Conservas Caseiras DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Conserva de Gengibre

Sabe aquele gengibre molinho que costuma acompanhar sushis e sashimis? Não é exatamente a minha praia, mas meu marido é fã, e desde que descobrimos que ela também pode ser preparada pelo método de lactofermentação, nunca mais faltou aqui. Conserva das boas e que, de quebra, fornece um bom suprimento de probióticos na alimentação, o que ajuda na digestão, melhora a imunidade e deixa a flora intestinal sempre bem povoada e saudável.

Eu nem sei porque demorei tanto a publicar essa receita aqui no site. A cada vez que preparava – é super fácil – me lembrava que tinha que escrevê-la e publicá-la. Ficou só na lembrança esse tempo todo, mas agora vai!!

Como as demais conservas lactofermentadas, trata-se de um alimento vivo, que evolui com o passar do tempo, por isso não tenha medo de preparar grandes quantidades por vez.

Ingredientes:

1,5 kg de gengibre fresco descascado

1 colher de sopa de sal marinho (de preferência não refinado)

4 colheres de sopa de soro de iogurte ou kefir de água

1 xícara de água filtrada

Modo de Preparo:

Fatie os gengibres descascado muito finamente, o mais fino que conseguir e transfira para um recipiente grande.

Bata o gengibre delicadamente com uma colher de pau ou martelo de carne a fim de liberar seu suco.

Transfira para um pote fundo com tampa hermética, empurrando o conteúdo para o fundo do pote o máximo possível.

Junte a água filtrada já misturada com o sal e o soro de iogurte. Caso necessário, adicione mais água filtrada, até que o gengibre fique completamente coberto pelo líquido.

Tampe muito bem e deixe o vidro descansar à temperatura ambiente por 3 dias.

Transfira para a geladeira e comoece a consumi-la uma semana depois. A conserva dura meses.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

23 comentários

  1. Oi, Pat! Esta eu vou fazer com certeza. Meu marido também ama, hehehe.
    Superbeijo.

  2. Olá Pat, a quantidade de gengibre é em quilos, gramas, xícaras, colheres ou o que? Quero fazer, mas é 1,5 o que de gengibre? Gosto muito do seu site. Parabéns! E sucesso!

  3. Pat, no lugar do soro de iogurte nas diversas receitas que vc fala, pode ser o soro do kefir de leite? Acho mais fácil preparar o kefir, por conta da necessidade de manutenção da temperatura para fazer o iogurte.
    bjs e obrigada!

  4. Pat eu fiz a conserva mas não estava conseguindo cortar as fatias em lascas finas, e no meio do processo para nao perder o que estava feito, eu colocquei num mixer no copinho de picar, e ele ficou parecendo ralado, continuei fazendo, e ele nao soltou muito sumo.

    hoje fizeram 7 dias de descanso, e fui experimentar e achei normal, só um pouco salgado.
    bem…estou numa enorme duvida: vc acha que devo fazer outro?
    abs

  5. Ola
    Pat !!
    eu sei que vc é casada e bem casada, mais quero que vc saiba que amo vc!!

    depois que conheci seu site ,eu sou outra pessoa,já estou em forma, 8klos a menos ,

    entrei nessa de saúde ,parei de tomar remedio de pressão, parei de comprar besteira em supermarcado, foi ótimo!!!

    e me tornei em um grande chef
    bjsss
    do seu fã carioca

    paulo c.barbosa

  6. Paty,

    Uma amiga me deu uma vez uma massinha (não sei exatamente o nome) para fazer iogurte em casa.
    Eu e minha filha adorávamos e começamos inclusive a perder peso tomando todo dia, porém, minha faxineira não sabia exatamente o que era e um dia que eu não estava em casa resolveu “jogar fora” quase morri!
    Não consegui ninguem que tivesse para me dar um pouquinho, existe a possibilidade de fazer essa “massinha” através de algum iogurte?

  7. Pat do céu, estava agorinha mesmo querendo uma receita de conserva de gengibre e só achava aqui na internet receitas com açúcar, essas eu não quero, então como sempre, vim aqui no seu blogue pra dar uma espiada, to sempre me informando por aqui, e “achei” esta maravilha de receita com soro de iogurte que é tudibom, amei, você é MARA sempre me “salvando” rsrs, só tenho que agradecer por tanto carinho e dedicação :)~

  8. Pat, fiz essa receita e gostei muito, recomendo! Estou usando como tempero nas saladas de folhas, acrescento também um pouquinho mais de sal, limão e azeite. A conserva pura não gostei muito, mas nas saladas adorei, dá um gostinho diferente!

  9. Pat,
    Eu costumava fazer gengibre fatiado bem fininho num calda de açucar. O gengibre ficava branquinho de açucar e sequinho.
    Eu costumava comer um pedacinho após as refeições. Tenho um certo vício por doce e um ou dois pedacinhos já me satisfazia. E eu também acho que ajudava na digestão.
    Você acha que consigo fazer com rapadura?
    Ou você acha melhor eu deixar para lá essa questão de comer gengibre docinha?
    Um abraço,
    Cacilda

    1. Cacilda, o gengibre é tudo de bom, mas se você puder, deixa de lado o “docinho”!! Chá de gengibre é meio ardido, mas é ótimo!

      1. Pat,
        Eu amo o ardidinho do gengibre! As vezes, como crú mesmo.
        Vou experimentar o chá.

        Não consegui ainda dar a largada na dieta do Dr. Alexandre por conta do açucar. Fiz várias mudanças, diminui bastante o açucar, mas falta ainda alguns passos com relação aos doces. Só agora percebi que é um vício mesmo.
        Estou me programando para começar em breve.
        Obrigada!

  10. Olá Paty
    adorei seu site, encontrei procurando receita de gengibre, na verdade queria a receita das lascas de gengibre açucaradas… é para minha filha. Cacilda, poderia me ensianr a fazer, ou vc Paty, sabe como faço? Eu encontrei uma receita na internet, a única aliás e deu tudo errado, a receita deve estar errada. se puderem me ajudar, agradeço! bjs e parabéns!

Comentários estão encerrado.