(artigo publicado originalmente no Natal de 2007)
Eu sei que muita gente gostaria que eu tivesse escrito antes as receitinhas da minha ceita de Natal, mas como eu não segui receita alguma, tinha que esperar ficar pronto para depois vir contar aqui. Mas eu postei uma ceia de ano anterior, que eu espero ter ajudado.
A receita desse pernil cairá muitíssimo bem na ceia de ano novo, então não desanimem e aproveitem!!
Esse ano, mesmo com a minha campanha por um peru sadio, não consegui o meu… Apesar de adorar peru de qualquer jeito, comecei a achar aquele bichinho com um gosto muito forte de plástico. Perdeu a graça mesmo! Então resolvi testar um pernil, que eu nunca tinha preparado…
Lá fui eu para a internet buscar idéias! Achei no site Terra Receitas uma receita de pernil com cachaça. A receita deles não tem nada a ver com a receita que preparei, só serviu mesmo para me dar a idéia de trocar o vinho (sempre presente nos meus marinados de carnes) pela boa e brasileira cachaça. Eu nunca tinha pensado em marinar uma carne com cachaça!!! Coloquei o suco de laranja para contrabalançar e adoçar um pouco.
O resultado foi absolutamente surpreendente!!!! Fantástico!!!! Delicioso!!!
Mas atenção: é preciso tempo e planejamento para o preparo dessa receita!!
* * * * * * * * * *
Ingredientes:
3 cebolas médias
sal grosso
pimenta-do-reino (eu usei preata, branca, verde e rosa)
2 cabeças de alho
1 pedaço de pernil com cerca de 3kg, com osso e capa de gordura
1 punhado de tomilho fresco
suco de 6 laranjas
1/2 litro de cachaça
3 xícaras de caldo de carne caseiro
Modo de Preparo:
Faça uma marinada com todos os ingredientes e deixe o pernil descansar nela, na geladeira, por no mínimo 24 horas (eu deixei 48 horas mais ou menos dessa vez).
Cerca de 10 a 12 horas antes de servir passe o pernil e toda a marinada para uma assadeira e cubra com papel alumínio (eu normalmente não gosto do alumínio, mas ainda não achei outra opção…)
Coloque a assadeira coberta no forno pré-aquecido a cerca de 150 oC (médio-baixo) e deixe assando por cerca de 6 horas.
Tire do forno, passe o molho para uma panela e volte o pernil para o forno por mais cerca de 3 horas, para que fique tostado (nesse período eu virei o pernil uma vez e acrescentei um copo de água, para não queimar o fundo). Enquanto isso o molho fica cozinhando em fogo baixo na panela.
Passado o período até tostar, desligue o forno e deixe o pernil descansar lá por pelo menos meia hora antes de tirar e servir.
Transfira o pernil para a travessa que for servir e jogue um pouco de água quente na assadeira, para raspar o fundo. Passe o conteúdo para a panela do molho.
Eu só não gostei porque achei que faltou cor na mesa… Talvez umas cerejas frescas enfeitando o arroz e salsinha e/ou cebolinhas picadas na farofa teriam ajudado… Vou me lembrar disso na próxima vez!!!
Mas a sobremesa ficou linda e DELICIOSA!!!! Sorvete de chocolate (na verdade era praticamente só cacau, que eu vou anotar a receita exata como foi feito e passo para vocês logo, logo!
oi Pat, parabéns pelo trabalho!
veja:
http://blog.cybershark.net/freakmothers/
LINKADO! BJS
Dona
DEVE TER DADO UM TRABALHÃO, HEIN PAT?!
EU OPTEI EM COMPRAR TUDO JÃ PRONTINHO, NUMA CASA TRADICIONAL QUE TEM NA MINHA CIDADE.
TRABALHEI TNATO O ANO INTEIRO QUE NO NATAL QUIS FICAR SOSSEGADA.
BOM NATAL PRà VOCÊS!
UM BEIJINHO,
ISABEL
=]
Isabel, se eu falasse que foi simples, com certeza estaria mentindo… Mas ando sentido um prazer tão enorme em elaborar “magias” na minha cozinha, receber famÃlia e amigos, que o trabalhão todo (sem ajudante nesses dias todos) tem parecido uma grande e prazeroza brincadeira!!
Mas com certeza não aconselho todos esse esquema para uma pessoa que anda meio cansada…
FELIZ NATAL!!
EU ADMIRO MUITO SUA BOA VONTADE E IMAGINO QUE TUDO TENHA FICADO DELICIOSAMENTE PERFEITO!
ESTAREI UNS DIAS AUSENTE PORQUE VOU PASSAR O REVEILLON NO RIO DE JANEIRO, APROVEITO PARA DESEJAR UM 2008 MARAVILHOSO, SAUDÃVEL E CHEIO DE GOSTOSURAS.
PARABÉNS PELO BLOG QUE ALÉM DE SER MUITO ÚTIL NO DIA DIA TÃO CORRIDO, É ENCORAJADOR. SIM! MUITAS VEZES ME SENTI MAIS FELIZ DEPOIS DE UMA PASSADINHA AQUI.
UM GRANDE ABRAÇO,
CONTINUE COM ESSE SUCESSO.
BEL
=]
Me pareceu delicioso o seu pernil. Ando muito preguiçosa ultimamente para fazer alguma coisa na cozinha, mas mesmo assim preparei para a ceia de Natal na casa de minha mãe um tender com molho de mel, suco de laranja e cravo. Ficou delicioso.
Desejo que o Ano Novo chegue cheio de muito inspiração culinária para você, trazendo também muita saúde para todos. Beijo.
Só para tentar ajudar.
Com respeito ao papel alumÃnio… você pode substituir pelo filme plático “assamelhor-churrasco” da kentinha.
Ele resiste a altÃssimas temperaturas inclusive da churraqueira.
Dê diversas voltas na carne já marinada e feche as pontas como um bombom, usando uma tira do próprio filme para amarrar.
É excelente.
Feliz 2008 para vc e sua famÃlia. E para todos que visitam seu site.
@AnaMariaMadeira https://pat.feldman.com.br/?p=765
[…] Para “gente grande” esse purê pode acompanhar perfeitamente bem uma receita que já mostrei aqui: Pernil ao Molho de Laranja […]
você é demais vou tentar e se ficar como o seu eu aviso… obrigada
Que maravilhoso, adorei!