[ratings]
Na verdade o prato único do almoço de hoje nem tem nome certo, porque eu inventei na hora, com as aborinhas que eu tinha sobrando na geladeira, pensando nas receitas de Rösti que já vi em alguns livros e já tive o prazer de saborear.
Ficou bem gostoso e eu com certeza vou repetir esta opção mais vezes!
O Rösti é um prato à base de batatas raladas e bastante manteiga ou banha, de origem suíça, originalmente consumido nos café da manhã dos fazendeiros da região de Berna. Hoje em dia é um prato servido em toda a Suíça e no mundo e é usado normalmente como acompanhamento.
Uma vez num programa do renomado chef Claude Trois Gros eu vi uma variação desta delícia feita à base de mandioquinha (batata-baroa) e maçãs. Não me lembro da receita exatamente, mas fiz uma vez em casa e não queria mais parar de comer!!
Hoje tivemos a variação Crianças na Cozinha, que eu criei meio de improviso e ficou assim:
Ingredientes:
3 abobrinhas médias (vejam na foto do final a que eu usei, eu nunca sei qual é a abobrinha italiana ou brasileira ou sei lá que outro tipo existe…)
1/2 xícara de queijo parmesão ralado (pode ser outro queijo também, mas opte por um queijo duro)
3 colheres de sopa de coco fresco ralado
2 ovos inteiros (no fim eu acho que poderia ter usado um só, vou tentar assi da próxima vez)
sal e pimenta do reino à gosto
bastante manteiga para untar
Rale as abobrinhas no ralo grosso – se forem orgânicas, e preferencialmente deve ser, use com casca – e transfira para um recipiente funto.
Junte os demais ingredientes (menos a manteiga) e mexa bem até que todos estejam muito bem misturados. Você pode acrescentar algumas ervas frescas ou desidratadas se quiser. Eu hoje teria colocado salinha picada, mas na pressa acabei esquecendo.
Unte uma assadeira redonda (cerca de 25cm de diâmetro) com bastante manteiga e espalhe a mistura de abobrinha sobre ela – não deixe ficar uma camada muito grossa, se necessário, use uma assadeira maior.
Coloque no forno pré-aquecido em temperatura média-alta (cerca de 220 graus) e asse por aproximadamente 35 minutos ou até que o topo esteja corado.
Você também pode preparar esta receita numa frigideira bem larga, usando fogo baixo e aquecendo a manteiga antes de adicionar a mistura.
Hoje eu servi esta receita como prato único, mas ela com certeza vai muito bem acompanhando uma salada ou um peixe branco grelhado.
Você pode também assá-las em várias forminhas pequenas, tipo aquelas de muffins. Coloque só um pouquinho no fundo de cada forminha untada. Vai ficar um Rösti com cara de criança!
Mais uma receitinha fácil para o meu arsenal – Mário AMA abobrinha, qualquer receita com esse ingrediente, eu tenho que copiar e fazer…
Adorei a sugestão de usar forminhas de muffins, com certeza ele vai adorar!
Adorei essa receita, vou fazer hoje à noite com feta de cabra organico, curado, acho que vai ficar uma delicia.
Também adoro inventar receitas.
bjos
Pat,
Adoro rosti, e sempre fazia só com a batata. Outro dia, resolvi aproveitar uma cenoura perdida e ralei junto.FUncionou super bem! Agora essa idéia da abóbrinha foi o máximo. Vou testar!
Beijo!
Testado e aprovado! Fiz sem o coco ralado e com ricota e hortelã seca (se puder experimente, fica fantástico!) na forma de mini muffins. Polvilhei com paprica e queijo ralado. Acho que vou postar a receita com fotos na minha webpage, se você não se incomodar (com link aqui pra sua, pode?)
Pode postar sim, Liana!! Claro!!
Que bom que você gostou!!
Q delícia! RT @PatFeldman: Rösti de abobrinha com coco (ou Omelete assada) http://t.co/pdYpqk0d