Na minha casa a preferência é disparada pela maionese feita com ovos crus. Eu tomo sempre o cuidado de comprar ovos caipiras, de fornecedor confiável e lavo muito bem a casca dos ovos imediatamente antes de consumi-los. Podem me alertar o quanto quiserem sobre os mais diversos riscos, mas o fato é que consumo ovos crus praticamente desde que nasci (mamãe sempre soube das coisas!!) e a única consequência disso é uma saúde de ferro.
Mas eu sei o medo (justificado) que a maioria das pessoas tem do ovo cru, e não condeno, afinal em tempos de granjas enormes, bichos criados ultra confinados e apertados, basta um doente para que tudo se espalhe. Sem contar a distância entre o produtor e o consumidor final: tem embalagem, armazenamento, transporte, mais armazenamento, etc… Controlar a higiene em tantas etapas não é tarefa fácil, a contaminação pode ocorrer e as consequências podem ser bastante desagradáveis.
Se você não tem uma galinha feliz no quintal de casa e/ou morre de medo de gema crua, essa maionese de ovos cozidos pode ser a solução para você comer maionese caseira, e se livrar de uma vez da maionese industrializada, normalmente feita com óleos de péssima qualidade e ovos pasteurizados, completamente desnaturados.
Resolvi testar essa receita especialmente pensando nos cardápios do Projeto Comida de Verdade na Escola que estou desenvolvendo ao longo deste ano de 2014. A ideia é oferecer às crianças da escola um cardápio o mais isento possível de industrializados. O trabalho é duro, mas já fizemos avanços incríveis!
Ingredientes (rende cerca de 2 xícaras):
6 ovos cozidos e descascados (se você puder, opte sempre por ovos caipiras, que são muito mais nutritivos e saborosos)
2 colheres de sopa de mostarda caseira
sumo de 2 limões
1 xícara de azeite de oliva extra-virgem (já existem no mercado algumas opções de azeite não filtrado, do tipo “grezzo”, a melhor opção)
sal e pimenta do reino à gosto
Modo de Preparo:
Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma mistura completamente homogênea.
Sirva imediatamente ou guarde por até 2 dias na geladeira.
Eu achei que nessa maionese de ovos cozidos o sabor do ovo se sobressai um pouco mais, nada grave. Ao usá-la na salada de batatas, por exemplo, você disfarça esse “ovo a mais” temperando com uma medida generosa de salsinha e/ou cebolinha picadas.
Boa tarde, gostaria de saber o rendimento desta receita.
Obrigado.
Dá pouco mais de uma xícara.
Olá Pat!
adorei o site! Nunca tinha ouvido falar de receita de maionese com ovos cozidos! Minha única duvida é se os ovos são inteiros, isto é, utiliza-se as gemas com as claras tbem?
Obrigada!
Sandra, ovos inteiros!
Bom dia, poderia me tirar uma dúvida?
Se eu colocar meia xícara de azeite e meia de gordura de porco será que desandaria a receita?
Obrigadaaaa, o site é maravilhoso!!!!!
Nunca tentei Sonia, mas será que não vai deixar o gosto muito forte?