Decidir o que fazer com todo o frango que fica a cada leva de caldo de frango que faço tem sido cada vez mais um desafio, principalmente porque tenho feito cada vez mais!
Um salpicão é sempre gostoso, mas toda semana enjoa. Torta de frango é uma opção quase óbvia (e deliciosa por sinal), mas confesso que ando com uma certa preguiça de preparar a massa e comprar pronta… Humm, até fico tentada às vezes, mas é só chegar no supermercado, ler o rótulo com tanta coisa artifical, gorduras trans, que desisto na hora!
Ontem amanheceu meio friozinho aqui em São Paulo e eu, cansada como estava (dormir tarde me deixa de ressaca…), fico mais friorenta ainda. Pensando no frio, sempre acabo escolheno pratos mais cremosos e mais picantes, e foi assim que decidi sobre o almoço de ontem, que perfumou a casa toda.
Deixa eu contar como eu preparei…
Ingredientes:
Frango desfiado (use toda a carne do frango que você usou para preparar o caldo de frango, dá cerca de 3 ou 4 xícaras de frango desfiado)
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de óleo de coco extra-virgem
2 talos de alho poró finamente fatiados (a parte branca e a verde clarinha)
1 batata yacon grande descascada epicada em cubinhos (eu comprei uma grande MESMO, ela pesava exatamente 516g, e depois eu até fiquei achando que poderia ter colocado um pouco mais, mas ficaria comida demais para gente de menos aqui em casa)
1/2 xícara de tequila (eu adoro usar alguma bebida alcoólica nos ensopados que faço aqui em casa, em geral uso vinho, mas hoje não tinha – não se preocupem com o álcool, ele evapora completamente no cozimento)
2 xícaras de caldo de frango caseiro
2 colheres de sopa de tandoori (é um tempero indiano que, assim como o curry, combina diversas especiarias e é uma delícia)
1 colher de sopa de açafrão da terra em pó (alguns chamam de cúrcuma também)
sal e pimenta à gosto
300 mL de creme de leite fresco
Modo de Preparo:
Refogue o alho poró na manteiga e o óleo de coco, usando o fogo alto.
Quando o alho poró começar a dourar, junte a batata yacon, mexa por cerca de 3 minuts e acrescente o frango desfiado.
Acrescente a tequila, mexa bem e acrescente o caldo de frango caseiro.
Acrescente os temperos, mexa muito bem, baixe o fogo e tampe.
Cozinhe por pelo menos 30 minutos, acerte os temperos.
Aumente o fogo novamente, acrescente o creme de leite, mexendo sempre.
Cozinhe por mais cerca de 8 minutos, ou até o caldo engrossar um pouco.
Sirva imediatamente, acompanhado do arroz integral com gengibre e cardamomo.
Oi Pat, será que evapora mesmo?
Sempre tive minhas dúvidas e achei interessante o post do Vítor: http://pratofundo.com/alcool-use-com-parcimonia-na-comida/
Pra se pesquisar…
Abs
Lilian, eu não conhecia essa pesquisa, muito obrigada!!! Os dados são realmente interessantes e eu vou tomar mais cuidado ao dizer que o álcool evapora completamente. Os pratos aqui em casa em geral (mas não sempre) ficam bastante no fogo – o suficiente para o álcool que resta não deixar ninguém minimamente alterado, mas mesmo assim, não vou mais dizer que evapora e não tem perigo. Talvez para um alcoólatra faça diferença, para alguém com outros problemas de saúde faça diferença…
Ótima dica!
Olá Pat,
Tandoori é picante?
Pat quendo eu estou perguica de fazer algo mais elaborado, faco omelete com os restos do frango com bastanta cebola refogadinha e acompanho com uma saladinha de tomate e milho e umas fatias de pao de linhaca,humm adoro trincar aquele paozinho torradinho,nham nham.
Pat, eu e mamy ficamos “com água na boca” só em ler esta sua receita. huumm…
Vamos prepará-la o mais rapido possível, rs rs.
Gostamos mt de alho poró ( e dos demais ingredientes também, rs). Valeu ! abraço. bom domingo !
Lilian,tb desconhecia o perigo para alguns, mesmo com a evaporação. Já dizia minha avó: vivendo e aprendendo. Anotado ! Valeu !
/2 xícara de tequila (eu adoro usar alguma bebida alcoólica nos ensopados que faço aqui em casa, em geral uso vinho, mas hoje não tinha – não se preocupem com o álcool, ele evapora completamente no cozimento)
Lilian,tb desconhecia o perigo para alguns, mesmo com a evaporação. Já dizia minha avó: vivendo e aprendendo. Anotado ! Valeu !
li e
nao entendi este comentario, porque em nenhum momento vi falar de perigo nenhum