Papinhas Papinhas Salgadas RECEITAS

Papinha de abóbora com erva doce

Mais um momento de inspiração meu para ajudar as mamães que estão dando as primeiras papinhas para seus bebês e estão com poucas idéias. Os bebês, respeitanto suas limitações, devem ter uma alimentação o mais variada possível desde o início – é saudável e aguça seu paladar, não o deixa viciado sempre nos mesmos sabores.

Nas papinhas do seu bebê, nunca tenha medo de usar e abusar de ervas e condimentos naturais, frescos ou desidratados. Mas tenha medo e evite COMPLETAMENTE qualquer tipo de tempero industrializado e evite também, de preferência, papinhas industrializadas.

Dê preferência, sempre que possível, a ingredientes orgânicos.

Ingredientes (2 a 3 porções, para bebês com cerca de 10 meses):

1 xícara de abóbora em cubos (escolha o tipo de sua preferência, a mais fresca que encontrar)

1 xícara de caldo de frango caipira caseiro

1/2 xícara de erva doce picadinha

1/3 de xícara de frango caipira desfiado (use as partes que preferir, aproveite o frango usado no preparo do caldo de frango caseiro, mas vale lembrar que as partes de carne mais escuras, são as mais nutritivas)

uma pitada de cominho em pó

2 folhas frescas de sálvia picadinhas

1 colher de sopa de manteiga

Modo de Preparo:

Cozinhe as abóboras no caldo de frango, até que amoleça a ponto de desmanchar – acrescente mais caldo de frango ou água filtrada caso ache necessário.

Em outra panelinha (sim, eu adoro usar diminutivo nos utensílios usados para papinhas de bebês!), em fogo baixo, refogue rapidamente a erva doce na manteiga – espere até que os pedacinhos de erva doce amoleçam.

Escorra o excesso de caldo da abóbora e misture-a ao refogado de erva doce (o caldo separado você pode reservar para uma outra ocasião, com a abóbora na “dança”, ele estará ainda mais saboroso).

Junte uma pitada de cominho, as folhas de sálvia e, caso queira, uma pitadinha de sal e pimenta do reino.

Sirva morno.

A porção que não for usada imediatamente pode ser congelada, porém neste caso, não tempere.

Observação:

Eu disse que essa receita dá para 2 a 3 porções, mas apetite de bebê pode variar muuuuuuuuuito! Pode variar de bebê para bebê, pode variar de um dia para outro, pode variar do almoço para o jantar.

Não se preocupe tanto com a quantidade do que seu bebê come, mas se preocupe sempre, e muito, com a QUALIDADE do que ele vai comer!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

3 comentários

  1. Pat, vc costuma colocar manteiga na papinha de bebês com 6 meses? Os derivados de leite antes de 1 ano, não fazem mal? Podem causar alergias?

Comentários estão encerrado.