Na minha cozinha tem algumas coisas que nunca podem faltar: ovos, iogurte, verduras (filhos comem muito, eu tenho que melhorar ainda…) e caldos caseiros. O caldo caseiro mais usado é o caldo de carne, mas tem também caldo de frango caipira, caldo de pato, caldo de peixe e até caldo de legumes ou caldo de alho – os dois últimos são os que menos consumo, mas tenho quase sempre para atender encomendas.
Quando comecei a preparar caldos caseiros na minha cozinha eu os armazenava em potes de vidro, para ser o mais correta possível – eu não gosto de plástico e fujo deles sempre que posso. O problema com os vidros é que, mesmo tomando todos os cuidados, perdia metade do caldo preparado por conta de vidros quebrados – os caldos caseiros são bastante robustos e expandem muito durante o congelamento. Além da chateação por perder tanto de um líquido tão precioso, vocês não imaginam a bagunça que era limpar o freezer toda vez!
Caldos congelados
Comecei então a congelar os caldos em potes plásticos, para onde os caldos vão somente após estarem completamente resfriados – o maior problema do plástico é quando ele entra em contato com alimentos ainda quentes. A solução me pareceu bastante adequada: o caldo ía para os potes plásticos já resfriado e saía de lá ainda congelado, direto para a panela.
Tudo muito bom, até que meu fornecedor de potes, no tamanho e formato ideais, simplesmente sumiu do mapa!
hoje arrumei potes super bacanas, ainda de plástico, mas um plástico “menos ruim”, sem BPA, que é apenas um dos muitos químicos dos plásticos. Sigo com o cuidado de somente transferir o o caldo de carne e os demais caldos para os potes após estarem completamente resfriados – pelo menos 12 horas de geladeira. Este simples cuidado minimiza muito os riscos de contaminação.
Outro cuidado você terá na sua casa, ao descongelar o caldo. Não leve o pote de caldo ao microondas, apenas de oficialmente permitido pelo fabricante do pote, você estará aquecendo seu caldo no plástico, o que já sabemos que não é bom. Desenforme o caldo direto na panela e descongele direto no fogo. É rápido e fácil!
Numa cozinha que funciona é assim: flexibilidade e jogo de cintura para lidar com todas as situações! A gente hoje faz de um jeito, outro dia faz de outro jeito, aproveita o que tem disponível, tenta não desperdiçar e sempre curte muito o que faz!
Como comprar
CLIQUE AQUI para entrar em contato comigo e encomendar os seus caldos caseiros!
Se você não mora em São Paulo, conheça já o meu livro As Melhores Sopas e Caldos, com receitas de todos os meus caldos, sopas e muitas dicas preciosas! Ele está disponível em versão impressa, e-book Kindle ou PDF.
Se você mora fora de São Paulo mas vem à cidade visitar, saiba que trazendo uma boa sacola térmica, o caldo caseiro aguenta congelado uma viagem de até 6 horas! Me avise vários dias antes, para garantir que eu terei seu caldo pronto na data em que estará na cidade!
Nossa, amei a idéia de caldos congelados! Prático e ágil para uma cozinha que funciona a mil por hora! Bjs!
Olá, Pat e meninas (os)!!!
Andei fazendo uma experiência aqui em casa, e queria compartilhar com vcs.
Sempre fico preocupada com o uso de vasilhas plásticas, mas como sabemos, tem alimentos tipo os caldos que nos deixam sem opção… e lá vão eles pro freezer em plásticos.
Peguei uma vasilhinha marinex, aquela de vidro temperado e que tem o formado de uma wok, sabem?
Elas comportam 1¹/² xícara +ou-… enchi de água e deixei no freezer por 3 dias, e se mantiveram intactas. A água se expandiu, trincou, mas a danadinha está inteirinha.
Sei que elas não custam barato (8 a 9 reais +ou-), mas podem ser uma opção em vez dos plásticos.
Agora vou testar por mais tempo, pq faço caldos para 15 a 20 dias… e se realmente ela resistir, vou comprar mais delas, aos poucos, e adeus plástico!!!
Daqui a 20 dias conto pra vcs se deu certo, tá?!
Pat, pra vc que faz caldos pra vender, não vai ser viável $$, mas pra quem faz só pra uso próprio, acho que vale o investimento.
Bjs
Angela, para uso próprio eu tenho muitos desses potes marinex e eles são realmente uma ótima opção! Mas para os caldos vendidos…. Eu teria que cobrar muito mais caro por cada litro….
Coisa boa isso, Pat, menos plástico no meu freezer… nunca tinha congelado líquidos neles, agora só quero!!! rs
Meu médico me deu uma dica super bacana sobre os plásticos. Tem um número em toda embalagem dentro de um triângulo. Esse número indica qual o material foi usado na embalagem. A dica foi para evitar as embalagens de código 3, 6 e 7, pois contém desreguladores endócrinos (ex: BPA).
Segue a tabela completa:
https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc6/65454_142150975840138_100001357100792_204086_7822587_n.jpg
Quero !!!
Vem buscar, mami!