos, além de lúdico e divertido, pode ser muito instrutivo e deixa a criança mais familiarizada com a comida, seus aromas e texturas.
O queijo roquefort (você pode usar também o gorgonzola com resultados similares) tem um sabor bastante característico e acentuado, porém os demais ingredientes da receita suavizam o queijo e tornam o molho irresistível!
Ingredientes:
1/2 xícara de queijo rocquefort ou gorgonzola de qualidade (se onde você mora for possível encontrar estes queijos feitos a partir de leite cru, aproveite! o resultado fica ainda melhor!)
1/4 de xícara de manteiga amolecida
1/2 xícara de creme de leite fresco
1 colher de sopa de óleo de linhaça extra-virgem – opcional (eu uso orgânico e não filtrado, o único que considero seguro)
1 pitada generosa de noz moscada
sal e pimenta do reino à gosto (use pouco, para não mascarar o sabor do queijo e/ou deixar o patê com gosto forte demais)
Modo de Preparo:
Como o auxílio de um garfo, amasse bem o queijo até que ele se tranforme numa pasta (dica: se você deixar o queijo fora da geladeira cerca de 1 hora antes de iniciar o preparo, seu trabalho será muito mais simples).
Junte a manteiga amolecida, o óleo de linhaça e a noz moscada e amasse bem, até que a mistura fique homogênea.
Tempera com sal e pimenta e vá juntando o creme de leite aos poucos, até o molho ficar na intensidade de sabor desejada (a 1/2 xícara sugerida é a quantidade aproximada que eu uso normalmente).
Se você tem um processador em casa, use-o!
Este molho, além de servir como um delicioso e sofisticado aperitivo, também pode cobrir filés grelhados ou fazer parte de um risoto, acompanhado de peras.
Bom demais!!!!
A imagem a seguir é do blog Apartment Therapy, mas eu achei que a apresentação está lindíssima e pode muito bem ser utilizada para servir esta minha receita. O que vocês acham?
Pat,
Esse molho pode ser guardado de um dia para o outro em geladeira?
Tati, eu guardo esse molho na geladeira por uns 4 ou 5 dias sem problema algum. Por causa da manteiga ele fica bem duro na geladeira, então eu tento me lembrar de tirar 1 ou 2 horas antes de servir.
Com pepino e pimentões tbm deve ficar ótimo!
bjo.