.
Mesmo meus filhos não dando muito trabalho para comer saladas, eu estou sempre pensando em jeitos criativos (e de preferência não muito trabalhosos) de apresentá-la.
Esse enroladinho de alface apareceu na minha cabeça depois de uma refeição árabe, regada a charutinhos de folha de uva, que é uma delícia, mas que não se acha tão fácil em qualquer parte do nosso país e eventualmente pode não ser tão atraente para as crianças. Outro ponto é o calor, que aqui em São Paulo anda devastador, então tudo o que pudermos consumir cru, geladinho, além de saudável, é muito mais refrescante.
Aqui nessa foto ele aparece acompanhando um tomate recheado, outra opção original e simples de incluir itens da salada no prato das crianças. Falarei com com mais detalhes sobre ele em outra ocasião.
A receita é bastante simples, mas para ter certeza de que você vai entender o preparo, eu gravei um vídeo, aqui em casa mesmo, mostrando o passo a passo. Está no final desse texto.
Ingredientes:
1 pé de alface (de todos os tipos que testei, a alface crespa foi a que se enrolou mais fácil, sem as folhas se quebrarem)
1 a 2 xícaras de ricota
½ xícara de azeite de oliva (aproximadamente, use o suficiente para dar sabor e uma consistência de “massinha” à ricota)
sal e pimenta do reino
1 xícara de salsinha picada (ou qualquer outra erva fresca ou desidratada da sua preferência, ou condimentos ou uma combinação de vários temperos, desde que naturais)
Modo de Preparo:
Lave muito bem as folhas de alface em água corrente e reserve.
Num recipiente fundo amasse a ricota com um garfo e junte o sal e a pimenta, a salsinha e o azeite. Misture bem.
Estique cada folha de alface sobre uma superfície lisa e limpa – se a folha for muito grande, corte os excessos, especialmente a parte mais clara, em geral mais rígida.
Arrume o creme de ricota no formato de um pequeno cilindro e o posicione numa das pontas da folha de alface.
Comece a enrolar a folha em torno da porção de ricota temperada, fechando as laterais. Está pronto!
olá Pat, obrigada pela receita vou fazer logo. que delícia com este calor é fresco; gostaria de saber a receita do tomate recheado da foto!