Caldo verde é uma sopa de origem portuguesa. É uma sopa relativamente simples, mas quando bem preparada, é absolutamente irresistível!
Use caldo de carne caseiro, nada de caldos em pó, lotados de química e excesso de sal. Procure uma linguiça artesanal para complementar a sua sopa. A opção mais tradicional é o paio, mas na falta de uma versão artesanal, use qualquer embutido o mais artesanal possível. Vale a pena pelo sabor e pela saúde.
Ingredientes
3 xícaras de caldo de carne caseiro
3 xícaras de água filtrada
6 a 8 batatas orgânicas
2 dentes de alho
1 xícara de couve manteiga refogada na manteiga ou banha artesanal, com bastante alho (eu normalmente uso a sobra de couve refogada da refeição anterior, um acompanhamento perfeito para o clássico arroz com feijão)
1 xícara de linguiça artesanal já cozida ou grelhada e finamente fatiada – a receita original pede o paio, que eu nunca encontrei em versão artesanal, sem tantas químicas
sal e pimenta do reino à gosto
Modo de Preparo
Cozinhe muito bem as batatas e o alho na água misturada ao caldo de carne. Coloque no fogo e esqueça por lá, a batata pode ficar super mole, desmanchando mesmo.
Quando a batata estiver quase desmanchando, junte uma pitada generosa de sal e um pouco de pimenta do reino e amasse as batas com um amassador ou com um garfo. A graça da sopa é que ela tenha alguns pedacinhos de sopa, então bater no liquidificador, nesse caso, está fora de cogitação!
Com a sopa fervente, junte a couve bem picadinha e a linguiça fatiada.
Acerte a consistência com mais caldo ou água, caso necessário.
Sirva imediatamente.
Leia mais
Tem muitas outras receitas de sopas e caldos incríveis para você!
🍲As Melhores Sopas e Caldos para a sua cozinha e sua vida
PDF, Hotmart: https://hotm.art/sopaspatfeldman
Impresso Amazon: https://amzn.to/3DkWB5A
Kindle Amazon (e-book): https://amzn.to/35l7dCV (grátis para quem assina o Kindle Unlimited)