Eu tenho que confessar: detesto aceto balsâmico! Não gosto do gosto e muito menos do cheiro!! Mas ando descobrindo que, sabendo usar, ele pode dar um toque bastante interessante em carnes grelhadas e em geléias “semi-salgadas”, como a geléia de cebola roxa que eu fiz outro dia.
Esses apargos eu fiz mas não comi. Eles foram preparados numa casa que está passando pela minha reforma na cozinha e foram um grande sucesso acompanhados de um linguado simples assado e arroz integral com gengibre. É uma receita simples de preparar, mas com uma cara super especial. Pra quem gosta, recomendo!
Ingredientes:
1 maço de aspargos verdes frescos (normalmente vem entre 15 e 20 talos em cada maço que eu compro, e eu recomendo escolher os mais grossos para esse prato)
2 colheres de sopa de aceto balsâmico de qualidade
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
sal e pimenta do reino à gosto (nessa receita não precisa exagerar, porque o sabor mesmo é dado pelo aceto balsâmico)
1 colher de chá de manteiga
Modo de Preparo:
Num recipiente fundo, junte os aspargos lavados, uma colher de sopa do aceto balsâmico e uma de azeite extra-virgem além de sal e pimenta.
Deixe descansar por pelo menos uma hora fora da geladeira (transfira para a geladeira em dias muito quentes e/ou se precisar descansar por mais horas (você pode fazer essa misturinha de manhã antes de sair pr trabalhar, e preparar os aspargos a noite)
Aqueça uma frigideira de ferro (ou outro material como o inox ou barro, desde que tenha fundo grosso) e coloque a manteiga para derreter.
Junte os aspargos com o molho da marinada, tampe e deixe cozinhar por 5 minutos.
Retire do fogo, transfira para o recipiente que vai servir e regue com a outra colher de sopa de aceto balsâmico e a de azeite extra-virgem.
Simples assim!!
adoro aspargos, mas nunca fiz desta forma. Da proxima vez vou fazer, otima dica. Abraços.