Ovos RECEITAS

Suflê ou Soufflè?

Como é o jeito certo de escrever?? Não sei, não faço a menor idéia…

Suflê me soa absolutamente português, da língua portuguesa. Soufflè me soa francês, super sofisticado. Mas vamos admitir uma coisa: brasileiro ou francês, sofisticado ou não, suflê é uma delícia, e com os ingredientes certos pode ser um prato extremamente saudável e completo (e também perfeito para mamães que resolvem seguir a tal dieta baixa em carboidratos)

Hoje no nosso almoço foi prato único: Suflê de Aspargos Verdes Frescos

Eu não sei se o meu jeito de preparar é o certo, o clássico, mas o que importa é que achei um jeito bastante prático, saboroso e nutritivo!

Qualquer que seja a figura principal do seu suflê, o modo de preparo vale – você apenas adapta o tempo em que vai deixar a “estrela do prato” ficar refogando. Hoje eu vou falar dos aspargos!

Usei um maço grande de aspagos verdes frescos (detesto aspargos em conserva, brancos ou verdes). Piquei o aspargo em rodelas fininhas (cerca de 0,5cm) e coloquei para refogar em cerca de 2 colheres de sopa manteiga, com sal, pimenta e noz moscada (ou “mace”, que é uma parte especial da noz moscada).

Deixo refogando no fogo baixo, assim o aspargo vai cozinhando aos poucos e pegando o delicioso gostinho da manteiga. Enquanto isso, aproveito para bater claras em neve.

Em muitas manhãs aqui em casa eu uso uma gema na mamadeira do meu filho e uma ou duas gemas no nosso chocolate quente morno (!!). As claras ficam na geladeira, esperando alguma utilidade… Em dia de suflê elas são muito bem aproveitadas!! Uso as 3 claras que sobraram da manhã, mais uma de um ovo novo, já que preciso de uma gema prá depois.

Então voltando… Enquanto o aspargo está no fogo baixo, bato as 4 claras em neve com uma pitada generosa de sal. AS claras ficam de lado, esperando um pouco pelo preparado com os aspargos.

Ah, não esqueça de ligar o forno para pré aquecer assim que começar a preparar a receita!!

Quando os aspargos começam a ficar macios, eu aumento o fogo e acrescento cerca de 3/4 de xícara de creme de leite fresco e nessa hora fico mexendo sempre, até o creme de leite ocmeçar a reduzir. Nessa hora desligo o fogo e acrescento aquela gema, mexendo vigosoramente nessa hora prá não criar bolinhas de gema. Junto também um bom punhado de queijo ralado – não aqueles de saquinho, por favor!!! Uso qualquer queijo que esteja dando sopa na geladeira, e ralo na hora, com ralo grosso.

Mexo bem até o queijo derreter e se formar um molho cremoso.

Nessa hora junto delicadamente as claras batidas em neve. As claras não somem no meio do creme, elas apenas ficam “molhadas”, embebidas nele (putz, será que dá prá entender?? Vou fazer um vídeo da próxima vez…).

Passo todo o conteúdo para um refratário fundo, bem untado com manteiga e deixo no forno médio/alto por uns 40 minutos, até o topo ficar dourado. Quando isso acontece, eu desligo o forno mas ainda espero 5 minutops para tirá-lo de lá (isso não é técnica nenhuma, talvez simpatia, talvez “achismo”, me dá a impressão que o suflê murcha menos).

Comemos todos muito bem. Meu filho, do alto de seus 2 anos e 5 meses, adorou e pediu bis!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

11 comentários

  1. HUmmmm adorei! Parece um sufle maravilhoso que minha mãe faz, mas o dela é de abobrinha…
    Anotei a receita e farei essa semana ainda!
    Sobre esperar pra tirar o sufle eu acho que é verdade sim pois quando eu faço suspiro, depois de pronto eu também deixo no forno desligado entreaberto (coloco um pano de prato enrolado entre a porta do forno e o forno e fica um vao).

  2. O que posso colocar no lugar dos aspargos, é que não acho com frequencia e confesso que não gosto…..hehehehehehe

    Obrigado desde já

  3. Mariana, a verdade é que o suflê é um prato extremamente versátil, então você pode substituir o aspargo por quase qualquer coisa que a tua imaginação mandar!

    Aqui no site eu já falei sobre suflê de cenoura e acho que de chuchú também, só para citar os que eu me lembro. Mas você também pode fazer o suflê com milho, ervilha, algum peixe, só com queijos, com ervas, palmito pupunha, brócolis, couve-flor, alho-poró, beterraba. Isso sem falar dos suflês doces, com cacau, frutas cmo maçã, pera, banana, manga, pêssegos, etc…

    Só usar a imaginação!!

  4. Eu sou fa de sufles e estou sempre tentando uma receita nova. Um ingrediente que se tornou obrigatorio quando faco um sufle de queijo eh o cream cheese. Mas eu bato no liquidificador antes de misturar a clara em neve. Fica tao cremoso que nao da pra explicar. Do outro mundo. Nunca coloquei cenoura e achei a ideia fantastica. E tb adorei a ideia de fazer com aspargos. Amo aspargos e agora aqui esta em estacao e se compra um maco de aspargos por 99 centavos de dolar. Uma barganha. Tambem, nas minhas experiencias, descobri que uma batata amassada misturada no sufle (mistura-se antes das claras em neve) ajuda a mante-lo fofinho, sem murchar.
    Pat, obrigada pelas dicas de variedade dessa delicia que eh sufle. Vou fazer suas receitas.

  5. Pat,

    Amei esta receita. Mas, fiquei com uma dúvida.

    Vc disse: “Nessa hora junto delicadamente as claras batidas em neve. As claras não somem no meio do creme, elas apenas ficam “molhadas”, embebidas nele (putz, será que dá prá entender?? Vou fazer um vídeo da próxima vez…).”

    Não entendi se vc mistura as claras em neve ao creme ou se apenas despeja por cima do creme.

    Bjs.

  6. Vanessa, tem certas coisas que a gente realmente não consegue explicar na receita escrita. Eu entendi direitinho a tua dúvida e a minha resposta a ela é: da próxima vez em que eu fizer um suflê, vou tentar filmar algumas etapas e colocar o filme aqui no site.

    Fica esperta! Eu não vou esquecer esse assunto!

  7. Pat, serás que eu posso usar iogurte para fazer suflê, ou mesmo pão de queijo??
    Hoje fiz um purê de batatas e na falta do leite usei iogurte caseiro e ficou muito melhor!!!

  8. A forma aportuguesada “suflê” já está institucionalizada há tempos no Houaiss e no Aurélio.
    ;)

  9. Pat eu amo seu site e estou propagando para minhas amigas pois é tanta informação maravilhosa que vc compartilha ! Parabéns pela sua atitude vc deve saber como esta ajudando as pessoas, parabéns. Eu particularmente estou lendo muito e comecei a fazer algumas coisas que vc ensina como iogurte, cream cheese e yakult . Agora vou partir para outras receitas. Obrigada novamente por compartilhar. Espero que vc sempre compartilhe suas dicas e receitas novas saudáveis.
    Mas depois de tanta rasgacao de seda, kkkkk eu queria tirar um medo meu. Vc falou no post que vc coloca gema na mamadeira de seu filho. É gema crua mesmo??? Eu pensei em fazer o mesmo com a vitamina de meu filho de 5 anos pois se alimenta muito mal. Confesso que ate perdi um pouco o medo, Gostaria de ter mais segurança em fazer isso o que vc me aconselha? uma gema quantas vezes por semana seria recomendado na sua opinião? Tenho umas outras duvidas aqui, posso te mandar um e-mail vc me ajudaria?
    obrigada!

    1. Sandra, eu colocava gemas na mamadeira praticamente todos os dias, mas sempre gemas de ovos caipiras e com a casca muito bem lavada imediatamente antes de usar.

Comentários estão encerrado.