Peixes RECEITAS

Bolinhos de Peixe

Picture 4[ratings]

Cursos CRIANÇAS NA COZINHA de papinhas
CLIQUE AQUI e saiba mais!

Esta é uma forma não muito cara e deliciosa de incluir peixes em sua dieta. Se você tem uma boa peixaria à sua disposição, não deixe de provar essa gostosura e oferecê-la a seus filhos. Na hora de comprar peixe, dê sempre preferência aos peixes mais frescos e, se tiver a opção, escolha peixes pescados e não peixes cultivados.

Crianças adoram bolinhos em geral, adultos adoram um aperitivo e quem cozinha gosta de ter opções deliciosas sempre à mão! Tire um dia e prepare muitos bolinhos, faça duas ou três receitas de uma vez e congele uma parte, para preparar rapidinho num dia mais preguiçoso ou apressado.

Ingredientes:

900g de peixe branco em filés

2 ovos caipiras, ligeiramente batidos

2 cebolas peqeunas, finamente picadas ou raladas

1 xícara de farinha de pão integral caseiro (você só precisa torrar o pão e depois bater no liquidificador até pulverizar ocmpletamente)

2 colheres de sopa de mostarda caseira

1 maço pequeno de coentro fresco finamente picado (troque por salsinha, caso prefira)

1 colher de chá de raspas de casca de limão (use limões orgânicos e muito bem lavados)

sal e pimenta à gosto

manteiga para untar

Modo de Preparo:

Cozinhe o peixe em água filtrada até que esteja macio e completamente cozido.

Remova do líquido com o auxílio de uma escumadeira e transfira para um prato limpo. Com a ajuda de um garfo, desfie todo o peixe. Reserve.

Em um recipiente fundo misture os ovos, a cebola picada, a farinha de pão integral. mostarda, coentro ou salsinha e as raspas de limão. Tempere à gosto com sal e pimenta.

Junte o peixe desfiado e misture muito bem.

Forme pequenos bolinhos e transfira para uma assadeira untada com manteiga. Se for congelar, forre a assadeira com papel filme, a fim de soltá-los mais facilmente depois de congelados.

Asse em forno pré-aquecido médio (180 graus) por cerca de 25 a 30 minutos, virando os bolinhos no meio do cozimento.

Sirva quente, com molho tártaro caseiro.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

12 comentários

  1. Exelente, parabens pela receita. Vez por outra eu mexo na cozinha e pode ter certeza, a primeira opção será o BOLINHO DE PEIXE. Obrigado e um forte abraço

  2. Ola Pat, onde encontro Peixe “pescado”, nao de cativeiro, em Sao Paulo? to com agua na boca dessa receita!

  3. Hola a todos do Blog

    Para quem ainda não fez mas vai fazer aí vão minhas considerações a respeito:
    Meus filés passaram alguns gramas de 900. Temperos de um lado e peixe do outro, achei que tinha muito mais do segundo e coloquei só um bom punhado – amassei, amassei, e achei que tinha peixe demais no meu bolinho, a massa ficou compacta então lembrei dos bolinhos de bacalhau e cozinhei rapidinho 2 batatas médias que juntei amassadas e + 1 ovo, já que os caipiras são pequenos. Amassei tudo de novo e gostei da “textura”. Dá um bocado de massa então congelei metade e a outra está no forno assando. Depois volto aqui para contar como ficaram.

  4. Os bolinhos ficaram gostosos mas acho que com um molho tártaro ficarão melhores ainda. Confesso que fiquei zanzando pelo Supermercado com um vidro de uma marca importada, mas o bom senso prevaleceu e o devolvi a prateleira. Assim que encontrar as tais sementes de mostarda farei pepinos em conserva para poder usar no molho.

  5. Pat, eu moro na serra gaucha, ou seja peixe somente congelado, mesmo assim vale a pena o consumo? o que poderia fazer para suprir essa carência, caso não vala a pena comprar peixe que não seja fresco?
    Obrigada!
    Beijos!
    Nani

  6. […] assim, por causa da alta temperatura envolvida no preparo, não precisa ser rotina, tá?). Tem bolinho de peixe e bolinho de arroz também, para quem quiser montar um cardápio variado! Espetinhos de peixe que […]

  7. amei esta receita de bolinhos de peixe achei o que sempre procurei para dizer a verdade até achei muiitas receita mas veio ao encontro das minhas expectativas obrigadaaaaaaaaaaaaa

  8. Pat,

    Amo bolo de peixe. Lembro de comer na casa da minha avó em Vitória-ES e adorar. Sua receita me trouxe lembraças de infância. :-)

    Você acha que dá pra colocar a massa num pirex e fazer no forno para cortar depois, tipo quibe de bandeja?

    Obrigada por mais essa ótima receita.
    beijo,
    Ana

Comentários estão encerrado.