Essa receita é do maravilhoso livro Cozinhando para Amigos, da Heloísa Bacellar. Serve como entrada para um jantarzinho mediterrâneo, aperitivo em dia de festa ou como um pãozinho, para comer bem quentinho com manteiga fresca, um bom queijo e quem sabe até um vinho – para as noites ou dias mais românticos com seu marido ou namorado.
Maaaaaaasssssss, como eu já comentei mil vezes por aqui, seguir receitas à risca não é exatamente a minha especialidade… Em respeito à autora do livro vou transcrever a receita certinha aqui para vocês, depois eu vou contando o que andei fazendo de diferente…
Ingredientes:
1 xícara de nozes em pedaços grandes (eu usei pedacinhos menores)
1 ramo de alecrim picadinho (usei um pouquinho mais, alecrim fresco, direto da minha varanda!)
1 3/4 de xícara de farinha de trigo (até agora só fiz com farinha de centeio, porque estou com um estoque dela aqui em casa, orgânica, moída na pedra)
1/4 de xícara de fubá (eu uso farinha de milho, não tenho certeza absoluta de que sejam a mesma coisa…)
3/4 de xícara de queijo parmesão ralado (eu compro um queijo de qualidade em peça e ralo na hora, no ralo grosso – aquela “coisa” nos saquinhos para mim é qualquer coisa, menos parmesão…)
2 colheres de chá de sal (uso do meu sal não refinado)
1 colher de chá de açúcar (na 1a. vez eu troquei por mel, nas vezes seguintes eu ignorei e o resultado foi maravilhoso do mesmo jeito)
1/2 colher de chá de pimenta do reino moída na hora (ixi, hoje eu esqueci de colocar…)
1 colher de chá de fermento em pó (já fiz sem e já fiz com, a diferença não foi significativa)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio (o dia que eu lembrar de comprar, acrescento na receita e digo se mudou alguma coisa…)
1/2 colher de chá de semente de erva-doce
1/2 xícara de iogurte natural
2 ovos (ops, hoje foi só um… me distraí!)
1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem (troquei por manteiga)
Modo de Preparo:
Aqueça as nozes numa frigideira até perfumar, passe para uma tigela média, junte o alecrim, a farinha, o fubá, o parmesão, o sal, o açúcar, a pimenta, o fermento, o bicarbonato e a erva-doce.
Acrescente o iogurte, os ovos, e o azeite e trabalhe até conseguir uma massa macia que se solte das mãos .
Divida ao meio e forme com cada uma das partes um rolinho de 3 cm de diâmetro, coloque numa assadeira não untada e leve à geladeira por 15 minutos, e enquanto o forno aquece a 180 graus (médio) (eu tenho preferido formar 4 ou 5 bolinhas mais ou menos achatadas – fica uma delícia se for o caso de não fatiar e usar como pão).
Asse por uns 20 minutos, até os rolinhos começarem a dourar na superfície e nas laterais, perdendo o jeito de massa crua.
Abaixe atemperatura do forno para 160 graus (médio-baixo), retire a assadeira do forno e transfira os rolinhos para uma tábua.
Aguarde 5 minutos, corte com uma faca de serra em fatias de 1cm, disponha na assadeira e volte ao forno por mais 30 minutos, virando na metade do tempo para que as fatias sequem e dourem por igual.
Deixe esfriar e guarde num pote fechado por até uma semana.