Em plena primavera tem feito bastante frio aqui em São Paulo!! Fazia tempo que eu não reclamava de frio!! com esse clima ainda invernal, uma boa sopa é receita certa para esquentar corpo e alma, e hoje você PRECISA provar essa sopa de espinafre cremosa.
Eu já tenho muitas receitas de sopa publicadas aqui no site, e outras tantas no meu livro Deliciosas Sopas e Caldos, mas novas ideias são sempre bem vindas, e essa sopa de espinafre – ao contrário das minhas expectativas – ficou deliciosa!! Eu realmente não estava ‘botando muita fé’ em sopa de espinafre, mas vi tantas receitas interessantes por aí, que acabei resolvendo testar, e adorei!
Uma boa sopa requer ingredientes de qualidade: dê preferência aos orgânicos sempre que possível, um bom caldo caseiro de base é absolutamente fundamental, e os temperos, só naturais, por favor – ervas e condimentos frescos, nada artificial!
Eu adoro um crocante para dar o toque final às minhas sopas. Podem ser amêndoas laminadas levemente tostadas, um bom queijo parmesão, croutons (cubinhos de pão amanhecido temperados e torrados) ou até chips de raízes. Use sua criatividade! Dessa vez eu servi com a minha linguiça artesanal fatiada, levemente torradinha.
Essa receita rende em torno de 6 porções, mas se depender do apetite do meu marido, pode-se considerar praticamente uma porção individual!!!
Ingredientes
1 colher de sopa de manteiga
1 cebola médica descascada e picada
2 maços de espinafre orgânicos lavados, só as folhas separadas para uso
3 xícaras de caldo de leitão caseiro (eu faço igual ao caldo de carne, apenas trocando ossos e carnes de boi por leitão caipira, mas você também pode usar caldo de legumes ou de frango caipira)
2 xícaras de leite de amêndoas caseiro (eu usei a minha sopa de castanhas portuguesas, que já tinha pronta no freezer)
Modo de Preparo
Numa panela de fundo grosso (eu uso panelas de ferro) refogue a cebola até que fique transparente.
Junte as folhas de espinafre e mexa bem, até que murchem. Desligue o fogo e transfira o espinafre para uma peneira, a fim de escorrer o excesso de líquido que se forma no refogado.
Na mesma panela amorne rapidamente o caldo caseiro que escolher usar e o leite de amêndoas.
Leve parte do líquido mais o espinafre ao liquidificador e bata o suficiente para atingir a consistência desejada – eu bati pouco, preferi não deixar completamente cremosa, mas sim com as folhas de espinafre em pedaços bem pequenos. Quanto mais você bater, mais cremosa ficará a sopa, escolha como prefere!
Retorne a sopa para a panela e aqueça. Sirva imediatamente.
Essa sopa fica deliciosa quando servida com lascas grossas de parmesão ou com amêndoas em lâminas levemente tostadas. Na foto que ilustra a receita, eu servi a sopa com uma sobra de linguiças do almoço, que fatiei e fritei na manteiga.
Leia mais
No meu livro tem muitas outras receitas de sopas e caldos incríveis para você!
As Melhores Sopas e Caldos para a sua cozinha e sua vida
PDF, Hotmart: https://hotm.art/sopaspatfeldman
Impresso Amazon: https://amzn.to/3DkWB5A
Kindle Amazon (e-book): https://amzn.to/35l7dCV (grátis para quem assina o Kindle Unlimited)
Conheça também as nossas redes sociais:
Instagram: @pfeldman
Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman
Periscope: PatFeldman
Snapchat: PatFeldman
Eu fiz e ficou maravilhosa!