Aves RECEITAS

E o frango?

[ratings]

Semana passada eu fiz caldo de frango caipira, que ficou delicioso. Já usei uma parte, outra parte foi entregue nas encomendas que tinha e há mais um tanto esperando para ser usado por mim ou vendido.

Da outra vez que fiz caldo, usei o frango, verduras e legumes dele para uma deliciosa torta de frango. Desta vez estava meio sem saber o que fazer, então para não comprometer, separei toda a carne desfiada do resto dos legumes e congelei tudo.

Os legumes continuam no freezer, esperando por alguma sopa ou outra idéia mirabolante da minha cabeça. O frango eu descongelei e refoguei junto com cebola, alho, ervilhas e milho frescos. Temperei sem medo com sal, pimenta, açafrão em pó, curry (só uma pitadinha, que realçou o sabor de tudo e não chegou a deixar o gosto característico do curry). Juntei 2 colheres de sopa de creme de leite fresco e 4 colheres de sopa de queijo tipo catupiry.

Essa mistura toda no fim das contas ficou com cara de recheio de torta, então posso até dizer que hoje comemos torta de frango sem massa. Ou será que falar assim parece esquisito? Bem, eu adoro cozinhar, mas na véspera do meu aniversário eu me dei o direito de ter preguiça de fazer massa, abrir massa e limpar toda a bagunça depois!!

Passei então a mistura para uma travessa refratária e assei por uns 20 minutos, só para formar uma casquinha gostosa no topo. Servi acompanhado de uma salada verde temperada com azeite de oliva extra-virgem, óleo de linhaça dourada orgânica, sal e pimenta do reino. Algumas castanhas do pará picadinhas na salada deram um toque crocante. Agora tem castanha do pará orgânica na feira da Água branca!!

Ah, o meu filho também comeu essa gostosura e adorou!!

Eu usei só milho e ervilha porque era o que eu tinha em casa, mas você pode acrescentar o que tiver na geladeira ou o que sua imaginação mandar: abobrinha, cenoura, abóbora, chuchu, batata yakon, brócolis, couve-flor, couve de bruxelas, cebolas roxas, aspargos, palmito pupuha, pimentões, batata doce, champignons ou outro tipo de cogumelos, azeitonas; ervas como salsinha, cebolinha, manjericão, hortelã, tomilho, alecrim, louro, dill, estragão, orégano, manjerona, sálvia, coentro; condimentos como curry, páprica, noz moscada, açafrão da terra, alcaparras, canela, cravo, gengibre; queijos como brie, roquefort, camambert, gouda, gruyere, fontina, minas, prato, muzzarela, estepe, massdan, etc.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

6 comentários

  1. Oi Pat!!
    Parabéns, muitas felicidades e saúde sempre!!

    Beijos,
    Tati

  2. Aniversário de Pat
    Aniversário de Pat
    É big, é big, ra ti bum….
    Hoje é um dia pra lá de especial. è aniversário da nossa Querida Pat.
    Vamos deixar nossos recadinhos aqui.
    Pat desejo a você que Deus te abençoe todos os dias de sua vida. Muita Saúde, Paz, Amor prosperidade em sua vida.
    Beijos de sua amiga carioca
    Luciane Figueira

  3. parabens pat!!!!!
    suas receitas sao otimas…ja fiz o caldo de carne e o bolo q eh otimo…mas…como aqui em casa somos acostumadizimos com o doce(ja troquei o açucar por melado)…usei cacau 32%..depois vou ir diminuindo..hehehe…o iogurte..
    tenho uma filinha de 1 ano e 4 mese…e ela nao come saladas…gostaria de sugestoes pra ir introduzindo no cardapuio dela??se vc tiver alguma…..
    bejao

Comentários estão encerrado.