Essa quiche sem massa (e suas infinitas variáveis) é uma das receitas mais usadas na minha cozinha. Porque é deliciosa, porque é prática, porque é rápida e porque – usando bons ingredientes – é tremendamente nutritiva e saudável!!
Mais legal ainda é que é uma receita que dá pra fazer para uma só pessoa ou cinco, ou dez ou vinde pessoas. Sem grandes dificuldades com as medidas, que como na maioria das minhas receitas, não precisam ser muito exatas.
Eu tenho certeza de que você vai amar e vai incluir mais essa na rotina da sua cozinha.
Vantagens da quiche sem massa
A grande vantagem da quiche sem massa, que pode não agradar aos cozinheiros puristas e cheios de técnicas, é que ela não exige técnica alguma: claras em neve, molho branco, dificuldade e muita louça suja, e ainda assim fica muito parecida com o complicado suflê.
Para preparar essa receita você vai usar apenas um liquidificador e uma travessa refratária, que será de tamanho proporcional ao número de pessoas que você vai servir.
Cálculo por pessoa
Em geral eu calculo um ovo e meio por pessoa nessa receita, arredondando a quantidade para cima quando for o caso – afinal medir “meio ovo” não é tarefa das mais fáceis!!! Vou colocar uma tabelinha com as quantidades de ovos, pra vocês entenderem melhor o espírito da coisa:
- 1 pessoa: 2 ovos (seria um ovo e meio, mas a gente arredonda pra cima)
- 2 pessoas: 3 ovos
- 3 pessoas: 5 ovos (pela conta exata, 4 ovos e meio, a gente arredonda pra cima)
- 4 pessoas: 6 ovos
- 5 pessoas: 8 ovos, e daí por diante…
Os demais ingredientes você segue a quantidade de ovos. Para cada ovo, a quantidade proporcional dos demais ingredientes. É uma regra de três simples para quem ainda se lembra das aulas de matemática da escola – e aliás, é uma conta que as crianças um pouco mais velhas podem ajudar a fazer, afinal cozinha também é lugar de aprender!
Na verdade tem um truque ainda mais fácil: você quebra os ovos em uma xícara ou caneca, e a quantidade que der de ovos (digamos 100ml ou ½ xícara, por exemplo), será a mesma quantidade que vai usar de creme de leite fresco e queijo.
Essa receita não é do tipo que fica pronta a jato. Ainda assim é uma das mais práticas receitas, porque o tempo que você gasta com a mão na massa é muito pequeno. A quiche sem massa não demora porque dá trabalho, o que demora mais é o tempo de forno. Enquanto ela está no forno você pode relaxar, tomar um banho, ver novela, ler um livro, brincar com os filhos, etc.
Ingredientes
(2 pessoas)
3 ovos
1/3 de xícara de creme de leite fresco (eu já fiz com leite de castanhas para uma aluna que não consome lácteos, e ficou uma delícia)
1/3 de xícara dos queijos da sua preferência (use um tipo só ou vários, o que tiver na geladeira)
sal e pimenta do reino à gosto
uma pitada generosa de noz moscada ralada na hora
Modo de Preparo
Pré aqueça o forno a 200 graus.
Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um creme uniforme.
Transfira para um refratário pequeno untado levemente com manteiga ou azeite de oliva extra virgem.
Leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até que a quiche sem massa esteja estufada e com o topo dourado.
Caso você aumente a receita e dependendo da profundidade do seu refratário, o tempo de forno pode aumentar um pouco. Para 4 a 6 pessoas, usando um refratário fundo, o tempo deve aumentar para cerca de 40 a 45 minutos. O tempo de forno também pode variar um pouco, dependendo do tamanho, regulagem e marca do seu forno, já que especialmente nos modelos a gás, as temperaturas não são muito precisas, por isso recomendo que nas primeiras vezes, você fique de olho na sua quiche.
Essa é uma receita básica, que você pode incrementar de mil maneiras: aquele brócolis ou couve flor no vapor que sobrou da refeição anterior podem ir picados para o refratário junto com o creme, assim como tomates crus picados, aspargos cozidos no vapor, abobrinha ralada ou picada, chuchú refogado, milho ou ervilha ou o que sua imaginação mandar. De qualquer jeito, fica sempre uma delícia!
Mais receitas
Quer mais receitas práticas assim para o seu dia a dia? O meu livro 30 Dias de Comida de Verdade te oferece um mês inteiro de café da manhã, almoço e jantar organizados em cardápios diários com receitas, modos de preparo, e como reaproveitar eventuais sobras em outra refeição deliciosa.
O livro é um arraso e está disponível em versão impressa, e-book Kindle ou em PDF.
Já estou imaginando esta receita com cogumelos no meio… hummm
Já fiz, fica um show!!!!!
Na parte dos ingredientes citados, não seria 3 ovos? Proporcional a 2 pessoas (1 ovo e meio) conforme tinha informado mais acima. bjs!
opa, errei!!! kkkkk Vou arrumar já!
Oi Pat! Se fizer com creme de leite sem ser fresco não dá certo? Queria taaaaanto fazer hoje ! rsrs
Esse bendito creme de leite fresco é lenda aqui no Nordeste. É da mesma família da mula-sem-cabeça hahahah.
Brincadeiras à parte, agradeço pela prática receita e gostaria muito de saber se a mesma pode ser feita com leite ou creme de leite comum.
Obrigada.
Carol, não tem nata fresca aí? É a mesma coisa!!
Oi Pati!!! estava procurando receitas diferentes e fáceis, e achei essa! Aqui nos EUA eu não acho nem nata nem creme de leite fresco… se fizer com o de lata fica bom? bj grande
Não tem o heavy cream aí?? Ahhhh, adoro teu insta!