Uma receita para grandes momentos!
O goulash é um ótimo exemplo de como ingredientes simples, quando bem combinados e bem utilizados resulta em um prato saboroso, marcante e extremamente nutritivo. Você vai encontrar receitas com muitas variações em livros ou na internet, já que essa é aquele tipo “receita de família”, onde cada um tem seus segredinhos e particularidades.
A receita que envio a seguir foi preparada pelo meu marido Alexandre, que tem raizes na Hungria e Romênia e sente no goulash o gosto da casa da avó.
Goulash para muitos
O goulash receita pra fazer para muita gente, ou pra sobrar para o dia seguinte (quando está ainda mais deliciosa). Come-se em prato fundo feito sopa, ou com purês, massas ou polenta. Alimenta corpo e alma!
Escolha uma ocasião, e se jogue nessa viagem gastronômica!!
Providencie os melhores ingredientes que encontrar. A qualidade do que você usar fará toda a diferença no resultado final!!
Ingredientes
3 colheres de sopa de banha de porco artesanal ou manteiga
800g de cebolas picadas (não precisa ser muito miudo)
¼ de xícara de páprica húngara de boa qualidade
800g de carne cortada em cubos médios (nós usamos filé mignon, que cozinha rápido, mas você pode usar músculo, acém ou coxão duro, apenas terá que cozinhar por mais tempo antes de acrescentar as batatas e cenouras da receita)
5 dentes de alho picados
2 pimentões vermelhos sem sementes e picados
4 tomates sem sementes e picados
2 cenouras grandes descascadas e picadas
2 batatas médias descascadas e picadas
5 xícaras de caldo de carne caseiro
1 folha de louro
1 colher de chá de sal
½ colher de chá de pimenta do reino moída na hora
Modo de preparo
Em uma panela grande de fundo grosso aqueça a banha ou manteiga e junte cebola, mexendo ocasionalmente, até que comecem a dourar (5-7 min)
Tire a panela do fogo, e junte a páprica, mexendo sempre.
Junte a carne e o alho e retorne a panela ao fogo. Cozinhe por 10 minutos, até que a carne comece a avermelhar com os temperos e junte os pimentões e refogue por mais 7-8 minutos.
Junte o demais ingredientes e cozinhe por cerca de 40 minutos em fogo baixo com a panela tampada.
Acerte o sal e sirva imediatamente.
(não se esqueça porém, que se você for usar músculo ou coxão duro, acém também vale, a carne com o caldo e temperos deve ser cozida por mais tempo antes de se acrescentar a cenoura e a batata)
Na Hungria se costuma servir este prato com pão rústico de fermentação natural, creme azedo e salada de pepinos.
Bom apetite!!!!
Leia mais
Esta pode ser uma receita para todos os dias, mas não está em nenhum dos meus livros porque é novidade na minha cozinha. Se você quer mais criatividade, variedade e sabor no seu dia a dia na cozinha, não pode deixar de conhecer o meu livro 30 Dias de Comida de Verdade, disponível em versão impressa, e-book Kindle ou em PDF.