A sugestão de hoje – molho de laranja – é inspirada num molho de saladas que comi há algum tempo num restaurante e simplesmente me apaixonei. Na salada original (a do restaurante) tinha um bom mix de folhas verdes orgânicas, generosas lascas de queijo reggiano e alguns camarões “e-n-o-r-m-e-s” e deliciosos!!
Eu já falei AQUI sobre as desvantagens de se consumir molhos de salada industrializados. Além de fazerem muito mal para a saúde, na minha opinião estes molhos têm todos o mesmo gosto no final das contas: gosto de plástico.
Você pode, e deve fazer seus molhos de salada. Prepare quantidades maiores de molhos variados e guarde por 10 a 15 dias na geladeira. Muito prático e muito mais saudável. O molho de laranja é com certeza uma das opções mais versáteis.
Ingredientes:
3 colheres de sopa de suco de laranja fresco
1/2 colher de chá de raspas de casca de laranja (quando for usar a casca de especial preferência às laranjas orgânicas e sempre lave muito bem as cascas)
1 colher de sopa de vinagre de boa qualidade (eu prefiro a mesma quantidade de suco de limão, já que “desde sempre” tenho um problemão só de sentir o cheiro de vinagre…)
1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem
1 colher de sopa de azeite de linhaça prensado a frio (de preferência não filtrado)
Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes vigorosamente até obter um molho o mais homogêneo possível.
Misture com a salada de sua preferência e sirva imediatamente.
Leia mais
Confira uma ótima seleção de saladas e molhos no meu livro Saladas Gostosas de Verdade, disponível em versão impressa, e-book Kindle ou PDF.
Ola Pat, tudo bem ? Este molho pode ser guardado por quanto tempo ?
Parabéns pelo excelente site…
Wendell
a dorei o sait, quero receber sempre dicas.