Café da Manhã RECEITAS

Waffles

waffles.jpg[ratings]

Delícia para o café da manhã demorado dos finais de semana!! Para um domingão de chuva, como hoje aqui em São Paulo, vai melhor ainda!

Como em todas as receitas utilizando farinha (sempre integral) que eu costumo preparar, ela deve ser deixada descansando com iogurte na véspera, a fim de neutralizar os anti-nutrientes e se tornar de mais fácil digestão.

Ingredientes:

2 1/2 xícaras de farinha de trigo ou centeio integral (se você conseguir uma farinha recém-moída ou se tiver um moedor de grãos em casa, melhor ainda!)

2 xícaras de iogurte natural integral ou kefir

2 gemas levemente batidas

2 colheres de sopa de melado de cana ou maple syrup natural

2 colheres de sopa de manteiga amolecida

1 colher de chá de sal marinho

4 claras de ovos

1 pitada de sal marinho

Modo de Preparo:

Misture a farinha com o iogurte ou kefir e deixe descansar em um lugar abrigado por 12 a 24 horas.

Misture as gemas, o melado a manteiga amolecida e o sal.

Em outro recipiente bata as claras em neve com uma pitada de sal. Junte-as à mistura de farinha delicadamente.

Cozinhe os waffles em forma apropriada (se você tiver uma de ferro, melhor ainda!) muito bem untada com manteiga e bem aquecida.

Você pode servir os waffles com manteiga amolecida, melado, compotas caseiras, iogurte, frutas ou o que a sua imaginação mandar!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

9 comentários

  1. O meu iogurte ficou otimo !! Agora vou tentar fazer este waffle pois já faz bastante tempo que ando com vontade de comer…

  2. Gostaria de saber se a mistura de farinha+iogurte deve descansar na geladeira ou fora dela.
    Abracos e obrigada!

  3. Ana, sempre FORA da geladeira, assim a temperatura ambiente permite que o iogurte fermente a farinha. isso vale para esta e todas as outras receitas do site onde ocorre a mistura de iogurte e farinha.

  4. oi Pat, fiz waffles hoje no nosso café da manhã e ficaram maravilhosos! Acrescentei um pouquinho de canela na massa (pois adoro canela) e amei! Obrigada pela receita! Bjos, Sara

  5. Pat, ainda estou começando no caminho dos integrais, como ja disse antes. Por isso tenho algumas duvidas onde encontrar tudo. Você ja falou muito da Santa Luzia, é lá que voce encontra a maioria dos seus igredientes? A farinha integral por exemplo. Ou nunca prestei atenção, ou realmente não se encontra em hipermercados comuns? Ou pode-se misturar farinha branca com tudo aquilo que existe de farelo?
    PS. Queria muito o kéfir.

    1. Sill, Casa Santa Luzia e feira de orgânicos da Água Branca são as fontes principais. O sacolão Higienópolis também tem muita coisa boa!

  6. Na feira de orgânicos eu ainda não fui, pena que esses 2 finais de semana tenho compromisso logo cedo e por isso não vou. Casa Santa Luzia eu me apaixonei e vou em breve. Sacolão eu frequento o imigrantes, mas não é tão cheio de produtos como esse que vc citou.Espero conhecer esse bm em breve. Obrigada novamente por me ajudar nas duvidas.

  7. Eu não entendi direito a parte de colocar a farinha integral no iogurte, quanto de iogurte? Tem que cobrir a farinha ou só um pouquinho? Peguei várias receitas suas de pães mas estou em dúvida. Parabéns pelo trabalho, estou adorando!

Comentários estão encerrado.