Aperitivos e entradas Café da Manhã Lancheira da escola e dos passeios RECEITAS

Pão de beijo

A turma que optou não consumir leite e derivados – ou porque não quer ou porque não pode – já ouviu esse nome, pão de beijo, e sabe que essa delícia engana bem quem quer o pão de queijo mas não quer o queijo. E essa ideia, pão de queijo sem queijo me faz rir muito lembrando do meu pai pegando no nosso pé quando a gente pedia “alguma coisa” sem “alguma coisa”. Ele dizia que só faltava pedir filé a parmegiana sem filé…

Brincadeiras à parte, esse pãozinho atende a muitas tribos: veganos, sem glúten, sem lactose, cozinha prática, lanches saudáveis, gulosos, novidadeiros, etc.

Eu adoro pão de queijo, mas o pão de beijo apareceu na minha cozinha atendendo às necessidades de uma cliente especial: estrangeira, ela queria muito experimentar o nosso tradicional pão de queijo, mas por motivos de saúde não pode consumir absolutamente nada de leite e derivados. Eu fui pesquisar como fazer o tal pão de beijo, e baseada em inúmeras receitas que vi e escolhendo os melhores ingredientes, criei a minha versão, que está aqui para vocês.

Prepare essa receita para consumir na hora – nas quantidades que eu coloquei rende não mais do que 20 bolinhas (o número exato vai depender do tamanho de cada bolinha). Se quiser fazer a mais para congelar, eu apoio totalmente, sempre faço isso. Nesse caso é só multiplicar os ingredientes.

Ingredientes

1 xícara de polvilho azedo

1 ½ xícaras de polvilho doce

½ xícara de azeite de oliva extravirgem

1 xícara de purê de mandioquinha simples – só cozinhar muito bem a mandioquinha em água e sal, escorrer e amassar

1 colher de chá de cúrcuma em pó

Sal à gosto

Água filtrada

Ervas frescas ou desidratadas (opcional)

Modo de preparo

Em um recipiente fundo junte todos os ingredientes menos a água e as ervas (caso vá usá-las) e misture muito bem até formar uma massa uniforme. Se for usar alguma erva, esse é o momento de adicioná-la.

Caso necessário, adicione água aos poucos para a massa ficar nunca consistência mais cremosa, mas ainda desgrudando das mãos, de modo a permitir enrolar bolinhas – eu usei cerca de ½ xícara de água.

Enrole as bolinhas e asse em forno pré aquecido a 200 graus (médio-alto) por cerca de 25-30 minutos ou até que o topo dos pãezinhos estejam levemente dourados.

Você também pode fazer essa receita com a mesma quantidade de purê de beterraba, batata doce ou abóbora.

Leia mais

Quer mais opções deliciosas e saudáveis para seus lanches e aperitivos? Eu tenho um livro inteiro dedicado ao tema, em três formatos. Escolha o mais conveniente para você:

Aperitivos & Lanches

PDF, Hotmart: https://hotm.art/aperitivo-lanche 

Impresso Amazon: https://amzn.to/3iDwwIg

Kindle Amazon (e-book): https://amzn.to/3vqLVhE (grátis para quem assina o Kindle Unlimited)

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.