A cada panelão de caldo de frango caipira que preparo, carne de frango é o que não falta e frango caipira cozido por tantas horas assim é uma das coisas mais deliciosas que tem, só não vale muito a pena congelar, porque na minha opinião a carne acaba ficando meio ressecada.
A carne de frango durou exatamente um final de semana na minha geladeira, e para o fim de semana ficou uma coisa bem prática, já que eu tirava um tantinho, refogava com manteiga e algum temperinho e rápido tínhamos uma deliciosa refeição à mesa.
No domingo à noite havia sobrado bem pouco frango, mas muitos cogumelos estavam na geladeira. Depois de um dia inteiro na fazenda (vou falar sobre esse delicioso passeio depois), a fome e o cansaço eram grandes, então aproveitei frango, cogumelos e um pouco de criatividade e boa vontade, e saiu essa super gostosura!
Ingredientes:
3 colheres de sopa de manteiga
1 dente de alho finamente picado
3 xícaras de cogumelos frescos variados e finamente fatiados, sem os cabinhos (eu usei cogumelos rosa, portobello e champignon fresco, uma bandeja de cada)
1 xícara de frango já cozido e grossamente desfiado (como disse acima, usei as sobras do preparo do caldo de frango caipira, mas você pode comprar seu pedaço favorito de frango caipira, cozinhar até ficar bem macio e usar normalmente)
1/2 xícara de vinho (use tinto ou branco, qualquer um que tenha sobrado de uma refeição gostosa, mas se não tiver, ele não fará tanta falta nessa receita)
1 colher de chá cheia de curry em pó
1/2 colher de chá de açafrão da terra (cúrcuma) em pó
2 colheres de sopa de folhas de alecrim fresco (se for usar o desidratado, diminua para 1 colher de sopa)
1/2 xícara de cebolinhas finamente fatiadas (pode colocar um pouco menos, eu é que sou viciada em cebolinhas e sempre coloco um exagero nas minhas receitas!)
3/4 de xícara de creme de leite fresco ou nata
sal e pimenta do reino à gosto
Modo de Preparo:
Derreta a manteiga em fogo médio e refogue o alho picadinho.
Junte os cogumelos, um pouco de sal e pimenta, mexa bem e tampe. Deixe cozinhar por uns 10 minutos, mexendo o casionalmente, até que fiquem macios.
Se for usar o vinho, acrescente-o durante o cozimentos dos cogumelos.
Junte o alecrim, o curry e o açafrão. Mexa muito bem.
Junte o frango desfiado e mexa bem, para que todos os ingredientes se misturem e fiquem aquecidos por igual. Se durante esse processo todo o líquido da panela secar demais, acrescente peqeunas quantidades de água ou caldo de frango caseiro.
Junte o creme de leite ou nada, deixe aquecer e desligue o fogo.
Junte as cebolinhas e sirva imediatamente.
Eu achei esse prato muito rico em cores e sabores e na minha opinião ele dispensa acompanhamentos, mas você pode servir com arroz branco ou arroz integral básico, pode servir com legumes no vapor ou até uma saladinha. Aqui em casa eu servi em pequenos bowls (potinhos fundos, para falarmos o nosso idioma!) e com colher, para aproveitar bem o caldinho delicioso!
Direto da cozinha de casa, preparado por @patfeldman Ensopado de cogumelos com frango http://t.co/dA2AzOs8 Gostoso demais!!!
Pat
Como sempre que leio suas receitas já fico com água na boca só em imaginar o aroma e o sabor. Quanto a sua observação sobre usar a palavra “pote” ao invés de “bowl”, concordo totalmente! Não tenho nenhum problema em usar palavras estrangeiras desde que não tenhamos uma palavra correspondente em português. Mas conforme o caso podemos usar: pote, tigela, cumbuca, vasilha, assadeira, recipiente, travessa….Não há motivo pra usar uma palavra em ingles, cuja pronuncia nem todos dominam. Nossa língua e nossa cultura são lindas, vamos usa-las bem!
Continuo aproveitando tudo que você nos ensina.
Obrigada.
Fiz sua receita e amei, venho várias vezes aqui ao seu cantinho :)
Para o Justin ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: http://t.co/VU8YRG25 mate a Fome com o que Lhe mata de Medo